Shell V-Power vê “sequência de erros” em pit-stop que tirou chance de vitória, e Átila diz: “Ganhamos e perdemos juntos”

O fim de semana para a Shell V-Power começou muito promissor, mas não terminou como Átila Abreu, Ricardo Zonta e Thiago Meneghel esperavam. Depois de um sábado de expectativas frustradas, o domingo se desenhou com condições reais de vitória para Átila na corrida 2. Mas uma falha no pit-stop decisivo causou punição ao sorocabano, que teve de adiar para Santa Cruz do Sul sua remontada no campeonato. Ricardo Zonta, contudo, segue no top-10 do campeonato

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Um começo pra lá de promissor e um desfecho com sabor amargo. Assim é possível sintetizar um pouco do sentimento da Shell V-Power após a disputa da quarta temporada da Stock Car em 2018, em Londrina. Átila Abreu e Ricardo Zonta mostraram ritmo muito forte na sexta-feira de treinos livres, com o sorocabano liderando as duas atividades do dia. O sábado foi de expectativas frustradas com Abreu em décimo e Zonta logo atrás no grid de largada. E o domingo se encerrou com uma chance clara de vitória para Átila perdida na esteira de uma “sequência de erros”, assim definida por Thiago Meneghel, no pit-stop decisivo. Punido por conta de uma irregularidade, o #51, que liderava, saiu da briga e perdeu a grande oportunidade de reagir no campeonato

 
Entretanto, o domingo também teve seus bons momentos. Na corrida 1, a principal do fim de semana, Átila largou bem após sair em décimo, fez uma prova bastante forte e faturou seu melhor resultado no ano até agora: sexto lugar. E Zonta, que foi um dos eleitos da votação do Hero Push com os fãs da Stock Car para ganhar um botão de ultrapassagem extra, pontuou nas duas corridas, sendo 13º e 11º, permanecendo no rol dos dez primeiros do campeonato, agora com 50 pontos.
 
A primeira corrida acabou sendo positiva para o time chefiado por Thiago Meneghel, sobretudo para Átila, que se manteve entre os dez primeiros colocados desde a largada e deu o bote ao retardar ao máximo o momento da sua parada, onde fez reabastecimento e troca de pneus. Ainda assim, o sorocabano conseguiu voltar na sexta colocação ao fim da janela, posição onde cruzou a linha de chegada. 
O pit-stop de Átila Abreu na corrida 2 em Londrina (Foto: Fabio Davini/Shell Racing)
Zonta, por sua vez, ficou encaixotado num pelotão com vários carros em uma pista conhecida por ser muito difícil para ultrapassar. O curitibano, que venceu em Londrina no ano passado, passou em 13º lugar.
 
A corrida 2 começou bem complicada para Zonta, que viu o motor do seu carro apagar justamente na saída da volta de apresentação. Por sorte, o piloto conseguiu voltar a acelerar, mas teve de regressar no fim do grid, cumprindo o regulamento. Átila largou em quinto, perdeu uma posição, mas conseguiu recuperar o top-5 voltas depois. No 12º giro, o piloto já estava na quarta posição após Felipe Fraga ter sido punido por queima de largada.
 
O momento-chave da corrida aconteceu quando Denis Navarro e Antonio Pizzonia se enroscaram, com Navarro levando a pior e abandonando — e Pizzonia foi excluído por atitude antidesportiva. A entrada do safety-car juntou todo mundo, sobretudo os ponteiros. A janela de pit-stop obrigatório foi aberta pouco depois da bandeira verde, mas assim como na corrida 1, Átila seguiu por mais tempo na pista antes de fazer sua parada. Átila voltou na liderança e com chances reais de voltar a vencer na Stock Car. Mais atrás e com a mesma estratégia, Zonta parou depois e ganhou nada menos que cinco posições.
Ricardo Zonta passa pela reta oposta de Londrina neste domingo de Stock Car (Foto: Fabio Davini/Shell Racing)

Contudo, o grande problema no pit-stop de Átila é que o galão de combustível ficou engatado no bocal enquanto o carro foi levantado, o que é proibido pelo regulamento por motivo de segurança. O procedimento irregular resultou em punição para Abreu, que perdeu grande chance de triunfar em Londrina e renascer no campeonato. O piloto cumpriu um drive-through nos boxes e completou a prova em 16º. E Zonta, depois de ter partido no fim do grid, completou grande prova de recuperação para cruzar a linha de chegada em 11º.

 
Mas no fim das contas, o sentimento é de frustração para a equipe chefiada por Meneghel. “Estamos muito decepcionados. Tínhamos um bom ritmo na corrida, mas desperdiçamos pontos. Tivemos problemas no pit-stop do Átila, com uma sequência de erros. O carro parou torto, fora da posição, o abastecedor ficou mal posicionado. A hora que ele puxou o galão, ficou enroscado. E o responsável já estava erguendo o carro”, explicou.
Thiago Meneghel falou sobre a decepção ao ver uma vitória encaminhada se perder em Londrina (Foto: Fabio Davini/Shell Racing)
“Uma pena porque a corrida do Átila estava na mão, era só trazer para casa. O problema com o Zonta na segunda prova foi que o carro não pegou por algum problema na bateria. Chegou a bateria auxiliar, mas quando ele conseguiu sair, o grid todo já tinha passado, e ele precisou largar em último”, contou o engenheiro.
 
Átila disse que, apesar de toda a decepção por ver escapar uma vitória que parecia estar tão perto, tudo faz parte do esporte e que a equipe está unida e sólida. 
 
“É lógico que estou aborrecido pela vitória que escapou aqui em Londrina. Tivemos um carro rápido em todas as etapas do ano, e em todas as etapas problemas nos impediram de transformar a performance em pontos no campeonato. Mas não é hora de apontar o dedo para ninguém. O automobilismo é um esporte coletivo: ganhamos e perdemos juntos. Vamos tirar as lições do que aconteceu aqui hoje para voltarmos mais fortes no restante da temporada”, disse.
Ricardo Zonta teve seus motivos para sorrir ao ser um dos contemplados com o Hero Push (Foto: Fabio Davini/Shell Racing)
Zonta também lastimou a falha na bateria e ressaltou o aprendizado visando a sequência do campeonato, além de agradecer aos fãs por ter vencido a eleição e ter contado com um push-to-pass extra em Londrina. 
 
“Estamos em nono no campeonato. Tomara que seja a pior posição no ano. Foi a primeira vez que tivemos um carro muito complicado. Nunca tive um problema desse. Tentamos ser muito agressivos. Foi indo, foi indo e passamos do limite. O que fizemos na classificação e na corrida serve de aprendizado para as próximas provas. Obrigado aos que me proporcionaram ser premiado em mais uma votação do Fan Push nesse ano”, completou.
 
A próxima etapa da temporada 2018 da Stock Car acontece entre os dias 18 e 20 de maio no Autódromo de Santa Cruz do Sul, no interior do Rio Grande do Sul.
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