Stock Car abandona sedans, anuncia novo carro e chegada de duas marcas para 2025

Além de novo carro, Stock Car também anunciou a chegada de duas novas marcas para se juntar a Chevrolet e Toyota a partir de 2025

A Stock Car tem uma importante novidade a partir de 2025. A principal categoria do esporte a motor brasileiro terá um novo carro, abandonando os antigos sedans. O anúncio aconteceu nesta quinta-feira (14), em evento realizado no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e acompanhado pelo GRANDE PRÊMIO.

Apesar de não mostrar o novo carro de forma oficial, a categoria mostrou, em artes, o desejo de adotar o estilo de SUV em vez do Sedan, tal como acontece no TC2000, na Argentina. Recentemente, a Chevrolet anunciou o fim da produção do Cruze, carro da qual a carroceria é reproduzida na categoria. Agora, o molde da GM será o do Tracker, enquanto a Toyota troca o Corolla pelo Cross.

A categoria anunciou também que terá mais duas marcas para fazer companhia para Chevrolet e Toyota a partir de 2025. O objetivo é ter uma concorrência maior, com cada marca tendo 8 carros cada. Os nomes ainda não foram revelados, mas o CEO Fernando Julianelli afirmou que até o início da temporada 2024, em abril os desenhos técnicos das novas marcas estarão prontos, e o anúncio acontecerá. Quatro será o limite de montadoras participantes.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Stock Car apresentou novo modelo dos carros para temporada 2025 (Foto: Reprodução)

No evento, Julianelli explicou todo o projeto pela mudança dos modelos, citando uma extensa pesquisa para entender a fidelidade do público consumidor com novos carros e a troca dos sedans pelos SUVs. O modelos de GM e Toyota terão a mesma entrada de refrigeração, área de exaustão e aerodinâmica em termos de asa, assoalho e splitter. A visibilidade dos pilotos também será evoluída. As primeiras carrocerias devem ser entregues em junho, também com os primeiros testes.

A pesquisa da Stock Car foi encomendada junto à Bridge Research, que avaliou a mudança do carro. Nos diversos tipos de cenário propostos, inclusive com perfis diferentes de fãs, a mudança ganhou bastante aprovação, inclusive com afirmações de que mais conteúdo pode ser consumido com a chegada dos SUVs.

Com perguntas abertas para a imprensa, Fernando falou sobre a evolução da Stock Car ao longo dos anos e também abordou uma possível entrada de sistema híbrido.

“Obviamente vamos para o caminho híbrido. Hoje, a tecnologia híbrida ainda não é viável para nossa realidade. Mas sabemos a história do chip que a cada ano custa menos e tem um processamento melhor, e não vai ser diferente com o mercado de híbridos. Sem dúvida vamos ter um push-to-pass através de eletrificação, e o carro nasce preparado para isso”, afirmou

A Stock Car encerra a temporada 2023 neste fim de semana, com a final no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Gabriel Casagrande lidera o campeonato e pode confirmar o segundo título, mas Daniel Serra, Felipe Fraga, Thiago Camilo, Rafael Suzuki, Rubens Barrichello e Ricardo Zonta aparecem com chances de levantar a taça.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.