Stock Car anuncia introdução do câmbio eletrônico nos carros para disputa da temporada 2014

A Stock Car, principal categoria de turismo do automobilismo brasileiro, terá câmbios eletrônicos a partir de 2014

Principal categoria de turismo do automobilismo brasileiro, a Stock Car anunciou uma grande novidade para a temporada 2014: a introdução do câmbio eletrônico. A famosa troca de marchas, em que os pilotos seguravam o volante com apenas uma das mãos, acabou. Segundo Zequinha Giaffone, um dos responsáveis pela JL, empresa que faz o suporte técnico da categoria, o câmbio eletrônico trará muitas mudanças positivas.
 
“Essa mudança vai melhorar o carro em alguns pontos, como o desgaste do câmbio, que hoje já é relativamente baixo. Só para se ter uma ideia, esse câmbio mecânico que era usado na Stock Car é o mesmo ainda utilizado nas 24 Horas de Daytona, a mesma que o Christian Fittipaldi venceu. A vantagem do eletrônico é que ele não permite erro no giro do motor na hora da troca de marchas, e só troca quando pode e não quando o piloto quer”, explicou Giaffone.
 
Giaffone afirmou que, além da praticidade do novo câmbio, a mudança também vai gerar mais segurança.
 
“O tempo de troca será igual ou um pouco mais rápido, mas o piloto manterá as duas mãos no volante, o que aumenta a segurança. Além disso, poderá fazer trocas numa curva segurando o carro no traçado com mais firmeza”, disse o membro da JL.

A partir de 2014, os carros da Stock Car passam a utilizar câmbios eletrônicos (Foto: Felipe Tesser/Grande Prêmio)

 Para Bruno Bassani, brasileiro que representa a empresa italiana Magneti Marelli no Brasil, a tendência é que os custos para as equipes diminuam, cortando o número de revisões e de trocas de peças.
 
“Com a entrada do câmbio eletrônico, os custos das equipes devem diminuir, pois agora eles não precisarão fazer, dependendo de como o piloto guia, uma ou duas revisões por ano e trocar peças”, avaliou Bassani.
 
As novidades com o câmbio estão sendo testadas pelo piloto Alan Helmeister e os novos carros realizam treinos no circuito de Curitiba em fevereiro, para que no dia 23 de março, participem da corrida de estreia da temporada 2014 em Interlagos.
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.