Stock Car oficializa calendário de 2019 com 12 etapas e Corrida de Duplas marcada para maio em Goiânia

A Stock Car divulgou oficialmente seu calendário para a temporada 2019 com as 12 etapas e datas adiantadas pelo GRANDE PRÊMIO. Agora novamente sob a batuta de Carlos Col, a principal categoria do Brasil vai ter abertura em Tarumã, ainda a ser confirmada, marcada para 7 de abril

A Stock Car finalmente divulgou, de forma oficial, o calendário para a histórica temporada 2019. Histórica porque vai marcar o 40º ano do nascimento da principal categoria do automobilismo brasileiro. A etapa de abertura do campeonato vai ser nada menos que a corrida 500 da história da Stock Car, marcada previamente para Tarumã, berço da categoria em 1979. A prova inaugural de 2019 está marcado para 7 de abril. As outras datas e praças seguem conforme antecipado pelo GRANDE PRÊMIO, com destaque para a realização da Corrida de Duplas, que desta vez vai ser na terceira etapa do campeonato, em 19 de maio, em Goiânia.
 
Além do calendário da Stock Car, a Vicar, empresa que promove e organiza a categoria, também confirmou as oito datas do cronograma da Stock Light para o ano que vem. A classe de acesso alcançou grande sucesso ao longo de todo o ano de 2018 por conta de grids cheios e do grande interesse de jovens talentos do automobilismo brasileiro. A categoria teve Raphael Reis como o grande campeão.
 
Quanto à classe-rainha, o calendário segue sendo concentrado no centro-sul do Brasil. A única etapa ainda sem definição de local é a Corrida do Milhão, marcada para 25 de agosto. Tarumã, conforme informado pelo GRANDE PRÊMIO, teve sua etapa listada com asterisco por conta da necessidade de obras de segurança no circuito gaúcho, podendo ser invertida com Velopark caso as obras não fiquem prontas em tempo da etapa inaugural. Outra prova marcada no calendário oficial com asterisco é Curitiba, agendada para 15 de setembro.
De volta ao berço: etapa de abertura da Stock Car 2019 está marcada para Tarumã (Foto: Fábio Davini/Vicar)

Carlos Col, presidente do Conselho Administrativo da Vicar, destacou a importância histórica da temporada 2019 para a Stock Car. “O ano de 2019 vai ser muito especial para a Stock Car em todos os sentidos. É o aniversário de 40 anos do surgimento da categoria, criada por pilotos que foram verdadeiros desbravadores e, justamente no mesmo ano que ela chega à sua corrida de número 500. São marcos importantíssimos na história do automobilismo brasileiro, e vamos trabalhar para que seja um ano extremamente especial dentro e fora das pistas”.

 
O calendário 2019 vai ter a abertura marcada para o histórico circuito de Tarumã no primeiro fim de semana de abril, em conjunto com a Stock Light. Já em 5 de maio, a principal categoria do automobilismo brasileiro acelera no interior de São Paulo, mais precisamente no Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu. 
 
Duas semanas depois, em 19 de maio, a terceira etapa do campeonato, no mesmo fim de semana da Stock Light, vai ser a esperada Corrida de Duplas, que terá Goiânia como palco neste ano. Pela primeira vez a prova que costuma receber grandes nomes do esporte a motor mundial não vai marcar a abertura do campeonato. A quarta etapa está marcada para o Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, também em conjunto com a Stock Light, no dia 9 de junho.
 
Aí a categoria de acesso faz uma pausa e regressa apenas em 25 de agosto. Enquanto isso, a Stock Car realiza outras duas etapas: 21 de julho em Santa Cruz do Sul, no interior do Rio Grande do Sul, e Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, em 11 de agosto. Duas semanas depois, está marcada a principal prova do calendário, a Corrida do Milhão, ainda sem palco definido, abrindo a segunda metade do campeonato.
 
Em seguida, a Stock Car vai fazer duas corridas no Paraná. Em 15 de setembro, a categoria acelera em Curitiba, no fim de semana em conjunto com a Stock Light. Pouco mais de um mês depois, em 20 de outubro, Stock Car e Stock Light correm no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel. 
 
Em 10 de novembro, o Autódromo do Velopark recebe a Stock Car para uma etapa que promete ser decisiva em Nova Santa Rita, na grande Porto Alegre. Duas semanas depois, Goiânia volta a sediar uma etapa do campeonato, com o regresso tanto da Stock Car como também da Stock Light. E a disputa se encerra em 15 de dezembro com o desfecho dos dois campeonatos em Interlagos, como vem sendo nos últimos anos.
 
 
Parceria mantida entre Vicar e Globo para 2019
 
Assim como vem sendo nos últimos anos, o Grupo Globo vai seguir sendo o responsável pela transmissão da Stock Car e também da Stock Light em 2019. Nos últimos anos, a emissora líder de audiência exibiu na TV aberta as provas principais do campeonato, como a Corrida do Milhão e a etapa de encerramento do calendário, enquanto o SporTV realizou a cobertura e transmissão ao vivo de todas as etapas. 
 
A empresa que promove e organiza a Stock Car e a Stock Light confirma que “para 2019, segue mantida a parceria de transmissão para TV e internet da Vicar junto aos veículos do Grupo Globo, com SporTV, Globoesporte.com e a própria TV Globo. A colaboração entre as duas partes vai para seu 20º ano de existência, sendo iniciada em 2000, ano que foi o marco de uma verdadeira revolução administrativa que tornou a Stock Car a mais importante e profissional categoria do automobilismo brasileiro”.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.