Stock Car rompe hiato internacional e volta à Argentina depois de seis temporadas

A categoria brasileira não corria fora do Brasil desde 2017 e disputa neste fim de semana a rodada dupla no Autódromo Oscar y Juan Galvez. Cacá Bueno, Fraga e Barrichello são alguns dos últimos vencedores que ainda fazem parte do grid da Stock Car

A Stock Car, enfim, vai realizar um sonho dela que parecia distante por um momento: voltar a disputar uma corrida internacional. Buenos Aires é a capital do turismo brasileiro neste fim de semana com a disputa da nona etapa da temporada 2023.

A Argentina tem um representante no grid da categoria – Matías Rossi – e não corria por lá desde 2017. Cacá Bueno, hoje na KTF Sports e vencedor em 2007, relembrou o sabor especial em vencer no país. “Sonhava em ganhar lá sobretudo pela relação que eu tinha com Buenos Aires. Foi uma corrida muito difícil, mas que consegui administrar bem e foi um triunfo marcante”, disse, ao canal oficial da categoria no Youtube.

Dos vários traçados oferecidos pelo Autódromo Oscar y Juan Galvez, a Stock Car vai utilizar o número oito, com 3.380 metros, dez curvas e percorrido no sentido horário. Felipe Fraga e Rubens Barrichello foram os últimos vencedores da etapa internacional e também relembram qual o sentimento em vencer em solo argentino.

Barrichello foi o último vencedor da Stock Car na Argentina, em 2017 (Foto: Fernanda Freixosa)

“Foi muito legal, chovia muito, pulei de terceiro para primeiro logo de cara e consegui abri muito. Não era algo comum [correr fora do Brasil], mas estou feliz em voltar, uma pista que tem muita história no automobilismo”, disse Fraga. Barrichello, por sua vez, teve a experiência de disputar na Argentina um GP de Fórmula 1 e obteve grandes resultados, como um quarto lugar em 1996 com a Jordan.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Mas nada como uma vitória de Stock Car, que ficou para sempre na memória do veterano. “É daquelas coisas que, tudo somado, você tem de agradecer. Tive um furo de pneu ao final da corrida 1 naquele dia e mudei a estratégia para ganharmos. É um lugar que sempre tem de estar no calendário, tem um povo fanático por automobilismo”, lembrou.

A Stock Car vai dividir as atenções – e alguns pilotos, como Ricardo Maurício e Nelsinho Piquet – com os 200 Km de Buenos Aires, etapa válida pelo TC2000. A programação da categoria brasileira começa na sexta-feira (6) e será diferente, com o TL1 marcado para às 9h e o segundo treino livre às 12h05 (horário de Brasília).

A classificação para a etapa de Buenos Aires será no sábado (7), às 9h55 e, por fim, a rodada dupla acontece no domingo (8), com a corrida 1 às 10h45 e a segunda prova na sequência, às 11h25. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da Stock Car com cobertura completa.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.