Stock Car volta após pausa com Shell Racing de olho em vitórias em Santa Cruz do Sul

Depois de um longo inverno, a Stock Car volta a acelerar neste fim de semana em um circuito que compreende desafios distintos, como o desgaste dos pneus e o cronograma mais curto, restrito a sábado e domingo (20). Em Santa Cruz do Sul, a Shell Racing acelera em busca de mais vitória em um circuito onde triunfou no ano passado com Átila Abreu

Após uma longa pausa que durou um mês e meio, a Stock Car finalmente volta a acelerar neste fim de semana. Santa Cruz do Sul, no interior do Rio Grande do Sul, vai receber a quinta etapa da temporada 2019. Novamente, o campeonato vai adotar um cronograma mais curto para o fim de semana, uma vez que apenas a principal categoria do automobilismo brasileiro vai estar em ação na pista, sem a presença da Stock Light. Assim, a programação será toda resumida com shakedown, três treinos livres e a classificação no sábado e as duas corridas no domingo (20). A Shell Racing chega com seus quatro pilotos e traz a expectativa de voltar triunfar no interior gaúcho. Em 2018, Átila Abreu venceu em Santa Cruz do Sul.
 
Aliás, foi justamente no circuito gaúcho que Átila iniciou a arrancada que culminou com a conquista de quatro vitórias na temporada passada. O sorocabano chega a Santa Cruz do Sul embalado pela conquista do primeiro pódio em 2019, na etapa de Londrina. Zonta, companheiro de equipe de Átila na Shell V-Power, também tem um pódio conquistado na temporada, em Goiânia. 
 
“Santa Cruz do Sul será um fim de semana mais curto, só de sábado e domingo, com treinos mais dinâmicos. O importante é chegar com um bom acerto do carro porque não terá o dia seguinte para trabalhar e evoluir, vai ter de ser jogada rápida. Estou bem confiante, o carro se comportou muito bem no ano passado, ganhamos lá usando o Fan Push, foi muito interessante. Gosto muito dessa pista e estou confiante no acerto que temos desde o ano passado e que pretendemos usar de novo”, afirmou Abreu.
Átila Abreu venceu em 2018 em Santa Cruz do Sul (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
“Em 2018 choveu em todos os treinos e secou antes da classificação. Esperamos não ter problemas mecânicos e que possamos trabalhar nos treinos para achar o melhor equilíbrio. Santa Cruz tem um asfalto abrasivo, e o consumo de pneus será interessante no fim de semana. Em 2018, éramos obrigados a trocar dois pneus, e agora, só um. Teoricamente, será mais uma dificuldade. Costuma ser frio, mas a previsão é de calor, e isso aumenta o desgaste. O ano começou para nós na última etapa, então é ir atrás de bons resultados”, explicou.
 
Por sua vez, Zonta festejou a chance de voltar a acelerar. “Tivemos um longo período sem corridas, onde a equipe trabalhou muito para estarmos ainda mais competitivos. Espero mais uma vez, já nos primeiros treinos, estarmos entre os primeiros, brigando pela pole e buscando mais uma vitória nessa temporada. O autódromo de Santa Cruz do Sul tem um circuito que proporciona muitas ultrapassagens e troca de posições”.
Ricardo Zonta acelera neste fim de semana no interior gaúcho (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
Pela equipe Shell Helix Ultra, Galid Osman corre neste fim de semana para manter a regularidade, sendo o piloto da Shell melhor colocado no campeonato, enquanto o estreante Gaetano di Mauro volta à pista onde já conquistou um pódio e marcou a volta mais rápida na sua campanha pelo Brasileiro de Turismo — atual Stock Light — em 2017.
 
Galid chega animado e pronto para seguir o bom momento na temporada. “A expectativa é boa, estou vindo de duas boas etapas, em Goiânia e Londrina, onde pontuamos dentro do nosso objetivo. Estivemos rápidos nas duas etapas, então minha expectativa é melhorar e continuar nesse processo de evolução. É a pista onde consegui meu primeiro pódio na Stock Car, meu retrospecto lá é bom e estou bem animado”.
Galid Osman chega embalado pelos bons resultados nas etapas de Goiânia e Londrina (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
Di Mauro vai correr pela primeira vez em Santa Cruz do Sul como piloto da Stock Car. Mas o jovem paulista dono do carro #11 se mostra confiante, baseado no retrospecto, em sair do interior gaúcho com bons resultados. “É uma pista bem técnica, uma das mais difíceis do campeonato, com grande desgaste de carro e pneu, pelo asfalto abrasivo. Tive contato com a pista no Brasileiro de Turismo em 2017. Tive um fim de semana muito bom, é uma pista em que tenho um bom retrospecto e gosto. Podemos fazer tudo para andar forte e andar entre os ponteiros”.
 
Um dos grandes desafios no fim de semana em Santa Cruz do Sul diz respeito ao desgaste dos pneus. Um pouco pela característica da pista, bastante seletiva e com muitas curvas de média velocidade. Outra é sobre a superfície do circuito, que conta com três tipos bem distintos de pavimento. A grande tarefa em circuitos do tipo é encontrar o equilíbrio ideal, e o fato de ter um dia a menos de atividades de pista é um complicador ainda maior.
 
Dentre os pilotos da Shell Racing, Galid e Gaetano estão elegíveis para a votação do Fan Push em Santa Cruz do Sul. A eleição segue aberta no site oficial da Stock Car até a largada da corrida 1 da etapa do fim de semana.
Gaetano di Mauro está elegível para a votação do Fan Push (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
Quanto à programação do fim de semana, o sábado vai ser bastante cheio com o shakedown, três treinos livres — às 8h35, 10h25 e 12h20 (horário de Brasília) — e, a partir das 14h30. E no domingo, acontece a rodada dupla de Santa Cruz do Sul. A corrida 1 tem largada prevista para 11h, enquanto a segunda prova acontece às 12h02, com transmissão ao vivo pelo canal por assinatura SporTV 2.

Paddockast #24
A BATALHA: Indy x MotoGP

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.