Camilo domina corrida sprint da Stock Car e vence em BH. Campos é 15º
Thiago Camilo largou da posição de honra e não teve dificuldades para cruzar a linha de chegada na primeira posição em Belo Horizonte
Thiago Camilo passeou neste sábado (17) para vencer a corrida sprint da Stock Car em Belo Horizonte. Beneficiado pelo grid invertido, o #21 largou em primeiro e manteve a ponta logo no começo da corrida. O piloto da Ipiranga só perdeu a primeira posição quando teve de fazer a parada nos boxes, mas retomou a ponta e triunfou sem maiores dificuldades.
Embora a corrida tenha apresentado algumas disputas, os pilotos foram um tanto contidos durante a prova. Enzo Elias, que largou em segundo, terminou na mesma colocação, enquanto Rubens Barrichello, que fez boa corrida de recuperação, fechou em terceiro.
Relacionadas
Completaram o top-10 em Belo Horizonte: Dudu Barrichello, Arhtur Leist, Cacá Bueno, Felipe Baptista, Nelson Piquet Jr., Vitor Batista e Gaetano Di Mauro. Porém, Felipe Baptista foi desclassificado depois de uma vistoria técnica concluir que o carro #121 estava em desacordo com as regras da categoria. Assim, Rafael Suzuki herdou o 10º lugar.
A segunda corrida do fim de semana da Stock Car em Belo Horizonte acontece neste domingo no circuito de rua montado nos arredores do Mineirão.
Saiba como foi a corrida sprint em Belo Horizonte:
A capital mineira marcava 30ºC às 15h, horário em que foi dada a largada na corrida no entorno do Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão. Devido ao grid invertido, a primeira posição da corrida 1 era de Thiago Camilo, que tinha Enzo Elias logo ao seu lado, completando a primeira fila.
Na largada, o piloto do carro #21 manteve a ponta e contornou a primeira curva na liderança. Elias e Rafael Suzuki também sustentaram segundo e terceiro lugares, respectivamente. Apesar dos primeiros metros tranquilos, o primeiro problema apareceu logo na primeira chicane, onde o trânsito tomou conta e Lucas Foresti, que largou em 20º, acabou com o carro danificado.
Na segunda volta, Camilo seguia puxando o pelotão, seguido por Elias. Os dois líderes sustentavam uma vantagem relativamente confortável em relação a Suzuki, que vinha em terceiro. Rubens Barrichello foi um dos destaques da largada, saltando de sétimo para quinto.
Na altura da volta 3, Rubens se aproximou do filho, Dudu Barrichello, e começou a ensaiar um ataque. A disputa em família, no entanto, acabou permitindo a aproximação de Cesar Ramos, que perdeu posições na largada e estava tentando recuperar o quarto posto.
Camilo apresentou um ritmo forte nos primeiros instantes e, no sexto giro, já sustentava uma vantagem de 2s2 na liderança. No mesmo momento, Felipe Baptista fez uma ultrapassagem ousada em Cacá Bueno logo no hairpin. A briga valia o décimo lugar.
Na volta 8, Thiago Camilo, Eduardo Barrichello e Gaetano Di Mauro foram para os boxes, e Enzo Elias assumiu a ponta, seguido por Suzuki. O #28 fez a parada no giro seguinte, mas voltou para a pista na segunda colocação, logo atrás do #21.
Faltando 12 minutos para o fim, Gianluca Petecof e Átila Abreu eram os únicos que ainda não tinham ido para os boxes. Assim, Camilo era o líder virtual, seguido por Elias, Suzuki, Rubens Barrichello e Dudu Barrichello.
A nove minutos do fim, Abreu foi para os boxes, enquanto Petecof seguiu na pista. Ao mesmo tempo, Suzuki começou a perder rendimento e passou a ser atacado por Barrichello. O #111 conseguiu efetuar a ultrapassagem no giro seguinte, na reta principal.
Na volta 17, Dudu também superou Suzuki e pulou para quinto. No mesmo instante, Petecof foi aos boxes e caiu para o meio do pelotão. Com isso, a corrida sprint da Stock Car em Belo Horizonte teve Thiago Camilo na liderança, seguido por Elias, Rubens, Dudu e Arthur Leist fechando o top-5. O top-10 ainda teve Cacá Bueno, Felipe Baptista, Nelson Piquet Jr., Vitor Baptista e Gaetano di Mauro.
O carro de Felipe Baptista, no entanto, não estava de acordo com o regulamento. Segundo os comissários “foi realizada a vistoria do diâmetro dos êmbolos, molas e o o’rings utilizados nas pinças [de freio] e foi constatado retrabalho nos o’rings das pinças de freio dianteiras direita e esquerda.
Assim, os comissários decidiram “penalizar o piloto com a desclassificação da Corrida 1, multa de 100 UP’s (cada um no valor de R$ 477) e adicionalmente a inscrição será de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) nas próximas duas etapas em que a equipe vier inscrever o carro para o mesmo piloto ou qualquer outro que venha substituí-lo”.
Além disso, “no próximo evento a equipe será reposicionada no último box e permanecerá neste até o último evento da temporada. A multa deverá ser paga antes da próxima atividade em que o piloto venha a participar.”
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Stock Car 2024, Belo Horizonte, Corrida Sprint:
Pos. | Carro | Piloto | Equipe | |
1 | 21 | T CAMILO | IPIRANGA RACING TOYOTA | 23 voltas |
2 | 28 | E ELIAS | CROWN RACING TOYOTA | +3.674 |
3 | 111 | R BARRICHELLO | MOBIL ALE TOYOTA | +12.153 |
4 | 91 | D BARRICHELLO | MOBIL ALE TOYOTA | +14.260 |
5 | 81 | A LEIST | FULL TIME SPORTS TOYOTA | +15.079 |
6 | 0 | C BUENO | KTF SPORTS CHEVROLET | +17.134 |
7 | 33 | N PIQUET JR | CAVALEIRO SPORTS CHEVROLET | +21.028 |
8 | 120 | V BAPTISTA | SCUDERIA CJ TOYOTA | +21.494 |
9 | 11 | G DI MAURO | CAVALEIRO SPORTS CHEVROLET | +23.981 |
10 | 8 | R SUZUKI | TMG RACING CHEVROLET | +24.055 |
11 | 29 | D SERRA | EUROFARMA-RC CHEVROLET | +24.876 |
12 | 90 | R MAURÍCIO | EUROFARMA-RC CHEVROLET | +25.526 |
13 | 19 | F MASSA | TMG RACING CHEVROLET | +26.396 |
14 | 4 | J CAMPOS | POLE MOTORSPORT CHEVROLET | +27.985 |
15 | 18 | A KHODAIR | BLAU MOTORSPORT CHEVROLET | +35.316 |
16 | 83 | G CASAGRANDE | A.MATTHEIS VOGEL CHEVROLET | +41.367 |
17 | 10 | R ZONTA | RCM MOTORSPORT TOYOTA | +48.676 |
18 | 95 | L KOHL | GARRA RACING CHEVROLET | +49.511 |
19 | 44 | B BAPTISTA | RCM MOTORSPORT TOYOTA | + 1 volta |
20 | 12 | L FORESTI | A.MATTHEIS VOGEL CHEVROLET | + 1 volta |
21 | 38 | Z MUGGIATI | KTF RACING CHEVROLET | + 2 voltas |
22 | 50 | A ABREU | POLE MOTORSPORT CHEVROLET | + 3 voltas |
23 | 101 | G PETECOF | FULL TIME SPORTS TOYOTA | + 3 voltas |
24 | 88 | F FRAGA | BLAU MOTORSPORT CHEVROLET | + 3 voltas |
25 | 30 | C RAMOS | IPIRANGA RACING TOYOTA | + 5 voltas |
26 | 85 | G SALAS | KTF RACING CHEVROLET | NC |
27 | 37 | R TEIXEIRA | ASR COMPETIÇÕES CHEVROLET | NC |
28 | 121 | F BATISTA | CROWN RACING | DQ |