União entre Brasil e Argentina termina com vitória de Maurício e Girolami na Corrida de Duplas da Stock Car
Ricardo Maurício, o convidado argentino Néstor Girolami e a RC fizeram um trabalho correto para dar o bote na hora certa e faturar a vitória na primeira corrida da Stock Car na temporada 2015. Pódio ainda teve australiano e português
Partindo da segunda fila, Maurício pulou para a segunda colocação na primeira metade da prova, depois de superar Valdeno Brito na largada e Átila Abreu pouco mais tarde. O bote decisivo ocorreu em meio às paradas de box, após uma breve falha do principal adversário, e até passou despercebido na TV.
Quando Girolami, o 'Bebu', apareceu na pista, já estava à frente do carro #80 de Marcos Gomes e Mark Winterbottom. O australiano, quarto na Corrida de Duplas do ano passado, até esboçou uma aproximação, mas não foi páreo para o forte ritmo do argentino.
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Girolami abriu, abriu e venceu com uma larga vantagem de mais de seis segundos.
Boa até o fim foi a batalha pelo degrau mais baixo do pódio, decidida somente nos metros finais. José María López, no carro de Cacá Bueno, atacou António Félix da Costa, convidado de Allam Khodair, mas Lucas Di Grassi resolveu chegar para a festa e inclusive tomou a quarta posição por alguns momentos. Mas, no final, foi mesmo o português quem passou em terceiro pela linha de chegada.
A prova ainda teve algumas batalhas divertidas entre convidados no meio do pelotão. Jacques Villeneuve, o campeão da F1 presente no evento, foi protagonista em várias delas. Chegou a rodar e, no final, bateu roda feio com o irmão de Sergio Pérez no fim da reta dos boxes. Vitantonio Liuzzi foi mais um que quase escapou de um acidente dos feios.
Destaque também para o nono lugar de Rubens Barrichello e Ingo Hoffmann.
Confira como foi a Corrida de Duplas da Stock Car em Goiânia:
A primeira etapa da temporada 2015 da Stock Car começou quando os relógios marcavam 10h45 em Brasília. No escuro: um apagão geral no Autódromo Ayrton Senna deixou a organização em apuros para conseguir dar a largada no horário certo, principalmente por causa da transmissão da TV Globo. Só o pit-wall tinha energia elétrica. Ao menos o início de prova foi limpo, com Átila Abreu segurando a ponta seguido por Marcos Gomes, Ricardo Maurício e Valdeno Brito.
E desta forma a corrida precisou ser neutralizada após o acidente de César Ramos no sétimo giro. O gaúcho, estreando como titular na categoria, saiu da pista e foi reto em direção ao muro, onde sofreu um impacto forte. A frente do carro ficou destruída, mas o piloto saiu ileso. Safety-car na pista. Atrás do Camaro, formou-se a fila: Gomes, Maurício, Camilo, Abreu e Valdeno. A relargada foi na abertura da décima volta.
Valdeno logo foi superado por Cacá e Khodair, e no início da 12ª volta, Galid Osman e Antonio Pizzonia chegaram a se tocar em uma acirrada disputa de posições na curva 1. Logo a seguir, o box foi aberto para as trocas de pilotos, quatro pneus e o reabastecimento obrigatório.
Átila foi o primeiro a parar para entregar o carro a Nelsinho Piquet, o mais rápido de todos os convidados no treino classificatório. Mas a parada foi lenta, e a dupla perdeu ainda mais posições.
O grande salto durante esta janela de paradas foi o de Ricardo Maurício. Não pela quantidade de posições, mas pela qualidade: superou Gomes e deixou Néstor Girolami na ponta à frente de Mark Winterbottom. Os dois tinham uma vantagem relativamente confortável para António Félix da Costa, parceiro de Khodair, e mais de 20 minutos para brigar pela vitória.
Seguiam: José María López no #0, Vitor Meira no #65, Álvaro Parente no #88, Piquet no #51, Lucas Di Grassi no #21, Bruno Senna no #1 e Ingo Hoffmann no #111.
Enquanto Girolami ia abrindo para Winterbottom, a disputa esquentava pelo degrau mais baixo do pódio. 'Pechito' colou no gajo Félix da Costa e passou a atacá-lo. Atrás, Di Grassi tambéms e esforçava para recuperar posições. Outras batalhas boas no meio do pelotão envolveram Laurens Vanthoor e Ingo Hoffmann, com o 'Alemão' vendendo caro a ultrapassagem. Jacques Villeneuve também se divertiu brigando com Matheus Stumpf e Vitantonio Liuzzi.
Mas esta nem chegou perto de ser a única confusão em que o canadense se meteu. Ele ainda ralou a carenagem com Jaime Alguersuari, rodando por causa disso. Depois, no fim da reta, tomou uma pancada do mexicano António Pérez e revidou. O irmão de Sergio Pérez foi parar longe na área de escape. Curiosamente, os dois adversários representavam a equipe RZ de Ricardo Zonta, o companheiro de Jacques.
No mesmo bolo, Vitantonio Liuzzi rodou e, ao espalhar de volta para o meio da pista, por pouco não foi atingido no que seria um enorme acidente.
No final, a briga ainda esquentu bastante no pelotão da frente, valendo lugar no pódio. José María López não deu conta de ultrapassar Félix da Costa e acabou ultrapassado por Di Grassi. O brasileiro tentou levar a melhor no duelo dos falantes de português, mas não deu certo. Ele perdeu o quarto posto de volta para 'Pechito' e terminou em quinto. E o portuga foi receber um troféu junto de Khodair.
Ingo Hoffmann, maior campeão da história da categoria com 12 títulos, foi capaz de receber a bandeirada em nono lugar junto de Rubens Barrichello. O atual camepão fez um ótimo trabalho ganhando mais de 15 posições na primeira parte da prova e começou a defesa de título somando três pontos.
A próxima corrida da Stock Car acontece daqui a duas semanas no circuito de rua de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
Stock Car, Goiânia, Corrida de Duplas, classificação final:
1 | 90 |
RICARDO MAURÍCIO NÉSTOR GIROLAMI |
BRA ARG |
RC Chevrolet | 52:32.719 | 35 voltas | |
2 | 80 |
MARCOS GOMES MARK WINTERBOTTOM |
BRA AUS |
VOXX Peugeot | +6.892 | ||
3 | 18 |
ALLAM KHODAIR ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA |
BRA POR |
FULL TIME Chevrolet | +18.475 | ||
4 | 0 |
CACÁ BUENO JOSÉ MARÍA LÓPEZ |
BRA ARG |
RED BULL Chevrolet | +18.742 | ||
5 | 21 |
THIAGO CAMILO LUCAS DI GRASSI |
BRA BRA |
RCM Chevrolet | +19.102 | ||
6 | 65 |
MAX WILSON VITOR MEIRA |
BRA BRA |
RC Chevrolet | +19.766 | ||
7 | 88 |
FELIPE FRAGA ÁLVARO PARENTE |
BRA POR |
VOXX Peugeot | +19.880 | ||
8 | 77 |
VALDENO BRITO LAURENS VANTHOOR |
BRA BEL |
A MATTHEIS Chevrolet | +25.577 | ||
9 | 111 |
RUBENS BARRICHELLO INGO HOFFMANN |
BRA BRA |
FULL TIME Chevrolet | +42.395 | ||
10 | 14 |
LUCIANO BURTI JAIME ALGUERSUARI |
BRA ESP |
RZ Chevrolet | +45.797 | ||
11 | 4 |
JÚLIO CAMPOS NICOLAS PROST |
BRA FRA |
MICO'S Peugeot | +46.930 | ||
12 | 28 |
GALID OSMAN BETO MONTEIRO |
BRA BRA |
RCM Chevrolet | +50.193 | ||
13 | 29 |
DANIEL SERRA CHICO SERRA |
BRA BRA |
RED BULL Chevrolet | +52.997 | ||
14 | 2 |
RAPHAEL MATOS DAVID MUFFATO |
BRA BRA |
CARLOS ALVES Peugeot | +59.049 | ||
15 | 10 |
RICARDO ZONTA JACQUES VILLENEUVE |
BRA CAN |
A MATTHEIS Chevrolet | +59.682 | ||
16 | 12 |
LUCAS FORESTI LUIZ RAZIA |
BRA BRA |
AMG Chevrolet | +1:04.663 | ||
17 | 46 |
VITOR GENZ MATHEUS STUMPF |
BRA BRA |
BOETTGER Peugeot | +1:06.689 | ||
18 | 110 |
FELIPE LAPENNA VITANTONIO LIUZZI |
BRA ITA |
CARLOS ALVES Peugeot | +1:10.047 | ||
19 | 6 |
ALCEU FELDMANN EZEQUIEL BOSIO |
BRA ARG |
BOETTGER Peugeot | +1:11.382 | ||
20 | 3 |
BIA FIGUEIREDO MATIAS MILLA |
BRA ARG |
BASSANI Peugeot | +1:16.879 | ||
21 | 83 |
GABRIEL CASAGRANDE ENRIQUE BERNOLDI |
BRA BRA |
C2 Chevrolet | +1:18.789 | ||
22 | 26 |
RAPHAEL ABBATE NICOLAS COSTA |
BRA BRA |
HOT CAR Chevrolet | +1:19.706 | ||
23 | 72 |
FÁBIO FOGAÇA LEANDRO TOTTI |
BRA BRA |
HOT CAR Chevrolet | +1 voltas | ||
24 | 1 |
ANTONIO PIZZONIA BRUNO SENNA |
BRA BRA |
MICO'S Peugeot | +1 voltas | ||
25 | 73 |
SÉRGIO JIMENEZ FÁBIO CARBONE |
BRA BRA |
C2 Chevrolet | +1 voltas | ||
26 | 25 |
TUKA ROCHA CHRIS VAN DER DRIFT |
BRA NZL |
BASSANI Peugeot | +2 voltas | ||
27 | 8 |
RAFAEL SUZUKI ANTONIO PÉREZ |
BRA MEX |
RZ Chevrolet | NC | ||
28 | 51 |
ÁTILA ABREU NELSINHO PIQUET |
BRA BRA |
AMG Chevrolet | NC | ||
29 | 74 |
POPÓ BUENO GUILHERME SALAS |
BRA BRA |
CAVALEIRO Peugeot | NC | ||
30 | 70 |
DIEGO NUNES RICARDO ROSSET |
BRA BRA |
VOGEL Chevrolet | NC | ||
31 | 11 |
CÉSAR RAMOS FRÉDÉRIC VERVISCH |
BRA BEL |
CAVALEIRO Peugeot | NC | ||
32 | 5 |
DENIS NAVARRO FELIPE GIAFFONE |
BRA BRA |
VOGEL Chevrolet | NC | ||
33 | 33 |
FELIPE MALUHY XANDINHO NEGRÃO |
BRA BRA |
PRO GP Chevrolet | NC |
Se estivesse vivo, Ayrton Senna completaria em 21 de março 55 anos. E o que ele estaria fazendo? A imaginação leva aos mais diversos caminhos. Antes de morrer no trágico acidente do GP de San Marino, em 1º de maio de 1994, aos 34 anos, o tricampeão já estava preparando uma vida fora do Mundial de F1 para quando deixasse de competir. Os planos eram muitos. E o GRANDE PRÊMIO perguntou aos pilotos que acompanharam sua carreira o que Senna estaria fazendo.
Hockenheim, 2000. No dia em que Rubens Barrichello se consagrou ao vencer pela primeira vez na carreira, outro brasileiro viveu momentos bem mais tensos depois da prova. Ricardo Zonta trocou farpas com o então companheiro de equipe de BAR, Jacques Villeneuve, depois de uma colisão naquele GP fa Alemanha — com o canadense fazendo críticas pesadas ao então jovem brasileiro. 15 anos mais tarde, eles garantem: não foi nada demais.
O GRANDE PRÊMIO está em Goiânia para a cobertura da etapa de abertura da Stock Car em 2015, a Corrida de Duplas. Pilotos famosos foram convidados para a prova que ganhou importância no calendário, como Jacques Villeneuve e Ingo Hoffmann, que deixou a aposentadoria de lado para formar dupla com o atual campeão da categoria, Rubens Barrichello. Nelsinho Piquet tem sido o destaque do fim de semana com o carro #51 de Átila Abreu.