Valdeno se emociona por vitória em “corrida mais difícil e prazerosa da carreira” em Santa Cruz do Sul

Valdeno Brito voltou a vencer na Stock Car neste fim de semana. Mas não foi uma vitória simples. O ‘Expresso da Paraíba’, com problemas no extrator do seu carro desde o início da primeira prova, conseguiu segurar adversários com rendimento muito melhor para cruzar a linha de chegada na frente da corrida 2 em Santa Cruz do Sul

Foi a mais difícil e a mais prazerosa corrida da minha carreira.” É assim que Valdeno Brito define a verdadeira epopeia que enfrentou na tarde deste domingo (28) em Santa Cruz do Sul. O paraibano da A.Mattheis Shell Racing lidou com todo o tipo de emoção possível no circuito gaúcho: depois de largar na pole-position da corrida 1, o piloto do #77 perdeu rendimento depois de sofrer um toque na primeira curva e ver cair o extrator do seu carro. De líder, Valdeno caiu para oitavo lugar, posição na qual fechou a prova mais longa do fim de semana.

Parecia tudo perdido em termos de luta pela vitória. Até porque não havia possibilidade de consertar o problema, já que os carros ficam em regime de parque fechado entre uma corrida e outra da rodada dupla. No entanto, na base da superação, Brito largou em terceiro lugar — obedecendo ao regulamento do grid invertido —, ultrapassou os ponteiros Daniel Serra e Gabriel Casagrande e assumiu a liderança para não mais perde-la ao fim de 19 voltas.

Valdeno Brito festeja grande vitória na corrida 2 deste domingo (Foto: Duda Bairros/Vicar)

Mas sua jornada não foi nada fácil. O problema no extrator significava que Valdeno tinha menos ritmo que fortes adversários que vinham logo atrás, como Ricardo Maurício, Max Wilson, Daniel Serra e, principalmente, Cacá Bueno. Nas voltas finais, o pentacampeão da Stock Car pressionou demais Valdeno, que conseguiu defender da melhor forma a liderança. Com uma pilotagem aguerrida, o paraibano deixou para trás seus oponentes e enfim teve a chance de comemorar uma suada vitória em 2015.

"O meu extrator caiu na corrida 1 e perdi todo o downforce na parte traseira do carro. Passei a virar quase um segundo mais lento e, como não podia mexer entre um grid e outro, apostei tudo na segunda largada e fui feliz em assumir a primeira posição e liderar até o final", vibrou Valdeno.

O resultado em Santa Cruz do Sul, sobretudo a vitória na corrida 2 deste domingo, representou um grande salto para Valdeno em termos de campeonato. De 18º lugar, com 26 pontos, o piloto subiu para décimo, agora com 54.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube