Vencer ou não vencer: top-4 de Cascavel comenta estratégias para domingo

Gabriel Casagrande, Felipe Fraga, Thiago Camilo e Daniel Serra conversaram com o GRANDE PRÊMIO sobre quais os planos com que vão para a corrida 1 da Stock Car em Cascavel, neste domingo (20)

A rodada dupla de Cascavel, neste domingo (20), apresenta uma fase diferente do campeonato. Com muitos pilotos já sem pensar na classificação final da temporada por diversos motivos, há uma chance bastante maior de que alguns abandonem corridas e ataquem de forma total em outra. Além disso, um pole de primeira viagem e três dos quatro primeiros colocados do campeonato largam nas duas primeiras filas. O GRANDE PRÊMIO conversou com os quatro após o fim do treino classificatório do sábado para saber um pouco mais da estratégia na pista paranaense.
Gabriel Casagrande (Foto: Duda Bairros/Stock Car)
Gabriel Casagrande
 
Pole-position de primeira viagem, o paranaense Casagrande tem torcida em Cascavel e não tem chances de ser campeão. Para ele, é fácil imaginar qual vai ser a ideia central da prova: vencer.
 
"Vamos ter que imprimir um ritmo muito forte desde o início, nós sabemos que tem muita gente rápida ali na frente. Como pode sempre vir um safety-car e acabar com nosso planejamento, temos que fazer o que sempre estamos fazendo: andar forte e trabalhar bem no pit-stop. Ainda vamos arredondar a estratégia para não haver erros.
Felipe Fraga (Foto: Bruno Terena/RF1)
Felipe Fraga
 
Fraga não tem a mesma ideia que Casagrande por um motivo específico: apenas vencer uma corrida não promove a recuperação que ele precisa para voltar a brigar pelo título. É necessário pontuar muito. Como se vê com vida nova na disputa do título, é nisso que pensa.
 
Vamos conversar, até porque são dois carros da mesma equipe na frente. O Casagrande com certeza vai para a vitória, porque ele acabou ficando mal no campeonato por culpa dos problemas que teve em algumas corridas. Eu revivi no campeonato, então amanhã ele vai atrás da vitória e eu vou tentar fazer muito ponto. Quanto a se vai estar chuva ou seco, isso a gente tem que esperar. As previsões várias vezes erram.
Thiago Camilo em Cascavel (Foto: Carsten Horst/Hyset)
Thiago Camilo
 
Camilo arriscou um palpite sobre o que Fraga fará que o próprio piloto tocantinense negou: de que vai com tudo para a vitória por não ter chances de título. Camilo acredita que Felipe está muito atrás, mas Fraga se vê revivido. 
 
"No meu ponto de vista, o Gabriel, que não está no campeonato, deve jogar todas as fichas dele na corrida 1 e o mesmo deve acontecer com o Fraga. Acredito que vão lutar pela vitória fazendo uso dos botões de ultrapassagem e usando o carro como se deve usar, porque, dentro desse cenário de pontuação, aquele que consegue a vitória na primeira corrida tem certa vantagem. Isso é mais um motivo para que eles, não estando na disputa no campeonato, busquem a vitória corrida 1 usando o carro todo e nem pensando na corrida 2.
Daniel Serra (Foto: Duda Bairros/Stock Car)
Daniel Serra
 
O vice-líder do campeonato – com boas chances de assumir a liderança, uma vez que o companheiro e rival Ricardo Maurício sequer foi ao Q2 -, também falou em marcar a maior quantidade de pontos, mas com uma ressalva: isso pode acontecer de diversas maneiras.
 
"Minha estratégia é marcar o maior número de pontos: pode ser que seja ganhando a corrida ou tentando pontuar nas duas. É uma questão de entender o que está acontecendo durante a prova: como estamos, qual nossa distância para quem está à frente ou atrás… É isso, mas o objetivo é marcar o maior número de pontos.
 
No domingo, a largada da corrida 1 está marcada para as 10h30 (de Brasília), ao passo que a corrida 2 começa às 12h.
 
O GRANDE PRÊMIO acompanha a etapa de Cascavel da Stock Car 'in loco' com o repórter Pedro Henrique Marum.

Paddockast #38
CORRIDAS POLÊMICAS DA F1

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.