Vídeo: em meio a caos, Fortes bate em carro de resgate durante prova decisiva do Brasileiro de Turismo

Corrida do Brasileiro de Turismo em Tarumã foi interrompida depois que carros perderam o controle na reta mesmo com o safety-car na pista. Fernando Fortes acertou carro de resgate

Com a pista molhada, a primeira curva do traçado de Tarumã ofereceu zero aderência aos pilotos e tornou caótica a final da temporada 2014 do Brasileiro de Turismo. Primeiro, foram os pilotos Raphael Abbate e Edson Coelho que passaram reto. Depois, Mauri Zaccarelli e Adibe Marques também se acidentaram — lance que inclusive rendeu punição a Zaccarelli.

 
Na volta seguinte, com safety-car na pista, outros dois carros saíram do traçado no mesmo ponto: Tito Morestoni, que atingiu a barreira de pneus, e Fernando Fortes, que acertou em cheio um carro de resgate. Felizmente, ninguém se feriu.
 

A prova foi declarada encerrada, e Guilherme Salas assegurou assim o título da categoria de acesso à Stock Car.

Na curva 1, para as largadas das provas de arrancada que acontecem regularmente no autódromo, de acordo as primeiras informações de várias fontes presentes ao autódromo, foi aplicado o produto VHT, uma resina que aumenta a tração, mas que no molhado deixa o asfalto extremamente escorregadio. Ainda sobre o produto: suas especificações apontam que  o VHT permanece úmido e pegajoso durante semanas.

 
Entretanto, posteriormente, a administração do autódromo negou o uso do VHT, alegando que o Racha Tarumã acontece à noite e que o sereno tira a aderência do produto. "A sequência de acidentes na curva 1 foi causada por uma situação normal em pista molhada e escorregadia que exigem o cuidado e desaceleração dos carros", diz a nota oficial.

A persistência da chuva fez com que a largada da Stock Car tivesse de ser adiada.

Brasileiro de Turismo 2014: chuva provoca caos e acidentes em Tarumã

O MEDO DE VOLTA À F1

O choque de Jules Bianchi com um veículo de resgate no GP do Japão trouxe à tona uma profunda discussão a respeito dos procedimentos de segurança das corridas de F1. Para o diretor-médico da CBA, Dino Altmann, era necessária a intervenção do safety-car: "Não colocaria um trator desses para fazer o resgate sem SC em hipótese alguma". 

_ Único piloto que se recuperou de uma LAD, Roberto Guerrero fala em sorte
_ Cobertura do cockpit ainda apresenta ‘dificuldades técnicas’, avalia engenheiro

A reportagem completa está na REVISTA WARM UP.

As imagens do acidente de Jules Bianchi
#GALERIA(5099)

Torcedor registra momento do acidente com BianchiF1 2014: o acidente de Jules Bianchi com um guindaste no GP do Japão

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.