Quem gostaria de ficar com a pole-position para a Corrida do Milhão, definida na tarde deste sábado (24)?
Em meio a tantas discussões envolvendo uma nova regra, especial para a etapa, foi o visitante Lucas Di Grassi quem aceitou o convite e cravou a posição de honra para a RC Eurofarma.
A 1-2 da Eurofarma, inclusive, porque Ricardo Maurício também quis brigar pela dianteira e anotou a segunda colocação. O terceiro e último entre os que entraram no Q4 foi Thiago Camilo, que já tem cinco poles no campeonato.
Ao Q3 também foram Daniel Serra, líder do campeonato, que sai em quarto; Gabriel Casagrande, quinto; e por fim Bruno Baptista, surpreendendo com um sexto lugar.
Mas o cobiçado sétimo ficou com Ricardo Zonta – a posição foi considerada pela maioria dos pilotos a ideal para a largada de domingo, já que o carro está próximo da frente do grid, mas com menos gasto de pneus e combustível que os rivais acima.
O GRANDE PRÊMIO cobre tudo da Corrida do Milhão in loco em Interlagos com os repórteres Felipe Noronha, Pedro Henrique Marum e Gabriel Pedreschi. A prova começa às 11h30 do domingo. Acompanhe tudo aqui.
Di Grassi (Foto: Gabriel Pedreschi/Grande Prêmio)
Confira com foi a classificação:
Q1 – Grupo 1 domina e todos os postulantes ao título avançam
Com os grupos separados e uma tarde bem mais fria que a de ontem, o treino de classificação começou com Rubens Barrichello como o primeiro piloto a zarpar na dianteira. Cacá Bueno assumiu a posição um pouco depois.
Mas, com todos já estabelecidos, foi Felipe Fraga quem tomou a ponta no tempo de 1min36s152. Vantagem importante para quem aparecia em segundo, Ricardo Maurício: 0s317. Foi Marcos Gomes quem bateu o piloto do #90 logo em seguida, mas por apenas 0s004.
Dono de cinco poles no campeonato, Thiago Camilo fechava o tempo do grupo inicial do Q1 com apenas a décima colocação e apenas duas voltas dadas. Mesma coisa de Fraga, só que o piloto da Cimed cravou a volta que precisava para não depender de ninguém. Daniel Serra foi o sexto e encaminhou a passagem.
O segundo grupo começou pegando ritmo, mas Átila Abreu se deu mal: o carro vermelho e branco começou a fumar e obrigou o piloto a encostar. Rafael Suzuki também teve problemas.
Em termos de desempenho, apenas Lucas Di Grassi mostrou força: encaixou na 14ª colocação e entrou no Q2. De resto, todos fora. Importante ressaltar que todos os postulantes ao título se classificaram.
Fraga (Foto: Gabriel Pedreschi/Grande Prêmio)
Q2 – Di Grassi lidera com trio da Eurofarma
Antes do princípio da segunda parte da classificação, a direção de prova mandou à pista uma equipe de limpeza para tirar o rastro de óleo deixado pelo #51 de Abreu. Treino um pouco atrasado enquanto o trabalho com o pó de serra era realizado.
O pit-lane foi reaberto às 12h40 para que o Q2 enfim começasse. Barrichello puxou a fila dos que saíam para a pista e foi seguido por Galid Osman. Ainda durante a primeira volta rápida, Fraga travou os pneus e passou direto na antes do contorno do S do Senna.
Logo na primeira volta rápida, Di Grassi saltou para a ponta. Com o relógio zerado, o trio da Eurofarma aparecia na ponta: Maurício em segundo e Serra em terceiro.
Casagrande, Camilo e Vitor Baptista foram os outros que passaram, nessa ordem, para o Q3. O premiado sétimo lugar era de Piquet até o finalzinho, mas Zonta bateu a carteira e ficou com o posto. Piquet, Fraga, Max Wilson e Barrichello formavam o top-10.
Ricardo Zonta (Foto: Duda Bairros/Stock Car)
Q3 – Evitar a pole? Que nada
O esquema do Q3 era uma grande questão para saber quem faria força para brigar pela pole e se ver um tanto prejudicado para a corrida, por conta da regra especial, e quem aceitaria evitar mais algumas voltas e menos combustível.
Sem ter a responsabilidade de pensar em campeonato, Di Grassi fez boas voltas e sobrou em relação ao segundo colocado, Maurício. Camilo, que na sexta-feira falava em ser sétimo, não tirou o pé e também ingressou.
Serra, Casagrande e Baptista, nessa ordem, partem em quarto, quinto e sexto.
Ricardo Maurício (Foto: Duda Bairros/Stock Car)
Q4 – Di Grassi faz pole, enquanto Maurício e Camilo batalham pelo campeonato
A novidade Q4 – ou Superpole – teve a ordem inversa dos tempos da fase anterior para a decisão do pole: Camilo, assim, foi o primeiro a ir para a pista. Mas o especialista em poles da temporada anotou tempo que não parecia estar na briga pela primeira posição: 1min36s979.
Foi a vez de Maurício ir à pista e, com 1min36s873, fez a "pole" entre os pilotos que disputam a temporada, já que bateu Camilo e Di Grassi não poderia tirar este posto.
O que o convidado podia tirar, na verdade, assim o fez: com 1min36s704, manteve o domínio das fases anteriores do treino e formou a dobradinhada RC Eurofarma.
Stock Car 2019, Corrida do Milhão, Interlagos, Grid de Largada:
1 |
L DI GRASSI |
RC Eurofarma |
|
1:36.704 |
|
2 |
R MAURÍCIO |
RC Eurofarma |
|
1:36.873 |
+0.169 |
3 |
T CAMILO |
A. Mattheis |
|
1:36.979 |
+0.275 |
4 |
D SERRA |
RC Eurofarma |
|
1:37.171 |
+0.467 |
5 |
G CASAGRANDE |
Crown |
|
1:37.224 |
+0.520 |
6 |
B BAPTISTA |
RCM |
|
1:37.413 |
+0.709 |
7 |
R ZONTA |
Shell V-Power |
|
1:37.167 |
+0.463 |
8 |
N PIQUET |
Full Time |
|
1:37.178 |
+0.474 |
9 |
F FRAGA |
Cimed |
|
1:37.180 |
+0.476 |
10 |
M WILSON |
RCM |
|
1:37.185 |
+0.481 |
11 |
R BARRICHELLO |
Full Time |
|
1:37.201 |
+0.497 |
12 |
J CAMPOS |
Prati Donaduzzi |
|
1:37.255 |
+0.551 |
13 |
M GOMES |
KTF |
|
1:37.295 |
+0.591 |
14 |
G OSMAN |
Shell Helix Ultra |
|
1:37.399 |
+0.695 |
15 |
C BUENO |
Cimed |
|
1:37.477 |
+0.773 |
16 |
D NUNES |
KTF |
|
1:37.120 |
+0.416 |
17 |
G DI MAURO |
Shell Helix Ultra |
|
1:37.210 |
+0.506 |
18 |
F LAPENNA |
Cavaleiro |
|
1:37.569 |
+0.865 |
19 |
M COLETTA |
Crown |
|
1:37.682 |
+0.978 |
20 |
V BRITO |
Prati Donaduzzi |
|
1:37.694 |
+0.990 |
21 |
L FORESTI |
Vogel |
|
1:37.702 |
+0.998 |
22 |
D NAVARRO |
Cavaleiro |
|
1:37.767 |
+1.063 |
23 |
C RAMOS |
Blau |
|
1:37.898 |
+1.194 |
24 |
G LIMA |
Vogel |
|
1:37.929 |
+1.225 |
25 |
B FIGUEIREDO |
A. Mattheis |
|
1:37.900 |
+1.196 |
26 |
A KHODAIR |
Blau |
|
1:37.929 |
+1.225 |
27 |
P CARDOSO |
Hot Car |
|
1:38.146 |
+1.442 |
28 |
R SUZUKI |
Hot Car |
|
1:43.734 |
+7.030 |
29 |
A ABREU |
Shell V-Power |
|
|
|
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.