Zonta atribui melhor campeonato na Stock Car à RCM e “carro que não quebra”

Vice-líder da temporada 2020 e com chances reais de conquistar seu primeiro título na Stock Car, Ricardo Zonta entende que a mudança de ares deste ano foi crucial para que fosse possível viver aquela que define como sua melhor fase na categoria

Ricardo Zonta completa, em 2020, sua 13ª temporada full-time como piloto da Stock Car. Em uma jornada na qual foi até sócio da equipe que levava como nome as iniciais do seu nome, o curitibano de 44 anos teve as suas alegrias aqui e ali, como a vitória na Corrida do Milhão de 2013, mas jamais conseguiu ser plenamente um postulante ao título.

Até que tudo mudou neste ano atípico, marcado pela pandemia do novo coronavírus, mas também de muitas mudanças para a Stock Car e para o próprio Zonta. A principal categoria do esporte a motor nacional, depois de dez anos, adotou uma nova geração de carros e passou a contar, como grande novidade, a chegada da Toyota para medir forças com a Chevrolet.

Zonta, embora ostente no seu carro #10 a tradicional pintura da Shell, mudou de ares: o veterano passou a defender a forte equipe RCM, liderada por Rosinei Campos e pelo filho, Marcel Campos. A escuderia tem sua base em Curitiba, onde Ricardo nasceu e vive.

Com o Toyota Corolla #10 da RCM, Ricardo Zonta vem sendo um dos bons nomes da Stock Car 2020 (Foto: José Mário Dias/Shell)

Desde então, a união já rendeu duas vitórias, um total de quatro pódios e o segundo lugar nesta temporada marcada pela grande variação de vencedores — 11 até agora —, sendo um dos que mais triunfou. Somente Thiago Camilo, líder do campeonato, subiu mais vezes ao topo do pódio ao vencer em três oportunidades.

Na visão de Zonta, a ida para a RCM foi determinante para que fosse possível viver momento tão bom na Stock Car nesta temporada.

“O ano 2020 está sendo meu melhor campeonato. Com certeza eu diria que é por causa da equipe que é muito mais constante.  Temos conseguido fazer bons trabalhos no final de semana. Mesmo enfrentando os problemas que tivemos em algumas pistas, como Londrina, ainda conseguimos conquistar pontos bem importantes”, explicou o piloto ao GRANDE PRÊMIO.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Ricardo Zonta atribuiu o êxito ao longo da temporada ao trabalho da equipe paranaense (Foto: José Mário Dias/Shell)

Ricardo rasgou elogios à organização paranaense. E atribuiu também a oportunidade de ser um dos protagonistas do campeonato à confiabilidade que a equipe conseguiu com o novo Toyota Corolla.

“A equipe trabalha muito bem, o carro é muito constante. É um carro que não quebra e esse é um dos fatores que temos de falar porque faz toda a diferença pela briga do campeonato”, destacou o piloto que, de 14 corridas já disputadas na temporada, abandonou somente duas.

O experiente piloto, dono de seis vitórias na Stock Car ao longo de mais de 200 largadas, sorri por finalmente se ver com chances de poder lutar até o fim pelo título da categoria.

“Diria que eu não tive bons resultados no passado por dificuldades de performance, de constância, de quebras do carro. Esse ano está sendo o que deveria ter sido desde o começo, pois tendo um carro constante, que aguente e brigue sempre por vitórias”, finalizou.

Neste fim de semana, a Stock Car encara a rodada tripla decisiva de Goiânia antes da prova que vai consagrar o campeão da temporada 2020 da categoria em Interlagos, São Paulo, em 13 de dezembro. Tudo com cobertura do GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.