Zonta estreia Toyota na Stock Car com pole em Goiânia. Maurício e Serra fecham top-3

Ricardo Zonta pode ser um dos mais experientes na Stock Car - mas foi responsável por colocar uma novidade na pole-position da abertura da temporada em Goiânia

Paddockast #71 | A volta da Stock Car, com Átila Abreu e Cacá Bueno
Ouça também: PODCASTS APPLE | ANDROID | PLAYERFM

O treino de classificação da abertura da temporada 2020 da Stock Car teve uma mistura na pole: o experiente Ricardo Zonta colocou a novata Toyota na frente do grid para a corrida 1 no domingo.

Ele anotou 1min26s014 no Q2 e garantiu a pole-position para a RCM. A RC Eurofarma, que vem de um tricampeonato por equipes, fechou o top-3 com os tradicionais favoritos Ricardo Maurício, em segundo, e Daniel Serra logo em seguida – estes com o Chevrolet Cruze.

A Full Time, outra que vai de Corolla para o ano, teve Rafael Suzuki em quarto. Allam Khodair fechou o top-5 com a Blau – que teve Diego Nunes liderando parte da sessão, até ter problema de câmbio.

A primeira corrida da temporada 2020 da Stock Car acontece no domingo (26), a partir de 11h30, enquanto a segunda começa 12h20. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo da abertura aqui.

Daniel Serra (Foto: Duda Bairros/Vicar)

Confira como foi a classificação em Goiânia

Q1: surpresas avançam e causam queda de favoritos

O treino em Goiânia foi mais curto que o usual, com apenas duas fases, mas o tempo de pista não mudou: 8 minutos para cada grupo no Q1. Assim, claro, os tempos demoraram a descer, para o controle de gasto de pneus.

Desta forma, quando o cronômetro apontavam dois minutos faltantes é que Nelsinho Piquet, o primeiro a ir à pista pelo grupo 1, fez a marca forte inicial: 1min26s713. Durou pouco menos de um minuto: Diego Nunes, líder do TL2, melhorou a marca em 0s407, com Daniel Serra avançando para segundo em seguida.

Rubens Barrichello, Cacá Bueno e Thiago Camilo ainda ficaram por menos de meio segundo do líder, ocupando os seis primeiros lugares.

Quando o grupo 2 foi para a pista, Denis Navarro inaugurou as passagens pela área de brita instalada em Goiânia, após rodada. Já em termos de avanço de fase, Galid Osman e Allam Khodair foram os primeiros a conseguir espaço no top-10, junto a Rafael Suzuki, quando faltavam 2 minutos.

Quando Gaetano Di Mauro também entrou na lista, Julio Campos e Marcos Gomes, dos tradicionais favoritos, acabaram já fora do Q2. Em seguida, Ricardo Zonta pegou a liderança, com 1min25s927, o primeiro a baixar de 1min26s no dia.

Nos últimos instantes, Cesar Ramos, Matías Rossi e Guilherme Salas também roubaram vagas, e com isso Gabriel Casagrande e Átila Abreu saíram, com Maurício e Camilo escapando por pouco. Todos que avançaram andaram em menos de um segundo de diferença (0s890 do líder ao 15°).

Galid Osman avançou em quinto no Q1 (Foto: Duda Bairros/Vicar)

Q2: Nunes tem problema de câmbio, e Zonta coloca Toyota na ponta

Dos oito minutos disponíveis para a briga pela pole, os pilotos deixaram três passar. Faltando cinco, surgiram na pista, liderados por Di Mauro. Rafael Suzuki foi o primeiro a abrir boa vantagem como líder, com 1mins26s366.

Mas a dupla da RC Eurofarma chegou brilhando, com Maurício abrindo 0s215 para Suzuki, e Daniel Serra conseguindo baixar em 0s090. Porém, Zonta chegou forte e assumiu a ponta para a RCM com 1min26s014.

As últimas tentativas não alteraram o topo do grid: Zonta ficou com a pole, Maurício e Serra colocaram mais dois pilotos de Rosinei Campos, o ‘Meinha’, na frente do grid, enquanto Suzuki foi o melhor da Full Time com a quarta colocação. Allam Khodair, Cacá Bueno, Rubens Barrichello, Matías Rossi, Galid Osman e Nelsinho Piquet completaram o top-10.

Stock Car 2020, Goiânia, classificação:

1R ZONTARCM TOYOTA1:26.014 
2R MAURÍCIORC CHEVROLET1:26.151+0.137
3D SERRARC CHEVROLET1:26.173+0.159
4R SUZUKIFULL TIME TOYOTA1:26.366+0.352
5A KHODAIRBLAU CHEVROLET1:26.432+0.418
6C BUENOCROWN CHEVROLET1:26.454+0.440
7R BARRICHELLOFULL TIME TOYOTA1:26.469+0.455
8M ROSSIFULL TIME TOYOTA1:26.476+0.462
9G OSMANCROWN SHELL CHEVROLET1:26.480+0.466
10N PIQUETFULL TIME TOYOTA1:26.487+0.473
11C RAMOSIPIRANGA TOYOTA1:26.539+0.525
12G DI MAUROVOGEL CHEVROLET1:26.558+0.544
13T CAMILOIPIRANGA TOYOTA1:26.672+0.658
14G SALASKTF CHEVROLET1:26.828+0.814
15D NUNESBLAU CHEVROLET1:37.676+11.662
16A ABREUCROWN SHELL CHEVROLET1:26.843+0.829
17G CASAGRANDER.MATTHEIS CHEVROLET1:26.854+0.840
18L FORESTIVOGEL CHEVROLET1:26.895+0.881
19V GENZKTF CHEVROLET1:26.928+0.914
20J CAMPOSCROWN CHEVROLET1:27.028+1.014
21M GOMESCAVALEIRO CHEVROLET1:27.037+1.023
22P CARDOSOR.MATTHEIS CHEVROLET1:27.501+1.487
23B BAPTISTARCM TOYOTA1:27.618+1.604
24T ANTONIAZIHOT CAR CHEVROLET1:28.513+2.499
25D NAVARROCAVALEIRO CHEVROLET1:30.275+4.261

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube