Zonta leva Toyota à vitória na corrida 1 em Goiânia. Khodair e Maurício completam pódio

Ricardo Zonta saiu na pole e não tomou sustos durante toda a prova de abertura da temporada 2020 da Stock Car. Allam Khodair passou a dupla da RC Eurofarma e ficou em segundo

Paddockast #71 | A volta da Stock Car, com Átila Abreu e Cacá Bueno
Ouça também: PODCASTS APPLE | ANDROID | PLAYERFM

A Toyota chegou à Stock Car com pole no sábado, e agora vitória neste domingo (26). Ricardo Zonta, da RCM, venceu sem sustos a abertura da temporada 2020 da Stock Car, em Goiânia.

De ponta a ponta, ele abriu 2s190 para Allam Khodair – que, por sua parte, passou a forte dupla da RC Eurofarma, Ricardo Maurício e Daniel Serra, logo nas duas primeiras voltas, ficando com tranquilidade até o fim da corrida na segunda posição.

Maurício completou o pódio, colocando dois pilotos das equipes de Rosinei Campos, o ‘Meinha’, no top-3.

Dentro do top-10, foram quatro Toyota Corolla, contra seis Chevrolet Cruze, no retorno da categoria ao padrão multimarcas.

A corrida 2 na quente Goiânia tem início programado para 12h20.

Ricardo Zonta (Foto: José Mario Dias/Shell)

Confira como foi a corrida 1 em Goiânia

A largada para a prova de 30 minutos não teve alteração no top-3, mas Allam Khodair, Rubens Barrichello e Cacá Bueno passaram Rafael Suzuki já na primeira curva – enquanto Matías Rossi dava sua primeira escapada de pista na categoria.

Já na segunda volta, a primeira bela ultrapassagem da temporada: Khodair para cima de Daniel Serra, na curva, por dentro. Mais um giro, e Khodair usou o push para, desta vez por fora, passar Ricardo Maurício – quando o troco foi tentado, o piloto da Blau bloqueou bem.

Com 10 minutos de prova, certas estratégias começaram a ser compreendidas: Ricardo Zonta e Khodair começaram a disparar na frente, pensando na pontuação da corrida 1, e consequentemente abrindo mais de 2s para Maurício. Ao mesmo tempo, Gabriel Casagrande teve a primeira quebra da temporada, parando na pista – a causa foi o temido superaquecimento, que muitos previam que poderia ocorrer nos mais de 40°C na pista goiana.

Faltando 15 minutos, mais um problema na pista: o capô do #8 de Suzuki se soltou, voando pela pista. Enquanto isso, Zonta fez a primeira parada, assim que se abriu a janela de pit-stops – e não abasteceu, para focar na tentativa de vitória.

Rafael Suzuki perdeu o capô do carro durante a corrida (Foto: Reprodução/SporTV)

Khodair parou três minutos depois, mas Zonta conseguiu segurar a liderança e voltou 2s4 à frente do rival. Mais atrás, que fazia prova de recuperação era Thiago Camilo: largando de 13°, apareceu em sexto após passar Barrichello quando faltavam oito minutos.

A batalha pela vitória esquentou dentro dos cinco minutos finais, com Khodair diminuindo a vantagem para Zonta, baixando de 1s – Khodair com Cruze, Zonta com Corolla. Já o duelo pela pole da corrida 2 tomou conta da transmissão televisiva, com Rossi buscando a passagem sobre Galid Osman – este, com três bloqueios contra o argentino, segurando até o uso de push.

Allam Khodair em ação no circuito goiano (Foto: Duda Bairros/Vicar)

A briga acabou sendo boa para… Vitor Genz. O piloto da KTF passou Rossi na última volta, aproveitando brecha no duelo logo à frente, e garantiu a pole para a corrida 2.

Na frente, Zonta abriu 1s5 para Khodair e venceu tranquilamente. Khodair, sem sustos, ficou em segundo. O pódio acabou completo por Maurício. No top-10, ficaram também Serra, Bueno, Camilo, Barrichello, Cesar Ramos, Osman e Genz.

Stock Car 2020, Goiânia, corrida 1:

1R ZONTARCM TOYOTA32:53.24422 voltas
2A KHODAIRBLAU CHEVROLET+2.190 
3R MAURÍCIORC CHEVROLET+11.888 
4D SERRARC CHEVROLET+15.255 
5C BUENOCROWN CHEVROLET+16.172 
6T CAMILOIPIRANGA TOYOTA+16.661 
7R BARRICHELLOFULL TIME TOYOTA+20.834 
8C RAMOSIPIRANGA TOYOTA+23.684 
9G OSMANCROWN SHELL CHEVROLET+25.334 
10V GENZKTF CHEVROLET+25.441 
11M ROSSIFULL TIME TOYOTA+26.226 
12J CAMPOSCROWN CHEVROLET+26.774 
13G SALASKTF CHEVROLET+27.357 
14D NUNESBLAU CHEVROLET+37.011 
15L FORESTIVOGEL CHEVROLET+40.747 
16A ABREUCROWN SHELL CHEVROLET+42.964 
17P CARDOSOR.MATTHEIS CHEVROLET+43.958 
18T ANTONIAZIHOT CAR CHEVROLET+1 volta 
19M GOMESCAVALEIRO CHEVROLET+9 voltas 
20G CASAGRANDER.MATTHEIS CHEVROLET+11 voltas 
21R SUZUKIFULL TIME TOYOTA+11 voltas 
22N PIQUETFULL TIME TOYOTA+13 voltas 
23D NAVARROCAVALEIRO CHEVROLET+17 voltas 
24B BAPTISTARCM TOYOTA+19 voltas 
25G DI MAUROVOGEL CHEVROLET+19 voltas 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube