Zonta leva vantagem nos boxes sobre Ramos e vence segunda Corrida do Milhão na carreira
Foi na estratégia: com parada mais rápida, Ricardo Zonta conseguiu superar Cesar Ramos e repetiu 2013, conquistando novamente a mais famosa prova da Stock Car
Se não foi na pista, foi na estratégia: com parada mais rápida, sem erros, Ricardo Zonta levou a Shell, a RCM e a Toyota ao triunfo da Corrida do Milhão, neste domingo (23), em Interlagos.
É a segunda vitória do #10 na prova mais famosa da Stock Car – ele já tinha o troféu de 2013, também no autódromo paulistano. Zonta, aos 44 anos, largou em terceiro, mas ganhou na pista a posição de Matías Rossi, depois usou a tática de maneira correta para passar Ramos na janela de boxes e vencer com folga.
Relacionadas
Ramos, no caso, repetiu o último sábado: depois de ser pole, foi ao pódio, mas também na segunda colocação. Pódio, aliás, que teve surpresa: Denis Navarro segurou diversos favoritos no braço para ser o terceiro.
Destaque também para Rubens Barrichello: o #111 largou em 22°, mas conseguiu escalada gigante no grid e chegou em quarto. Ricardo Maurício completou as cinco primeiras posições.
Saiba como foi a Corrida do Milhão:
A largada (com 24 carros, já que Daniel Serra teve quebra de câmbio e sequer saiu dos boxes) foi com uma mudança importante de posição: Ricardo Zonta passou já na reta Matías Rossi e assumiu o segundo posto. O argentino não teve vida fácil: ainda na primeira volta, foi punido com um drive-through pois a equipe realizou manutenção em seu carro (câmbio) após a placa de 3 minutos.
O começo teve mais emoção: no segundo giro, Zonta escapou da pista na curva do lago. Voltou atrás de Diego Nunes, mas mais rápido e se aproximou, tocando no piloto da Blau, que acabou caindo para o distante nono lugar.
No fundo do grid, quem ganhou boas posições nas duas primeiras voltas foi Rubens Barrichello. Com problemas na classificação, largou apenas em 22°, mas rapidamente subiu para 17°.
Rossi pagou sua punição na quarta volta, e com isso Thiago Camilo assumiu a terceira colocação, com Allam Khodair logo atrás. Pouco depois, Nelsinho Piquet, vencedor da etapa de sábado, rodou quando aparecia em sétimo.
Na oitava volta, uma bela manobra: então em quinto, Denis Navarro usou o ‘push’ no final da reta e conseguiu passar Khodair; em seguida, aproveitou brecha por dentro e também saiu à frente de Camilo, abrindo vantagem na terceira posição.
Quando a janela de boxes abriu, Ramos foi o primeiro a parar, trocando o pneu traseiro direito, além de reabastecer. Zonta optou por tática contrária: seguiu na pista para tentar abrir vantagem – e deu certo: assim que fez sua parada, o paranaense saiu bem à frente, abrindo 7s (teve parada 3s mais rápida, também).
Enquanto estes seguiam com folga, Barrichello continuava sua escalada: após a janela de boxes, o #111 apareceu no top-10, em oitavo. Faltando 12 minutos, usou o ‘push’ e passou Átila Abreu, indo para sétimo. Pouco depois, ao entrar na casa dos 10 minutos faltantes, fez manobra para cima de Guilherme Salas.
O show de Barrichello seguiu: faltando cinco minutos, aproveitou brecha por dentro no fim da reta principal e chegou ao quinto posto, passando Camilo.
Ainda deu tempo de passar Khodair, e Barrichello foi o quarto colocado. Na briga pela vitória, a vantagem de Zonta estabilizou em 7s sobre Ramos. O triunfo foi tranquilo: sem susto, na estratégia, o paranaense repetiu 2013 e levou a segunda Corrida do Milhão na carreira.
Ramos foi segundo e Navarro completou o pódio. Barrichello foi o quarto, enquanto Ricardo Maurício acelerou no final e foi o quinto. No top-10, ainda apareceram Camilo, Salas, Abreu, Khodair e Julio Campos.
Stock Car 2020, Interlagos, Corrida do Milhão:
1 | R ZONTA | RCM TOYOTA | 42:36.882 | 25 voltas |
2 | C RAMOS | IPIRANGA TOYOTA | +6.117 | |
3 | D NAVARRO | CAVALEIRO CHEVROLET | +9.755 | |
4 | R BARRICHELLO | FULL TIME TOYOTA | +10.551 | |
5 | R MAURÍCIO | RC CHEVROLET | +15.261 | |
6 | T CAMILO | IPIRANGA TOYOTA | +16.674 | |
7 | G SALAS | KTF CHEVROLET | +16.971 | |
8 | A ABREU | CROWN SHELL CHEVROLET | +17.540 | |
9 | A KHODAIR | BLAU CHEVROLET | +19.441 | |
10 | J CAMPOS | CROWN CHEVROLET | +20.222 | |
11 | B BAPTISTA | RCM TOYOTA | +27.822 | |
12 | M GOMES | CAVALEIRO CHEVROLET | +32.565 | |
13 | R SUZUKI | FULL TIME TOYOTA | +33.537 | |
14 | L FORESTI | VOGEL CHEVROLET | +33.723 | |
15 | G OSMAN | CROWN SHELL CHEVROLET | +40.938 | |
16 | G DI MAURO | VOGEL CHEVROLET | +43.191 | |
17 | V BAPTISTA | KTF CHEVROLET | +46.221 | |
18 | C BUENO | CROWN CHEVROLET | +47.441 | |
19 | G CASAGRANDE | R.MATTHEIS CHEVROLET | +48.118 | |
20 | P CARDOSO | R.MATTHEIS CHEVROLET | +52.732 | |
21 | M ROSSI | FULL TIME TOYOTA | +1 volta | |
22 | T ANTONIAZI | HOT CAR CHEVROLET | +1 volta | |
23 | N PIQUET | FULL TIME TOYOTA | +4 voltas | |
24 | D NUNES | BLAU CHEVROLET | Abandonou | |
25 | D SERRA | RC CHEVROLET | NL |