Zonta termina rodada dupla da Stock Car em Campo Grande com vitória em confusa corrida 2

O desfecho da rodada dupla de Campo Grande foi marcado por uma confusão sobre o procedimento de pit-stops, o que acarretou punições ao fim da prova. Ricardo Zonta venceu nesta tarde, com Cacá Bueno e Átila Abreu completaram o pódio

Confusão, muita confusão. Assim pode ser definida a corrida 2 da etapa de Campo Grande da Stock Car, realizada na quente tarde deste domingo (17). Ricardo Zonta venceu a prova marcada por muitas dúvidas sobre o procedimento de pit-stop, uma vez que muitos pilotos entraram para fazer a troca obrigatória logo após o acionamento do safety-car, enquanto outros seguiram na pista e fizeram a parada um giro depois. A direção de prova puniu apenas alguns competidores: Gabriel Casagrande e Valdeno Brito — que haviam terminado em segundo e terceiro na pista —, além de Thiago Camilo e Daniel Serra, que foram excluídos da corrida.

Cacá Bueno foi declarado segundo colocado, enquanto Átila Abreu, companheiro de Zonta na Shell V-Power, completou o pódio no Mato Grosso do Sul. Nelsinho Piquet conquistou seu melhor resultado na Stock Car e finalizou em quarto, à frente de Felipe Lapenna. Bia Figueiredo também se saiu bem no cenário confuso de Campo Grande e garantiu a sexta posição, seguida por Max Wilson e Rubens Barrichello, que liderou boa parte da corrida. Allam Khodair e Guga Lima fecharam a lista dos dez primeiros de um resultado ainda extraoficial.

Assim, a pontuação do campeonato, no momento, aponta Serra líder com 191 pontos. Max Wilson subiu para segundo com 148, um a mais em relação a Fraga. Gomes caiu de vice-líder para quarto e tem 135, contra 129 de Barrichello. Cacá Bueno aparece em sétimo com 95. Julio Campos e Átila Abreu, os dois com 92, e Lucas Di Grassi, com 68, fecham a lista dos dez primeiros.

A Stock Car volta à ativa dentro de três semanas para a disputa da oitava etapa da temporada 2018 no rápido e desafiador Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel. O GRANDE PRÊMIO cobre tudo 'in loco'. 

Zonta recebe a bandeirada da vitória de uma corrida confusa em Campo Grande (Foto: Duda Bairros/Stock Car/Vipcomm)
Saiba como foi a corrida 2 da Stock Car em Campo Grande
 
Pouco antes da largada, a direção de prova anunciou os seis pilotos que venceram a eleição do Fan Push em Campo Grande: Thiago Camilo, Ricardo Zonta, Diego Nunes, Nelsinho Piquet, Ricardo Maurício e Max Wilson. Sobre Max, vale ressaltar que o piloto criticou o processo de escolha do botão de ultrapassagem extra um dia antes, durante a transmissão do terceiro trieno livre pelo canal da Stock Car no YouTube.
 
Vitor Genz partiu da primeira posição, tendo Rubens Barrichello ao seu lado, enquanto Gabriel Casagrande e Átila Abreu formavam a segunda fila. Mas ao contrário da primeira prova, que teve uma volta inicial tranquila, a corrida 2 começou com um incidente envolvendo Marcos Gomes, Felipe Fraga, vencedor da primeira disputa, e Max Wilson. Fraga foi quem levou a pior e abandonou com a suspensão dianteira esquerda avariada.
Os seis vencedores do Fan Push antes da largada da corrida 2 em Campo Grande (Foto: Duda Bairros/Stock Car/Vipcomm)

Genz sustentou a liderança, com Barrichello em segundo e Casagrande completando o top-3 provisório, enquanto Átila chegou a lutar com Thiago Camilo para se segurar em quarto no início da prova, mas aproveitou o botão de ultrapassagem para passar Casagrande e Barrichello de uma só vez para subir para segundo. Na volta seguinte, a quarta, Barrichello usou a mesma arma para dar o troco.

 
Valente, Genz claramente tinha um ritmo inferior aos adversários e brigava muito para permanecer na liderança mesmo usando o push-to-pass para se defender. Foi assim, também, que Casagrande passou Camilo, Átila e Barrichello para se posicionar em segundo em uma prova pra lá de movimentada em Campo Grande. Mas o paranaense nem ficou muito tempo em segundo e foi ultrapassado por Barrichello, Átila e Cacá Bueno, que entrava de vez na briga.
 
O gaúcho da Carlos Alves segurou a liderança até onde deu. Mas na nona volta, Barrichello fez a ultrapassagem no peito e na raça para assumir a primeira posição no fim da reta dos boxes. Átila ‘pegou carona’ e também conseguiu passar Genz, terceiro. Antes da janela de pit-stops, a luta pela ponta ficou restrita a campeão e vice de 2014.
Largada da corrida 2 teve Vitor Genz puxando a fila do grid em Campo Grande (Foto: Duda Bairros/Stock Car/Vipcomm)

Antes ainda da abertura da janela, o bicampeão Ricardo Maurício, 14º colocado na corrida 1, encerrava sua jornada em Campo Grande, dando sequência a uma temporada terrível na Stock Car.

 
Enquanto era pressionado por Átila, Barrichello abortou sua entrada nos boxes. Tudo por conta do carro de César Ramos, que ficou parado na área de escape, o que motivou o acionamento do safety-car. Neste momento, Barrichello foi ultrapassado por Átila, enquanto Genz seguia em terceiro e Rafael Suzuki em quarto. Só que alguns pilotos aproveitaram o SC para entrar nos boxes, como Cacá Bueno, Zonta, Casagrande, Valdeno, Serra e Camilo.
 
A relargada foi dada na volta 15 e com três giros de janela de parada obrigatória. Ficou a expectativa sobre como a direção de prova iria proceder sobre os pilotos que haviam parado antes, no período de safety-car. No reinício da prova, Átila escapou na frente, enquanto Barrichello chegou a ser ultrapassado por Genz, mas voltou à segunda posição. Isso antes de os líderes de fato executarem seus respectivos pit-stops.
 
Felipe Lapenna, que havia largado em 25º, chegou a virar líder provisoriamente por ter sido o último a fazer a parada. Na pista, Ricardo Zonta assumia a ponta, com Casagrande em segundo e Valdeno completando o top-3. Daniel Serra tinha uma ótima quarta posição, à frente de Thiago Camilo e Cacá Bueno, que tinha a traseira do seu carro #0 avariada. E Átila aparecia na tabela em sétimo, logo à frente de Barrichello quando restavam seis minutos e mais uma volta para o fim da prova.

Barrichello, aliás, começava a ficar para trás e claramente tinha problemas. O #111 era ultrapassado por Bia Figueiredo e Nelsinho Piquet, os dois subindo ao top-10 da prova. Zonta tinha uma vantagem até confortável para Casagrande e caminhava para uma vitória improvável, mas ainda incerta sobre a postura da direção de prova a respeito das paradas dos pilotos.

Os vencedores do fim de semana: Felipe Fraga e Ricardo Zonta (Foto: Duda Bairros/Stock Car/Vipcomm)

A direção de prova anunciou que o resultado da corrida seria decidido apenas depois da bandeirada final. Assim, Zonta partiu para vencer pela primeira vez na temporada, levando a Shell V-Power ao topo do pódio em Campo Grande ao lado de Gabriel Casagrande e Valdeno Brito. Só que logo após a bandeirada, Casagrande, Valdeno, Serra e Camilo foram punidos por procedimento irregular no pit-stop, o que resultou em exclusão da corrida.

Pelo jeito, a rodada dupla de Campo Grande ainda vai levar um bom tempo para terminar.

Stock Car 2018, Campo Grande, corrida 2, final:

1 R ZONTA Shell 42Ç05.998 27 voltas
2 C BUENO Cimed +30.236  
3 A ABREU Shell +34.708  
4 N PIQUET Full Time +35.833  
5 F LAPENNA Cavaleiro +36.838  
6 B FIGUEIREDO A. Mattheis +38.306  
7 M WILSON RC Eurofarma +38.668  
8 R BARRICHELLO Full Time +41.534  
9 A KHODAIR Blau +44.095  
10 G LIMA Vogel +45.252  
11 R SUZUKI Hot Car Bardahl +46.877  
12 V GENZ Carlos Alves Eisenbahn +49.599  
13 N GIROLAMI Hot Car Bardahl +59.604  
14 G OSMAN Cavaleiro +1:10.014  
15 D NUNES Full Time +8 voltas  
16 A PIZZONIA Prati Donaduzzi +9 voltas  
17 D NAVARRO Cavaleiro +11 voltas  
18 C RAMOS Blau +16 voltas  
19 R MAURÍCIO Full Time +18 voltas  
20 J CAMPOS Prati Donaduzzi +21 voltas  
21 L FORESTI Cimed +22 voltas  
22 L DI GRASSI Hero +23 voltas  
23 B BAPTISTA Hero +25 voltas  
24 F FRAGA Cimed +27 voltas  
25 M GOMES Cimed +27 voltas  
26 G CASAGRANDE Vogel excluído  
27 V BRITO Carlos Alves Eisenbahn excluído  
28 D SERRA RC Eurofarma excluído  
29 T CAMILO A. Mattheis excluído  

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.