A Stock Car vive em 2020 um ano diferente. Muito diferente. E não é somente pela pandemia do novo coronavírus ou mesmo pela nova geração de carros e a chegada da Toyota para medir forças com a Chevrolet. Mas a principal categoria do esporte a motor nacional implementou novidades nas regras nesta temporada.
As principais mudanças estão no descarte dos três piores resultados de um piloto ao longo do campeonato e também na adoção do que a Stock Car chama de ‘lastro de sucesso’, onde os cinco primeiros colocados do campeonato usam pesos extra, variando do primeiro ao quinto lugar, para cada etapa seguinte.
Na visão de Ricardo Zonta, piloto da Shell/RCM e vice-líder da temporada tanto nos números absolutos ou nos cálculos já descartando seus três piores resultados no ano, a nova regra traz mais gente para a disputa.
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“A novidade da regra dos descartes acaba sendo bem diferente, mas isso acaba dando chance para vários pilotos durante o campeonato. Temos pilotos que já tiveram os descartes e continuam com grandes chances de brigar pelo campeonato, e isso acaba dando mais oportunidade para todos”, afirmou o experiente curitibano de 44 anos em entrevista ao GRANDE PRÊMIO.
A regra dos descartes tem maior impacto na tabela de pontos e consequentemente na definição dos postulantes ao título, que vai ser definido na Grande Final em Interlagos, no dia 13 de dezembro.
Já outra regra nova para 2020, a do chamado ‘lastro de sucesso’, influencia diretamente na performance dos carros por conta do peso extra. Na próxima etapa do campeonato, que vai ser disputada neste sábado, em Goiânia, Thiago Camilo, o líder da temporada, vai levar 30 kg extra de lastro, enquanto Zonta, vice-líder, vai levar 25 kg adicionais no seu Toyota Corolla #10.
Mesmo fazendo uso do peso extra em praticamente toda a temporada, Zonta ocupou, desde o início, posição de destaque no campeonato.
“Estamos brigando pelo campeonato, carregando em todas as etapas 25 kg, 20 kg, 30 kg… E isso faz com que tenhamos um desgaste maior de pneus, no rendimento do carro”, explicou o veterano, ressaltando a diferença de rendimento entre um carro leve para outro com o peso extra.
“A performance não chega a ser tão perfeita como poderia ser, e os carros que não usam esse lastro acabam sobressaindo. Então, se pegarmos pistas em que sentimos uma diferença muito grande com o lastro, tivemos carros que andaram na frente porque estavam sem o lastro”, concluiu.
A Stock Car acelera neste fim de semana com a disputa da rodada tripla de Goiânia, que vai definir os postulantes ao título da Stock Car 2020 na Grande Final, em Interlagos. Tudo com cobertura do GRANDE PRÊMIO.