Zonta vence na pista, mas é punido por queda de tanque de combustível em Tarumã. Serra herda triunfo na corrida 1
Ricardo Zonta teve um forte ritmo de corrida, saiu da sexta posição, superou os líderes do campeonato e o pole-position Galid Osman para vencer pela terceira vez no ano. Mas uma punição por conta de uma queda do tanque de combustível após o pit-stop resultou em uma punição ao piloto, que fechou em 13º. A vitória caiu no colo de Daniel Serra, com Thiago Camilo fechando em quarto
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Relacionadas
Na pista, a vitória da corrida 1 da rodada dupla de Tarumã da Stock Car ficou com Ricardo Zonta. Com um forte ritmo, o paranaense, que largou em sexto lugar na tarde deste domingo (22), superou um a um seus adversários, batendo os líderes do campeonato Daniel Serra e Thiago Camilo, além de Galid Osman, o pole-position. No entanto, o piloto da TMG/Shell Racing acabou sendo punido pelos comissários de prova da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). Na saída do pit-stop, o tanque de reabastecimento caiu na área de pit-lane da equipe, o que a entidade considerou como infração. Logo após ter recebido a bandeirada final em primeiro, Zonta soube da punição: acréscimo de 20s no tempo de prova, o que resultou na 13ª colocação.
Segundo lugar, Daniel Serra herdou a vitória. Uma vitória fundamental para sua pretensão de título, já que Thiago Camilo fechou em quarto. Galid Osman fechou com um muito bom segundo lugar, enquanto Max Wilson completou o pódio após a punição imposta a Zonta. Antonio Pizzonia foi o quinto, seguido por Diego Nunes e Marcos Gomes, Júlio Campos foi o oitavo, à frente de Rubens Barrichello e Denis Navarro, o primeiro colocado do grid da corrida 2.
A prova também foi marcada por um incidente inusitado e perigoso. Um homem, ainda não identificado, invadiu a pista e deitou-se no gramado em plena área de escape da pista de Tarumã durante a prova. A direção de prova acionou o safety-car para retirar da pista o invasor.
Saiba como foi a corrida 1 da Stock Car em Tarumã
Sem chuva, mas com frio e céu azul, a Stock Car teve sua primeira corrida do fim de semana no autódromo gaúcho. Cacá Bueno, para economizar combustível, não fez a volta de apresentação e largou dos boxes. Na pista, Galid sustentou bem a liderança, defendendo bem a posição dos ataques de Camilo, que conseguiu resistir à pressão de Max Wilson após um toque dos dois carros para continuar em segundo. Mais atrás, Sérgio Jimenez e Guilherme Salas enfrentavam problemas.
Na briga pelo título, Serra usou o botão de ultrapassagem para ganhar a posição de Max Wilson e ficar logo atrás de Camilo no confronto direto que valia a liderança do campeonato. Em quarto, Max era seguido pela dupla da TMG/Shell Racing, com Ricardo Zonta à frente de Átila Abreu. Felipe Fraga, que havia largado em 18º, estava em 14º, com Rubens Barrichello logo atrás.
Depois de chegar a travar bom duelo com Ricardo Maurício, Rafael Suzuki enfrentava problemas e encostava nos boxes da Cavaleiro na nona volta. Outro que sofria enorme prejuízo era Felipe Fraga, que vinha lento na pista e logo depois encerrou sua jornada na corrida 1 ao parar nos boxes da Cimed. Era duro seu revés porque seus principais oponentes na luta pelo título estavam lá na frente, no top-3 da prova. E Zonta vinha muito bem e subia para quarto após superar Wilson.
Com 16 voltas completadas, Galid se desgarrava um pouco na frente, enquanto Camilo tinha de lidar com a forte pressão de Serra na luta pelo segundo lugar. Mas depois de uma tentativa frustrada de ultrapassagem, Serrinha viu a aproximação de Zonta, um dos destaques da corrida em Tarumã.
Com a abertura da janela de pit-stops obrigatórios, a expectativa era por mudanças entre os líderes. Serra entrou antes, com Galid e Zonta fazendo o reabastecimento na volta posterior. Durante a parada do veterano, houve um problema na hora de soltar o tanque de reabastecimento, que caiu. Os dois voltaram à pista à frente de Serrinha, enquanto Camilo seguiu na pista para fazer sua parada na abertura da volta 19. Era o momento decisivo da corrida. Thiago teve problemas na sua parada e voltou atrás de Serra, Galid e Zonta, que pressionava o piloto da Ipiranga Racing pela vitória.
No fim da volta 19, os ponteiros tiveram pela frente Vitor Genz, que enfrentava problemas em seu carro. A situação aproximou ainda mais Zonta e Serra de Galid. Na entrada da reta, os dois acionaram o botão de ultrapassagem e superaram o pole-position. Melhor para Zonta, que tomou a ponta quando restavam cerca de 15 minutos para o fim.
Com as paradas de Antonio Pizzonia e Rubens Barrichello, Zonta assumiu de fato a liderança da corrida, mas tinha Serra logo atrás como um ferrenho adversário na luta pela vitória. Galid ficava um pouco mais atrás, o que permitia a Camilo se aproximar do companheiro de equipe. Restavam dez minutos para o fim da disputa.
Até que a corrida teve a intervenção do safety-car. Que não foi causado por nenhum acidente ou detrito na pista. Mas porque um homem invadiu a pista e simplesmente deitou de bruços no gramado em plena corrida. A situação lembrou muito o que aconteceu no GP da Alemanha de 2000 e o GP da Inglaterra de 2003 na F1, quando houve invasão de pista durante a prova. Nas duas vezes, a vitória ficou com Rubens Barrichello.
Após a relargada, os comissários de prova da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) discutiam sobre punir Zonta por conta da queda do tanque de combustível após o pit-stop. Lá na frente, o piloto seguia concentrado e na frente, com a TMG/Shell Racing partindo para a vitória em Tarumã. Zonta cruzou a linha de chegada à frente após 34 voltas, com Serra em segundo e Galid em terceiro.
No entanto, minutos após a bandeirada, a CBA iinformou que o piloto foi punido com o acréscimo de 20s no tempo de volta, o que o levou a perder a vitória, sendo herdada por Daniel Serra. Camilo, por sua vez, subiu para quarto com a punição ao piloto da Shell Racing.
Stock Car 2017, Tarumã, corrida 1, final:
1 | 29 | DANIEL SERRA | SP | RC/EUROFARMA | 41:14.188 |
2 | 28 | GALID OSMAN | SP | IPIRANGA RACING | +3.994 |
3 | 65 | MAX WILSON | SP | RCM/EUROFARMA | +4.320 |
4 | 21 | THIAGO CAMILO | SP | IPIRANGA RACING | +7.918 |
5 | 1 | ANTONIO PIZZONIA | AM | PRATI DONADUZZI | +8.444 |
6 | 70 | DIEGO NUNES | SP | HERO | +9.354 |
7 | 80 | MARCOS GOMES | SP | CIMED | +9.461 |
8 | 4 | JÚLIO CAMPOS | PR | PRATI DONADUZZI | +12.363 |
9 | 111 | RUBENS BARRICHELLO | SP | FULL TIME | +13.051 |
10 | 5 | DENIS NAVARRO | SP | CIMED | +15.053 |
11 | 110 | FELIPE LAPENNA | SP | CAVALEIRO | +15.578 |
12 | 77 | VALDENO BRITO | PB | CARLOS ALVES/EISENBAHN | +16.320 |
13 | 10 | RICARDO ZONTA | PR | TMG/SHELL RACING | +19.035 |
14 | 12 | LUCAS FORESTI | DF | FULL TIME ACADEMY | +26.047 |
15 | 44 | ALBERTO VALÉRIO | MG | HERO | +1:20.117 |
16 | 90 | RICARDO MAURÍCIO | SP | RC/EUROFARMA | +1 volta |
17 | 18 | ALLAM KHODAIR | SP | FULL TIME | +1 volta |
18 | 0 | CACÁ BUENO | RJ | CIMED | +1 volta |
19 | 31 | MÁRCIO CAMPOS | RS | BLAU | +1 volta |
20 | 51 | ÁTILA ABREU | SP | TMG/SHELL RACING | +1 volta |
21 | 30 | CÉSAR RAMOS | RS | BLAU | +2 voltas |
22 | 25 | TUKA ROCHA | SP | RCM | +2 voltas |
23 | 9 | GUGA LIMA | PR | HOT CAR/BARDAHL | +3 voltas |
24 | 83 | GABRIEL CASAGRANDE | PR | VOGEL | +8 voltas |
25 | 46 | VITOR GENZ | RS | CARLOS ALVES/EISENBAHN | +8 voltas |
26 | 3 | BIA FIGUEIREDO | SP | FULL TIME ACADEMY | +20 voltas |
27 | 40 | FELIPE FRAGA | PA | CIMED | +20 voltas |
28 | 8 | RAFAEL SUZUKI | SP | CAVALEIRO | +22 voltas |
29 | 73 | SÉRGIO JIMENEZ | SP | HOT CAR/BARDAHL | +31 voltas |
30 | 117 | GUILHERME SALAS | SP | VOGEL | +34 voltas |
PADDOCK GP CHEGA À EDIÇÃO 100 COM HISTÓRIAS IMPERDÍVEIS DE EDGARD MELLO FILHO
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }