Bautista bate Razgatlioglu em Ímola e iguala recorde com 17ª vitória no WSBK 2023
Álvaro Bautista garantiu a vitória no circuito de Ímola com 3s672 de margem para Toprak Razgatlioglu, que chegou aos 100º pódio da carreira. Jonathan Rea ficou com o terceiro posto
Álvaro Bautista venceu pela 17ª vez na temporada 2023 do Mundial de Superbike depois de uma disputa empolgante na corrida 1 deste sábado (15) em Ímola. Toprak Razgatlioglu ficou em segundo para marcar o 100º pódio da carreira, diante de Jonathan Rea.
Dono da pole, Razgatlioglu até saiu bem, mas caiu para a quarta colocação ainda no início, quando foi superado por Andrea Locatelli, Axel Bassani e Bautista. Na abertura da segunda volta, Álvaro escapou na curva 1, o que o colocou na mira do turco da Yamaha.
Relacionadas
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Na curva 17, Bassani tomou a liderança de Locatelli, mas ficou na posição apenas até o início da terceira volta, quando Bautista e Razgatlioglu passaram. No giro seguinte, Topak aproveitou a curva 14 para fazer uma bela manobra e superar o espanhol na freada.
Razgatlioglu tentou tomar a ponta, mas, assim como Bautista, errou na curva 2 e deu um respiro a Locatelli. No giro seguinte, o turco conseguiu a ponta, pouco antes de Bautista também passar Andrea pela liderança.
Sem muita demora, Álvaro chegou em Toprak e passou a pressionar pela ponta. Na aproximação da curva 14, contudo, o titular da Ducati levou um belo de um sacode e caiu para terceiro, atrás de Rea. Duas curvas depois, o campeão vigente reagiu e retomou a posição do multicampeão.
Bautista passou a pressionar, mas só conseguiu tirar Razgatlioglu da liderança com oito voltas para o fim, na saída da curva 15. A sequência, o titular da Ducati teve de se defender por dentro, mas sustentou a ponta e abriu vantagem para vencer com 3s672 de margem para Toprak.
Com a 17ª vitória na temporada 2023, Bautista igualou o recorde de triunfos em um único ano, feito estabelecido primeiro por Doug Polen, em 1991, e repetido por Rea em 2018 e 2019.
Rea recebeu a bandeirada em terceiro, com o 252º pódio da carreira. Locatelli ficou em quarto, à frente de Michael Rinaldi, Danilo Petrucci, Bassani, Loris Baz e Alex Lowes. Scott Redding ficou em décimo.
Com o resultado, Bautista chegou a 382 pontos, 98 a mais do que Razgatlioglu, o segundo colocado. Locatelli tem o terceiro posto, diante de Rea e Bassani. No confronto das fábricas, a Ducati lidera com 387, 87 a mais do que a Yamaha. Kawasaki, Honda e BMW completam a tabela.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.