Bautista sai na frente na defesa do título e vence corrida 1 do WSBK em Phillip Island

Álvaro Bautista superou Jonathan Rea e Toprak Razgatlioglu e venceu a primeira corrida da rodada de Phillip Island do Mundial de Superbike, realizada neste sábado (25) sob chuva

Álvaro Bautista começou muito bem a campanha em busca de mais um título no Mundial de Superbike. O atual campeão da categoria venceu a primeira corrida da rodada de abertura da temporada 2023, realizada em Phillip Island, Austrália, neste sábado (25). Jonathan Rea ficou em segundo, com Toprak Razgatlioglu.

Debaixo de chuva, Bautista foi preciso na largada, deixando para trás logo no início o pole-position Razgatlioglu. Rea seguiu o representante da Aruba.it de perto, até que o britânico pulou para a liderança ao final da curva 1.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Jonathan Rea chegou a liderar, mas sucumbiu ao ataque de Bautista (Foto: WSBK)

Atrás, Toprak duelava com Alex Lowes pelo terceiro posto, com direito a toque entre os dois na curva 4, quando o turco se defendia dos ataques do rival. Lowes conseguiu a ultrapassagem, mas não demorou para Razgatlioglu recuperar a posição no início da quinta volta, após uma freada forte do britânico na curva 1.

Na frente, depois de abrir ligeira vantagem de 1s6, Rea começou a perder terreno diante de um veloz Bautista, que fez a melhor volta da prova no quinto giro. Nos dois primeiros setores, foram 0s6 de diferença tirados pelo espanhol, cruzando a linha de chegada 0s7 décimos atrás da Kawasaki.

Na décima volta, veio a manobra que deu a Bautista a liderança na ‘Curva Stoner’. Forçando o ritmo, porém, o piloto levou um susto: quase escapou na curva 8, tal como Michael Van Der Mark, que não conseguiu controlar a sua BMW e foi ao chão ainda na volta 2 da corrida.

Passado o momento de quase-queda, Álvaro voltou a acelerar e conseguiu aumentar a vantagem para o rival em quase 1s. Rea, aliás, também quase abandonou a corrida na saída da curva 10, mas conseguiu controlar a moto e permanecer na pista. O erro, no entanto, custou décimos preciosos que o impediram de brigar pela vitória.

A oito voltas do fim, Lowes, que vinha em quarto, caiu na curva 2, dando adeus a qualquer chance de pódio. Bautista confirmou a vitória com 3s4 de vantagem para Rea. Razgatlioglu colocou a Yamaha no top-3, seguido por Andrea Locatelli.

Axel Bassani ficou em quinto, com Iker Lecuona fechando em sexto. Danilo Petrucci foi o sétimo colocado, decidindo a posição contra Xavi Vierge na linha de chegada. Scott Redding e Garrett Gerloff completaram o top-10 da corrida 1.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.