Bautista vence corrida 1 na Indonésia e mantém 100% no Mundial de Superbike 2023

Álvaro Bautista faturou a primeira prova deste fim de semana, no circuito de Mandalika, e chegou à terceira vitória em três corridas no ano. Com o resultado, o espanhol da Ducati disparou na liderança do campeonato

Álvaro Bautista segue irretocável na temporada 2023 do Mundial de Superbike. Em mais uma atuação de gala, o espanhol faturou a vitória na etapa realizada neste sábado (4), no circuito de Mandalika, na Indonésia.

Foi o terceiro triunfo do espanhol da Ducati em três corridas em 2023, e o quarto consecutivo na categoria – venceu ainda a última etapa do certame passado, em Phillip Island, na Austrália.

Relacionadas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Contudo, o atual campeão da categoria teve uma missão complicada para alcançar o primeiro lugar no país asiático. “A corrida não foi fácil porque tivemos que comprometer o desempenho e o gerenciamento da vida útil dos pneus, pois tivemos muitos problemas durante os treinos”, destacou Bautista.

Além de poupar equipamento, Bautista precisou superar o grande rival na categoria, o pole Toprak Razgatlioglu, após um árduo duelo no início da corrida. Partindo do terceiro posto do grid, Bautista logo ultrapassou Andrea Locatelli, segundo na largada, iniciando uma perseguição ao turco da Yamaha.

Bautista celebra quarta vitória seguida no certame, terceira neste ano, em Mandalika (Foto: WSBK)

Na quinta volta, o espanhol ultrapassou o adversário na curva 15 do circuito, que tentou recuperar a posição. Sem êxito.

“Fiquei atrás de Toprak nas primeiras voltas tentando não sobrecarregar o pneu dianteiro”, relatou Bautista. “Então, vi que éramos um grupo grande e pensei que o ritmo poderia ser um pouco mais rápido para reduzir o número de pilotos do grupo. Tentei passar Toprak e colocar meu ritmo”, finalizou.

Ao final, o competidor da Ducati Panigale V4R concluiu as 21 voltas da etapa indonésia em 32m44s093, 4s809 à frente do segundo colocado, Razgatlioglu. Locatelli, da Yamaha, Axel Bassani e Danilo Petrucci, da Ducati, fecharam o top-5.

Com o resultado, Bautista disparou na liderança, com 87 pontos, 37 à frente do vice-líder, Locatelli, que tem 50. Razgatlioglu vem logo a seguir, com 43.

Único brasileiro do certame, Eric Granado não disputou a primeira prova na Indonésia. O paulista, que é o 20º colocado na classificação, não se recuperou a tempo de uma infecção gastrointestinal diagnosticada na quarta-feira passada (1).

Ainda neste sábado (4), a partir das 23h30 [horário de Brasília, GMT-3], será realizada a superpole no circuito asiático. No domingo (5), às 2h30, o Mundial fecha a passagem pela Indonésia com a segunda prova.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!