Anthony Gobert, ex-piloto do WSBK, morre aos 48 anos após doença grave

Anthony Gobert estava sob cuidados paliativos por conta de uma grave doença não divulgada. Com passagem de destaque pelo Mundial de Superbike nos anos 1990, o australiano enfrentou sérios problemas com álcool e drogas

Anthony Gobert, ex-piloto de motovelocidade que competiu no Mundial de Superbike e nas 500cc (atual MotoGP), morreu aos 48 anos após lutar contra uma grave doença não revelada. A confirmação da morte do australiano foi feita pela sua mãe, Suzanne Gobert, em postagem nas redes sociais.

“Meu coração está partido enquanto escrevo isto, pois meu lindo filho primogênito, Anthony, faleceu no final da tarde. Eu o amei desde o momento em que nasceu até o dia de sua morte. Às vezes ele era desafiador, para dizer o mínimo, mas sempre teve um coração bondoso e se importava com todos”, disse Suzanne, citando, em seguida, a batalha travada por Gobert contra o vício em drogas e álcool que o levou a inúmeros problemas.

“Infelizmente, ele foi vítima de um vício que está profundamente presente em nossas famílias. Ele tentou muitas vezes melhorar, mas não conseguiu. Tenho muito orgulho dele e agradeço a todas as pessoas boas que o ajudaram em vida”, finalizou.

Gobert começou a carreira no motocross e chamou atenção pela primeira vez quando conquistou a pole-position, um pódio e uma vitória em um único final de semana do Mundial de Superbike na temporada de 1994, em Phillip Island. Na ocasião, Anthony correu como wild-card — um piloto convidado.

O perfil oficial do WSBK prestou homenagem a Gobert (Foto: World Superbike)

O resultado impressionante o assegurou em tempo integral com a Kawasaki nas duas temporadas seguintes. Durante o período, venceu mais duas vezes e teve como melhor resultado geral um quarto lugar no campeonato.

Em 1997, Gobert correu com a Suzuki na MotoGP, quando a classe rainha ainda se chamava 500cc. Já na segunda corrida daquele ano, foi sétimo colocado, porém viu a carreira sofrer uma reviravolta ao ser reprovado em teste de drogas. Anthony foi demitido pela equipe.

O australiano retornou ao WSBK em 2000 com a fabricante italiana Bimota e venceu novamente na Austrália, a sua última oitava e última vitória na classe.

Os problemas com drogas, contudo, fizeram com que Gobert se afundasse cada vez mais. Em 2008, chegou a ser condenado por roubo. Em 2019, foi parar na UTI após ser espancado com um taco de baisebol numa briga em um restaurante.

Gobert sofria de uma doença grave e estava sob cuidados paliativos, de acordo com o irmão Aaron. No auge de sua carreira, recebeu o apelido de “The Go Show”, por conta da personalidade extravagante.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.