Com Sykes e Guintoli separados por 12 pontos, Mundial de Superbike retorna ao Catar para definir campeão de 2014

Temporada 2014 do Mundial de Superbike chega ao fim neste fim de semana, ainda com campeão indefinido. Tom Sykes e Sylvain Guintoli vão para o Catar separados por 12 pontos

De volta do calendário do Mundial de Superbike após quatro anos de ausência, o Catar recebe neste fim de semana a última etapa da temporada 2014. Sob as luzes de Losail, Tom Sykes e Sylvain Guintoli darão suas últimas cartas na luta pelo título.
 
Às vésperas da etapa final, o piloto da Kawasaki tem uma vantagem de 12 pontos para o rival da Aprilia. A dupla, no entanto, já tem experiência na pista do Golfo Pérsico, especialmente Guintoli, que correu cinco vezes em Losail, incluindo uma prova na MotoGP em 2008, quando recebeu a bandeirada no 15º posto.
Tom Sykes tem a liderança do Mundial de Superbike (Foto: Getty Images)
“Chegou o momento decisivo e tem muita coisa em jogo nessa etapa, mas estou ansioso para sair e fazer o que normalmente fazemos”, declarou Sykes. “Teve alguma influência do tempo no campeonato recentemente, o que obviamente deixou as coisas mais próximas do que talvez estivessem, mas o lado bom é que somos nós que temos a vantagem, então precisamos aproveitar ao máximo”, continuou.
 
“Estou em uma posição muito feliz de que este seja o terceiro ano seguido em que batalhamos pelo Mundial, então só precisamos ver o que podemos fazer no dia da corrida”, completou.
 
Além da batalha entre Sykes e Guintoli, a etapa do Catar também será decisiva para a disputa do terceiro lugar. Vencedor de quatro das últimas seis provas do Mundial, Marco Melandri soma 312 pontos e tem o terceiro posto na classificação. Jonathan Rea vem 11 pontos atrás, seguido por Loris Baz, que tem 30 de atraso para o piloto da Aprilia.
 
A prova em Losail também será a definição do campeão entre aqueles que obedecem ao estreante regulamento EVO. 12º no Mundial, David Salom chega ao Catar com 30 pontos de vantagem para Niccolò Canepa nesta disputa paralela.
Sylvain Guintoli tem 12 pontos de atraso para o rival da Kawasaki (Foto: Divulgação/WSBK)
Apesar de a etapa da África do Sul ter sido cancelada, o campeonato optou por não adotar nenhuma medida para compensar os pontos perdidos com a ausência da prova. Assim, mais 50 pontos estão em disputa neste fim de semana.
 
As demais categorias que compõem o Mundial de Superbike já tiveram seus campeões definidos. Na Supersport, Michael van der Mark garantiu o título à frente de Jules Cluzel. Na Superstock 1000, o triunfo foi do argentino Tati Mercado, que levou a taça com oito pontos de vantagem para Lorenzo Savadori. 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.