Em evento transmitido pela internet, Ducati apresenta Panigale R da temporada 2015 do Mundial de Superbike

Em um evento realizado na Itália e transmitido pela internet, a Ducati apresentou a Panigale R com que vai disputar a temporada 2015 do Mundial de Superbike. Equipe italiana terá Chaz Davies e Davide Giugliano como pilotos

A Ducati apresentou nesta segunda-feira (2) a Panigale R com que vai disputar a temporada 2015 do Mundial de Superbike. O evento foi realizado no Aruba Data Center, em Arezzo, na região da Toscana, sede da companhia italiana líder em hospedagem na internet, com que a fábrica de Borgo Panigale fechou um acordo de três anos.
 
Em comparação com o layout do ano passado, a moto que será usada por Chaz Davies e Davide Giugliano tem uma presença menor da cor branca, com o preto ganhando espaço da carenagem da moto. Internamente, a mudança no pacote eletrônico da moto é a mais significativa.
Chaz Davies e Davide Giugliano serão os pilotos da Ducati em 2015 (Foto: Ducati)
Diretor-executivo da Ducati, Claudio Domenicali citou o crescimento da fábrica de Borgo Panigale no mercado mundial de motos e ressaltou que o Mundial de Superbike é muito importante para a casa de Bolonha.
 
“2014 terminou de forma muito positiva para a Ducati, atingimos um novo recorde de vendas, entregando 45.100 motos para nossos clientes, um aumento de 2% em relação a 2013 e que confirma a tendência de crescimento pelo quinto ano consecutivo”, explicou Domenicali. “O Mundial de Superbike é um campeonato muito importante para a Ducati e para a nossa história: nós vencemos 14 títulos de pilotos e 17 de fabricantes e nós, absolutamente, queremos vencer outra vez com a Panigale”, continuou. 
 
Luigi Dall’Igna, diretor-geral da Ducati Corse, a divisão esportiva da esquadra vermelha, ressaltou que o novo regulamento do Mundial vai aproximar as motos do certame dos equipamentos de rua, além de aumentar a competitividade do campeonato graças a introdução de um limite de custo para determinados componentes.
 
“O novo regulamento introduzido para a temporada 2015 vai aproximar bastante a Superbike dos modelos de produção em termos de preparação e também a introdução de um limite de preço para alguns componentes técnicos”, explicou. “Neste difícil período econômico, eu acredito que este é o caminho certo a seguir no sentido de manter os custos sob controle e nivelar o grid”, opinou.
 
Diretor do projeto da Superbike, Ernesto Marinelli explicou que a Panigale R é uma evolução da moto do ano passado, com o maior desenvolvimento aparecendo na eletrônica, no motor e no novo sistema de escapamento.
 
“A Panigale R de 2015 é uma versão evoluída daquela com que corremos em 2014”, disse. “Nós nos alinhamos ao novo regulamento técnico e, assim como as atualizações normais de suspensão, freios e chassi, as três áreas onde nós fizemos as maiores mudanças são a nova eletrônica, o motor e o novo sistema de escapamento, que vem de uma colaboração com a Akrapovič”, seguiu.
 
“O pacote eletrônico foi completamente revisado, também por conta do limite de €8000 [cerca de R$ 24,2 mil] que foi introduzido pelo regulamento”, completou.

#GALERIA(5205)

AO VIVO

O GRANDE PRÊMIO é o único site de esporte a motor brasileiro que vai acompanhar de perto toda a pré-temporada da F1, na Espanha. Neste domingo (1), o repórter Renan do Couto e o fotógrafo Xavi Bonilla vão trazer todas as informações direto da pista de Jerez de la Frontera, palco de lançamentos e da primeira bateria de testes coletivos em 2015.

Sigam tudo AO VIVO e em TEMPO REAL na nossa nova ferramenta de transmissão e participem.

O W06
A Mercedes apresentou neste domingo (1), em Jerez de la Frontera, o W06, carro do time para a temporada 2015 da F1. Lewis Hamilton e Nico Rosberg foram os responsáveis por revelar o bólido ao mundo e o fizeram sem muita demora.
 
Dominante ao longo da temporada 2015, a Mercedes apresentou uma evolução do bólido do 2014, mas ressaltou que as mudanças no regulamento técnico da F1 também apresentou desafios para a produção do W06.

Leia reportagem completa no GRANDE PRÊMIO. 

O FW37
A Williams chamou a imprensa nesta gelada manhã de domingo (1) em Jerez, na Espanha, para apresentar fisicamente o FW37, carro com o qual vai disputar a temporada 2015. Antes, a equipe apenas havia divulgado fotos pela internet.
 
Bem bonito, o modelo azul e branco possui uma aerodinâmica diferenciada em relação aos outros carros já mostrados. O FW37 traz certos resquícios do regulamento do ano passado com seu 'bico-mamilo', possui uma curva bastante uniforme do cockpit até a ponta do bico e, na traseira, uma espécie de barbatana encerrando a carenagem que cobre o motor.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

O RB11
A nova criação da Red Bull apareceu camuflada em Jerez de la Frontera. O RB11, o carro com o qual os tetracampões vão competir na temporada 2015 da F1, surgiu no pit-lane da pista espanhola nesta manhã de domingo (1) sem pompa ou cerimônia. A equipe austríaca sequer fez uma apresentação, apenas divulgou fotos e tratou de botar Daniel Ricciardo logo no circuito, para a primeira volta de instalação.
 
O modelo, provavelmente o último projeto totalmente assinado pelo gênio Adrian Newey, vai usar uma pintura provisória por enquanto, em preto e branco. Do que se pode perceber, as linhas são refinadas, como sempre, e o bico é mais baixo também, mas um pouco mais curto, diferente das soluções usadas por Ferrari e Toro Rosso, por exemplo. É bem parecido com o desenho da Mercedes.

Leia a reportagem no GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.