Honda confirma “condição extremamente crítica” de Hayden e fala em “sério dano cerebral”. Família chega a hospital

A Honda divulgou um novo comunicado de imprensa na tarde desta quinta-feira (18), confirmando que a condição de Nicky Hayden é “extremamente crítica”. Equipe não deu prognósticos, mas afirmou que o piloto sofreu um severo dano cerebral

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A Honda cumpriu o prometido e divulgou no início da tarde desta quinta-feira (18) um boletim médico sobre a condição de Nicky Hayden. De acordo com a equipe, o norte-americano segue em uma condição “extremamente crítica” e sofreu um “sério dano cerebral”. Ele continua internado na UTI do Hospital Maurizio Bufalini, em Cesena, na Itália.

Hayden foi atropelado na última quarta-feira enquanto treinava de bicicleta nas cercanias de Rimini. Levado ao hospital local para o primeiro atendimento, o #69 foi logo transferido para o Maurizio Bufalini devido à gravidade de sua situação, mas os médicos não conseguiram realizar a cirurgia necessária por conta das condições do piloto, que se mostraram muito fracas após a colisão com o carro.

No comunicado desta tarde, a Honda informou ainda que além da noiva, Jackie Marin, Nicky já está na companhia da mãe, Rose, e do irmão Tommy.

O comunicado do Hospital Maurizio Bufalini não faz um prognóstico da condição de Hayden, mas fala em politrauma severo e sério dano cerebral. “A condição clinica de Nicky Hayden segue extremamente crítica”, diz a nota. “O jovem, que ainda está na unidade de terapia intensiva do Hospital Bufalini de Cesena, sofreu um serio politrauma com subsequente dano cerebral grave”, continua.

“O prognóstico segue reservado”, conclui.

Nicky Hayden sofreu um grave acidente nesta quarta-feira (Foto: Graeme Brown/Red Bull Content Pool)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
Nesta quinta-feira, a MotoGP abriu em Le Mans os trabalhos do GP da França com a tradicional coletiva de impresa. No encontro com os jornalistas, Valentino Rossi, Marc Márquez, Dani Pedrosa, Johann Zarco, Jorge Lorenzo e Loris Baz posaram com uma faixa em apoio ao #69, com os dizeres: “Pensando em você, Nicky”.

Natural da região próxima ao local do acidente de Hayden, Rossi revelou que conversou com um amigo médico e soube desde o principio a gravidade do quadro de norte-americano, que teve como companheiro de equipe na Honda e, depois, na Ducati. O multicampeão confirmou que a situação de Nicky é "realmente muito difícil".

Vida e carreira

Hayden teve longa carreira na MotoGP, competindo em tempo integral entre 2003 e 2016. O ponto alto foi a temporada 2006, quando o americano derrotou Valentino Rossi em uma briga acirrada pelo título. Sem apresentar o brilho de outrora nos últimos anos, Nicky topou representar a Honda no Mundial de Superbike. Em 2016, seu primeiro ano completo no certame, o piloto venceu uma corrida e fechou a temporada em quinto. A temporada 2017 começou com resultados medianos – a melhor posição de chegada foi um sétimo lugar na Tailândia. No último final de semana, em Ímola, abandonou uma prova e foi 12º na outra.

 
Nicky Hayden nasceu na cidade de Owensboro, no Kentucky, em 30 de julho e tem 35 anos. É o último piloto norte-americano campeão mundial da MotoGP De trajetória diferente da maioria dos competidores do Mundial de Motovelocidade, o piloto ganhou notoriedade com grandes performances no Campeonato Americano de Superbike, categoria na qual se consagrou campeão em 2002. Antes disso, já havia vencido a AMA Supersport 600 com a Honda em 1999.
 
Nicky ainda faria uma participação em 2002 na rodada de Laguna Seca do Mundial de Superbike. E o desempenho chamou atenção, tanto que, na temporada seguinte, Hayden já estava na MotoGP, defendendo a equipe de fábrica da Honda.
Nicky Hayden entrou no lugar de Dani Pedrosa no ano passado na prova da Austrália (Foto: Yamaha)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Com os japoneses, o piloto foi quinto colocado em seu ano de estreia em 2003. A carreira do americano. Então, evoluiu ao longo dos anos: em 2005, veio a primeira vitória na MotoGP e logo em casa: com direito a pole em Laguna Seca, Hayden subiu ao topo do pódio pela primeira vez em 10 de julho. Além da vitória na Califórnia, o piloto faturou ainda outros cinco pódios e duas poles para terminar em terceiro lugar. Mas o grande ano veio em 2006. Ainda andando com a marca nipônica, Hayden se tornou campeão mundial, vencendo Valentino Rossi, por apenas cinco pontos.

 
Foram dois triunfos de Hayden naquele ano, contra cinco de Rossi. No entanto, a consistência do americano da Honda e a regularidade foram decisivos para que ele conquistasse sua maior glória na carreira.
 
Nicky ficou mais duas temporadas na esquadra japonesa antes de, em 2009, assinar contrato com a Ducati. Pela equipe italiana, o norte-americano disputou cinco campeonatos, tendo o italiano multicampeão do Mundial como companheiro em duas temporadas. Sem sucesso com a difícil moto de Borgo Panigale, Hayden ainda correr na pequena Aspar entre 2014 e 2015. Sua última aparição na MotoGP aconteceu no passado, quando defendeu a Marc VDS na Espanha e a Honda na etapa de Austrália, onde foi chamado para substituir o lesionado Dani Pedrosa.
 
Atualmente, Hayden corre pela equipe de fábrica da Honda no Mundial de Superbike. No último fim de semana, o piloto disputou a rodada de Ímola. Nicky não terminou a primeira corrida, mas completou a segunda em 12º.
 
MENINO THOMAS MOSTRA LADO HUMANO DA F1 E AQUECE ATÉ CORAÇÃO DO ‘HOMEM DE GELO’ RÄIKKÖNEN

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.