Hospital comete erro e antecipa morte de Hayden enquanto equipe médica analisava condição cerebral

Nicky Hayden morreu nesta segunda-feira (22), vítima de uma lesão cerebral grave após ser atropelado enquanto andava de bicicleta na última quarta-feira. O anúncio da morte foi feito pelo Hospital Maurizio Bufalini próximo às 12h40 (de Brasília) - só que o horário da morte, 14h09, comprovou um erro por precipitação do hospital

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A trágica notícia da morte de Nicky Hayden – campeão mundial do Mundial de Motovelocidade em 2006 – no começo da tarde desta segunda-feira (22) foi confirmada antes do que deveria num erro do Hospital Maurizio Bufalini. Na realidade, o hospital de Cesena confirmou a morte do piloto quase uma hora e meia antes da hora do óbito.

 
A morte foi confirmada às 12h40 (horário de Brasília) em comunicado oficial do hospital, enviado por e-mail, onde Hayden estava desde que o dia em que foi atropelado enquanto andava de bicicleta na cidade italiana de Riccione. 
 
“O corpo médico atestou a morte do paciente Nicholas Patrick Hayden, internado na quarta-feira, 17 de maio, em uma unidade de cuidados intensivos do Hospital Bufalini, de Cesena, em consequência das graves lesões múltiplas ocorridas naquela data”, disse o comunicado do hospital.
 
A imprensa internacional, incluindo o GRANDE PRÊMIO, rapidamente noticiou a morte de Hayden. Cerca de uma hora depois, uma nova mensagem via e-mail admitia o "erro material" na confirmação da morte. 
Nicky Hayden foi declarado morto quase 90 minutos antes de morrer (Foto: Honda Racing)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

"A respeito das condições de Nicky Hayden e sobre o e-mail enviado anteriormente por erro material, informamos que está em curso neste momento e vai se concluir em breve a confirmação da morte cerebral necessária para a constatação do óbito", disse o hospital em e-mail enviado às 13h48 (sempre de Brasília) para o Serviço Sanitário Regional Emilia-Romana [região onde está a cidade de Cesena].

 
Chamou a atenção a demora do pronunciamento de Honda e da MotoGP. Até que, às 14h28 (de Brasília), a Honda soltou a nota oficial sobre a morte de Nicky. Neste comunicado, confirmou o erro: a hora da morte oficial é 17h09 locais (14h09) em Brasília.

Procurado pelo GRANDE PRÊMIO, o hospital confirmou o engano dizendo que a primeira mensagem "foi enviada por mero erro".

 
Nicky tinha 35 anos e estava cercado pela noiva, Jackie; a mãe, Rose; e o irmão, Tommy.
Nicky Hayden (Arte: Rodrigo Berton)

O passo a passo do estado de Hayden depois do acidente

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

O primeiro boletim médico foi divulgado pelo Maurizio Bufalini horas depois do acidente, ainda na noite de quarta-feira, e dava conta de que o estado de saúde de Hayden era crítico e não havia melhorado com relação aos primeiros momentos após o acidente. Hayden teve uma parada cardíaca na UTI e precisou ser reanimado. Estava fraco demais, porém, para ser submetido a uma cirurgia. 

 
Mais algumas horas depois, na manhã da quinta-feira, o hospital divulgou que a situação não havia melhorado e Nicky ainda estava "extremamente fraco". Em seguida, a Honda divulgou seu primeiro comunicado e disse que a marca tinha representantes junto a Hayden no hospital, mas sem tocar no estado de saúde do piloto. Algumas horas depois, admitiu que a situação era gravíssima e anunciou a chegada da família de Hayden a Cesena – a noiva, Jackie Marin, a mãe, Rose, e irmão, Tommy. Hayden tinha um sério politrauma e dano cerebral grave.
 
A mudança positiva tão esperada pelos fãs, não chegava. Enquanto recebia elogios e mensagens de incentivo de outros rostos do esporte a motor, como Valentino Rossi – grande rival do ano do título mundial -, Hayden seguia em situação difícil. O Hospital Maurizio Bufalini iniciou a sexta-feira relatando uma noite "sem mudanças" e a manutenção da situação "extremamente grave"
 
No começo do sábado, a imprensa italiana passou a tratar de que Nicky havia sido colocado em coma induzido, algo que o pai do piloto, Earl Hayden – que não foi à Itália por conta de um tratamento de saúde -, tratou de negar prontamente. Earl voltaria a falar nesta segunda-feira pela manhã, quando pedia um milagre. A mudança sobre o estado de saúde não chegou também naquele sábado.
 
O último boletim médico foi divulgado no domingo. Novamente, o Hospital Maurizio Bufalini relatou que não havia mudança no quadro crítico de Hayden. 
 
No começo da tarde desta segunda, as esperanças cessaram. Hayden não resistiu.

Atropelamento de ciclistas

É o terceiro atropelamento de um ciclista famoso na Europa em um mês. O primeiro foi de Michele Scarponi, profissional do esporte e vencedor do prestigioso Giro D'Italia em 2011. Scarponi se preparava para ser capitão da gigante do ciclismo, a Astana, na edição deste ano do Giro. No dia 21 de abril, treinava perto de sua casa, em Filottrano, quando foi atropelado por uma van e morreu.
 
Depois, no último dia 9, outro ciclista profissional, o vencedor do Tour de France Chris Froome, treinava perto de sua casa, em Mônaco, quando foi atropelado pelo que chamou de "um motorista impaciente". Froome disse que a batida em sua bicicleta foi proposital e que o motorista fugiu após o incidente. Apesar de ter a bicicleta destruída, o inglês saiu sem maiores problemas físicos. 
 
Segundo um levantamento da rede de TV inglesa BBC, por volta de 100 ciclistas morrem todos os anos apenas na Grã-Bretanha – e mais de 3.000 se machucam com gravidade. Já na França, onde Froome foi atropelado, o levantamento é de que quatro a cada 100 mortes de trânsito são de ciclistas. Na Itália dos acidentes de Scarponi e Hayden, 7% das mortes nas estradas são de ciclistas, enquanto o número na União Europeia é de 8%. O maior número na Europa é o da Holanda, onde os ciclistas representam 25% das mortes no trânsito.
Nicky Hayden (Foto: Markus Berger/Red Bull Content Pool)

Relembre a trajetória de Hayden

 
Nicky Hayden nasceu na cidade de Owensboro, no Kentucky, em 30 de julho e tem 35 anos. É o último piloto norte-americano campeão mundial da MotoGP De trajetória diferente da maioria dos competidores do Mundial de Motovelocidade, o piloto ganhou notoriedade com grandes performances no Campeonato Americano de Superbike, categoria na qual se consagrou campeão em 2002. Antes disso, já havia vencido a AMA Supersport 600 com a Honda em 1999.

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Nicky ainda faria uma participação em 2002 na rodada de Laguna Seca do Mundial de Superbike. E o desempenho chamou atenção, tanto que, na temporada seguinte, Hayden já estava na MotoGP, defendendo a equipe de fábrica da Honda. 

 
Com os japoneses, o piloto foi quinto colocado em seu ano de estreia em 2003. A carreira do americano. então, evoluiu ao longo dos anos: em 2005, veio a primeira vitória na MotoGP e logo em casa: com direito a pole em Laguna Seca, Hayden subiu ao topo do pódio pela primeira vez em 10 de julho. Além da vitória na Califórnia, o piloto faturou ainda outros cinco pódios e duas poles para terminar em terceiro lugar. Mas o grande ano veio em 2006. Ainda andando com a marca nipônica, Hayden se tornou campeão mundial, vencendo Valentino Rossi, por apenas cinco pontos.
Nicky Hayden foi atropelado por um carro durante um treinamento na Itália (Foto: Marzio Biondi)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Foram dois triunfos de Hayden naquele ano, contra cinco de Rossi. No entanto, a consistência do americano da Honda e a regularidade foram decisivos para que ele conquistasse sua maior glória na carreira.

 
Nicky ficou mais duas temporadas na esquadra japonesa antes de, em 2009, assinar contrato com a Ducati. Pela equipe italiana, o norte-americano disputou cinco campeonatos, tendo o italiano multicampeão do Mundial como companheiro em duas temporadas. Sem sucesso com a difícil moto de Borgo Panigale, Hayden ainda correr na pequena Aspar entre 2014 e 2015. Sua última aparição na MotoGP aconteceu no passado, quando defendeu a Marc VDS na Espanha e a Honda na etapa de Austrália, onde foi chamado para substituir o lesionado Dani Pedrosa.
 
Atualmente, Hayden corria pela equipe de fábrica da Honda no Mundial de Superbike. No último fim de semana, o piloto disputou a rodada de Ímola. Nicky não terminou a primeira corrida, mas completou a segunda em 12º.

O Mundial de Superbike volta às pistas já neste fim de semana, com a etapa de Donington Park. A Honda, equipe defendida por Hayden, não confirmou se estará na pista inglesa.

A reação do mundo do esporte a motor

Felipe Massa, piloto de F1

Helio Castroneves, piloto da Indy

Tony Kanaan, piloto da Indy

Scott Redding, piloto da MotoGP

Álvaro Bautista, piloto da MotoGP

Dario Franchitti, ex-piloto da Indy

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, piloto da F1

MotoGP

MENINO THOMAS MOSTRA LADO HUMANO DA F1 E AQUECE ATÉ CORAÇÃO DO ‘HOMEM DE GELO’ RÄIKKÖNEN

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.