Rea vence, sai da seca e quebra recorde corrida 1 da etapa da Tchéquia do WSBK
Jonathan Rea volta a vencer no WSBK e, com isso, quebra recorde de Giacomo Agostini e é o maior vencedor da história das corridas de moto
Jonathan Rea voltou a vencer no Mundial de Superbike após uma exibição memorável na chuva na primeira corrida da rodada de Most, na Tchéquia. O piloto da Kawasaki chegou à frente de Toprak Razgatlioglu, que reduziu a distância no campeonato mundial para o espanhol Álvaro Bautista, que só foi 12º. O pódio foi completado por Danilo Petrucci.
Com esta vitória, Rea soma 124 triunfos em duas rodas (119 na Superbike, 3 na Supersport e 2 no Mundial de Endurance) e supera as 123 de Giacomo Agostini (68 nas 500cc, 54 nas 350cc e 1 nas 750cc) ao se tornar o piloto mais laureado de toda a história do motociclismo. O norte-irlandês não vencia desde a última etapa de 2022, em Phillip Island.
Relacionadas
A corrida começou com a pista molhada e foi Axel Bassani quem assumiu a liderança à frente de Remy Gardner, com Rea ultrapassando Razgatlioglu para se colocar em terceiro. Já no início, o italiano e o australiano abriram vantagem, com Bautista progredindo rapidamente para se colocar em terceiro à frente de Xavi Vierge e Rea.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O oposto de Razgatlioglu, que perdeu muitas posições na primeira volta, saindo do top-10. Enquanto isso, Bassani – que usava pneus de chuva extrema – estava muito rápido e em duas voltas abriu uma vantagem de 5s sobre Gardner.
Com a chuva diminuindo, começaram as trocas de pneus e com isso Rea era o mais rápido, ultrapassando Bautista e Gardner para se colocar em segundo. Os dois optaram por trocar de pneus na quinta volta, o que permitiu a Razgatlioglu escalar até a terceira posição, mas, com um erro, voltou a cair para sexto. Na volta seguinte, Bassani decidiu entrar nos boxes, o que deu a liderança a Rea.
A vantagem do piloto da Kawasaki sobre Scott Redding e Petrucci disparou para 13s em sete voltas. Por sua vez, Razgatlioglu se recuperou do erro e voltou a terceira posição quando faltavam 12 voltas para o fim da prova.
O turco e o italiano começaram a reduzir a vantagem de Rea, mas não conseguiram chegar no norte-irlandês. Razgatlioglu ainda ultrapassou Petrucci para ser segundo. Redding ficou em quarto e Iker Lecuona em quinto ao passar Locatelli. A sétima posição ficou com Bassani, com Dominique Aegerter logo atrás. Alex Lowes foi o nono e Loris Baz, o décimo.
O complemento da rodada tripla do WSBK em Most, na Tchéquia, acontece neste domingo (30), com a corrida Superpole agendada para 6h e a corrida 2 marcada para 9h (horário de Brasília).

