Mundial de Superbike surpreende e passa a usar grid semi-invertido na segunda corrida do fim de semana

A partir de 2017, o grid de largada da corrida dois das rodadas duplas do Mundial de Superbike não será mais definido com base na Superpole. Ordem de partida do complemento da rodada vai levar em conta os resultados da primeira perna do fim de semana

 

O Mundial de Superbike vai passar por mais uma mudança em 2017. Depois de dividir suas corridas em dois dias, chegou a hora de modificar o sistema que define o grid de largada de cada uma dessas baterias.

 
Em uma reunião em Madri, na Espanha, a Comissão de Superbike, que é formada por Gregório Lavilla, diretor-esportivo do Mundial de Superbike; Takanao Tsubouchi, da MSMA (Associação das Fábricas de Motocicletas Esportivas); e Rezscö Bulcsu, diretor da Comissão de Corrida de Pista da FIM (Federação Internacional de Motociclismo); junto com Daniel Carrera, da Dorna, a promotora do certame, Paul Duparc, Charles Hennekam e Scott Smart, da FIM, decidiu pela nova mudança no formato da categoria. A meta, mais uma vez, é aumentar o entretenimento.
Mundial de Superbike promoveu nova mudança de regulamento da 2017 (Foto: Divulgação/WSBK)

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

A partir do próximo ano, a Superpole definirá apenas o grid da corrida de sábado e a ordem de partida dos pilotos que estiverem fora do top-9 nesta primeira perna do fim de semana.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

No novo sistema, as posições de largada nas três primeiras filas da corrida dois serão afetadas pelo resultado da bateria de sábado. Assim, o vencedor da primeira prova do fim de semana sai em nono, com o segundo largando em oitavo e o terceiro em sétimo. Os pilotos que receberem a bandeirada entre quarto e sexto serão promovidos para a primeira fila, com a segunda linha da grelha sendo fornada pelos ocupantes de sétimo, oitavo e nono postos.
 
A partir da décima colocação, porém, volta a contar o resultado da Superpole. Assim, é possível, por exemplo, que o piloto que fature a pole para a corrida um e abandone a prova, largue em décimo nesta segunda bateria do fim de semana.
 
A mudança, apesar de ter causado alguma polêmica entre fãs e imprensa especializada, não é exatamente inédita no mundo das superbikes. No Campeonato Britânico, por exemplo, a ordem de partida para a corrida dois é definida pelas voltas mais rápidas da primeira perna do fim de semana.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.