Mundial de Superbike divulga calendário de 2024 com 12 etapas e duas novas pistas

A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) divulgou na manhã desta quinta-feira (26) o calendário provisório da temporada 2024. Com 12 etapas, programa inclui as pistas de Balaton Park, na Hungria, e Cremona, na Itália, mas deixa a Argentina e a Indonésia de fora

O Mundial de Superbike já tem um calendário provisório para a temporada 2024. A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) divulgou nesta quinta-feira (26) uma programação de 12 etapas, com destaque para a inclusão dos circuitos de Balaton Park, na Hungria, e Cremona, na Itália, e a ausência de Argentina e Indonésia.

A previsão é iniciar o campeonato em 25 de fevereiro, em Phillip Island, logo depois de um teste programado para a Austrália entre os dias 19 e 20. Um mês depois, em 24 de março, o WSBK desembarca em Barcelona. Assen, Misano e Donington Park aparecem em seguida, acompanhados por Most e Portimão.

Em 25 de agosto, o Mundial de Superbike prevê estrear no circuito de Balaton Park, na Hungria. A pista, localizada em uma área turística próxima ao lago Balaton, 90 km ao sudoeste da capital Budapeste, porém, ainda precisa ser homologada.

Depois de uma passagem por Magny-Cours, o Mundial segue para a também estreante pista de Cremona, um circuito de 3.702 metros localizado em San Martino del Lago, na Lombardia. O traçado, contudo, também precisa da homologação da FIM.

WSBK divulgou calendário provisório de 2024 (Arte: Divulgação/WSBK)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Aragão vem na sequência, antes do encerramento do campeonato, previsto para Jerez de la Frontera em 13 de outubro.

Além das duas novas pistas, chama atenção a ausência da Argentina. Em julho deste ano, o WSBK cancelou a etapa prevista para 15 de outubro em San Juan Villicum sob a alegação de que o “intenso calendário eleitoral” atrapalhava a realização da corrida. O país sul-americano realizou o primeiro turno das eleições no último dia 19, com a segunda etapa da votação agendada para 19 de novembro em uma disputa entre o governista Sergio Massa e o radical de direita Javier Milei.

Mundial de Superbike 2024, Calendário provisório:

   CATEGORIA
DATAPAÍSCIRCUITOWSBKWSSPWSSP300
25/fevAUSTRÁLIAPHILLIP ISLAND 
24/marESPANHABARCELONA
21/abrHOLANDAASSEN
16/junITÁLIAMISANO
14/julREINO UNIDODONINGTON PARK 
21/julREPÚBLICA TCHECAMOST
11/agoPORTUGALPORTIMÃO
25/agoHUNGRIABALATON PARK¹ 
08/setFRANÇAMAGNY-COURS
22/setITÁLIACREMONA¹ 
29/setESPANHAARAGÃO
13/outESPANHAJEREZ DE LA FRONTERA
Martín peca em momento chave e abre brecha para Bagnaia escapar na MotoGP
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.