Razgatlioglu domina domingo em Portimão e estabelece novo recorde de vitórias no WSBK

Depois de vencer todas as corridas do fim de semana, Toprak Razgatlioglu chegou a 13 vitórias consecutivas no Mundial de Superbike e superou marca histórica que pertencia ao espanhol Álvaro Bautista e ao britânico Jonathan Rea

Imparável. Depois de vencer a corrida 1 e igualar a marca histórica de 11 vitórias consecutivas no Mundial de Superbike, Toprak Razgatlioglu agora foi além e estabeleceu um novo recorde na categoria. Neste domingo (11), o turco não só foi o mais rápido na corrida Superpole, como também subiu no degrau mais alto do pódio momentos depois na segunda prova do fim de semana, em Portimão, chegando a 13 triunfos em sequência.

O fim de semana no autódromo de Algarve foi uma reviravolta completa. Após sofrer com problemas técnicos durante os treinos de sexta-feira, o piloto da BMW conseguiu dar a volta por cima e garantiu a pole-position ao marcar 1min39s783, apenas 0s104 à frente do britânico Alex Lowes, da Kawasaki. No sábado, o #54 até largou mal, caindo para terceiro, mas recuperou o ímpeto e superou o espanhol Álvaro Bautista e o italiano Danilo Petrucci, que completaram o pódio. Mas não parou por aí.

Na manhã deste domingo, Razgatlioglu mais uma vez largou mal e despencou para a terceira colocação logo nos primeiros metros. Entretanto, assim como foi visto no dia anterior, o líder do campeonato conseguiu se recuperar logo na volta seguinte, aproveitando-se de uma intensa batalha pela segunda posição e abrindo vantagem na ponta, caminhando com certa tranquilidade para a 12ª vitória consecutiva no ano.

Por outro lado, a disputa pelo segundo posto estava acirrada. Além de Petrucci, Lowes e Bautista, o neerlandês Michael van der Mark e o italiano Nicolò Bulega também entraram na briga quando restavam quatro voltas para o fim. A batalha pelas duas posições restantes no pódio se prolongou até os metros finais, com o italiano da Ducati conseguindo chegar em segundo, 2s980 atrás de Toprak, enquanto Alex apostou em uma excepcional manobra na curva 8 durante a décima e última volta para superar o #60 da BMW e fechar o top-3.

Toprak Razgatlioglu estabeleceu novo recorde no WSBK (Foto: David Pozo)

A corrida 2, porém, foi muito mais complicada para Razgatlioglu. O turco chegou a perder a liderança novamente na largada para Petrucci, mas a recuperou na curva 3, ao mesmo tempo em que o italiano não resistiu aos ataques de Lowes e Van der Mark e caiu para a quarta posição. Bulega, Andrea Iannone e Bautista vinha logo atrás, tentando acompanhar os ponteiros.

Na volta seguinte, Toprak cometeu um erro no momento em que contornava a curva 5 e caiu para terceiro, já que seu companheiro de equipe aproveitou a oportunidade para ultrapassá-lo e também Alex. Naquele momento, parecia que a ampla sequência de vitórias do turco chegaria ao fim. Mas demorou apenas dois giros para o #54 retomar a liderança e passar a ser perseguido por Bautista, que vinha em plena recuperação após largar apenas em sexto.

A disputa entre os rivais dava indícios de que se estenderia até os momentos finais da prova, no entanto, a queda do espanhol quando restavam cinco voltas para a bandeira quadriculada jogou todas as chances de um triunfo por água abaixo. Bulega, que vinha em terceiro e acompanhava tudo de camarote, aproveitou a oportunidade para atacar Razgatlioglu e tentar a vitória, mas sem sucesso. Ao cruzar a linha de chegada, depois de 20 voltas, a diferença entre eles era de míseros 0s035.

O líder do campeonato venceu a 13ª de maneira consecutiva e ampliou a vantagem no campeonato. Bulega e Lowes completaram o pódio, enquanto que Iannone, Petrucci, Jonathan Rea, Van der Mark, Garrett Gerloff, Xavi Vierge e Dominique Aegerter fecharam a lista dos dez primeiros colocados em Portugal.

Queda de Álvaro Bautista quando restavam cinco voltas para o fim (Vídeo: Red Bull TV)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Rea vê Razgatlioglu “referência no WSBK”: “Não esperava que fosse tão dominante”

Com todos os resultados computados, Razgatlioglu chegou aos 365 pontos e abriu 92 de vantagem para Bulega, vice-líder do campeonato. Bautista vem em terceiro, diante de Alex Lowes e Andrea Locatelli. No Mundial de Construtores, a BMW lidera com 374 tentos, 20 a mais do que a Ducati. A Kawasaki é a terceira, com Yamaha Honda fechando o top-5.

O Mundial de Superbike volta à ativa no fim de semana de 8 de setembro, com a etapa em Magny-Cours, na França.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.