Rossi sobra em San Juan Villicum e domina rodada dupla do TCR South America
Líder do campeonato, o brasileiro Pedro Cardoso saiu zerado da corrida 2 e viu Raphael Reis se aproximar na classificação
Neste domingo (15), o TCR South America esteve no circuito de San Juan Villicum, na Argentina, para realizar a sétima etapa da temporada 2024. Competindo no ‘quintal de casa’, Matías Rossi não deu chance aos adversários e teve um fim de semana perfeito, conquistando a pole-position e vencendo as duas corridas da rodada.
Na classificação, realizada no sábado, o dono do Toyota #17 cravou 1min44s367 e superou o uruguaio Juan Manuel Casella por exatamente 0s367, enquanto Matías Cravero, outro argentino na competição, completou a lista dos três primeiros a bordo do Honda #38. Leonel Pernía, no Peugeot #44, ficou com a quarta posição, enquanto Galid Osman, brasileiro com o melhor resultado conquistado, garantiu a quinta posição no grid com o Cupra #28.
Começando da pole, Rossi superou os problemas que teve com os freios e conseguiu vencer a corrida 1 do fim de semana, que aconteceu na manhã deste domingo. A equipe Squadra Martino ficou com os outros dois lugares no pódio. Em segundo, Casella até chegou a ameaçar o líder nas primeiras voltas, mas não conseguiu manter o mesmo ritmo, enquanto que Cravero surpreendeu e fechou o top-3. Rafael Suzuki, por sua vez, foi o brasileiro mais rápido e recebeu a bandeira quadriculada na quinta colocação.
Algumas horas depois, os pilotos retornaram à pista para a corrida 2. Líder do campeonato, Pedro Cardoso tinha tudo para aumentar ainda mais a vantagem na tabela, mas acumulou prejuízo atrás de prejuízo e não conseguiu nem mesmo pontuar. Depois de ser ultrapassado por Suzuki, o dono do Peugeot #43 da PMO Racing se envolveu em um incidente com Raphael Reis, vice-líder da temporada, e viu as chances de somar pontos irem por água abaixo.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Cardoso varre rodada dupla em El Pinar e toma liderança do TCR Sul-Americano
Grande conhecedor do circuito argentino, Rossi começou da décima posição na segunda prova e escalou o pelotão de maneira impecável, superando Suzuki nos minutos finais para fechar o fim de semana com chave de ouro. Logo atrás, Casella chegou em segundo e garantiu mais um pódio. O brasileiro Osman, da W2 Pro GP, ficou em terceiro lugar. Punido com 10s por causa do incidente com Cardoso, Reis terminou em sétimo.
Com 332 pontos somados, Pedro continua na liderança do campeonato, mesmo após a etapa frustrante que teve na Argentina. Raphael, por sua vez, conquistou pontos importantes e chegou a 319 tentos, diminuindo a vantagem do compatriota e deixando a disputa pelo título em aberto. Casella e Juan Ángel Rosso ocupam o terceiro e quarto lugares com 290 e 285 pontos, respectivamente. Dono do fim de semana, Rossi agora acumula 256 e é o quinto colocado na classificação do TCR.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.