Com nove caminhões inscritos, F-Truck abre temporada com Cirino na pole e diferença de quase 4s para 2º no grid

Em meio à ruptura entre Neusa Navarro e a maior parte das equipes e pilotos do grid até a temporada passada, a F-Truck, em crise, alinhou apenas nove competidores para a primeira corrida da temporada, no circuito do Velopark, em Nova Santa Rita. O tetracampeão Wellington Cirino, um dos poucos remanescentes entre os mais experientes da categoria, larga na pole

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

No momento mais profundo da maior crise da sua história, a F-Truck tenta recomeçar. Em meio aos inúmeros problemas administrativos, financeiros e esportivos, que culminaram com a debandada da maior parte das equipes e pilotos do grid, a categoria chefiada por Neusa Navarro Félix realiza neste fim de semana a primeira etapa de uma conturbada e incerta temporada 2017. O palco da primeira prova é o circuito do Velopark, em Nova Santa Rita. Depois de três treinos livres, a classificação foi realizada nesta tarde com apenas nove pilotos inscritos e teve o tetracampeão Wellington Cirino, um dos poucos remanescentes entre os competidores de maior experiência, como pole-position. Foi a 30ª da sua carreira.

 
A diferença para o segundo colocado no grid, o novato Witold Ramasauskas, foi de 3s443. Paulo Salustiano, companheiro de equipe de Cirino, enfrentou problemas na classificação e fez sua melhor volta 34s237 mais lento que o pole. 
 
Apenas nove pilotos estão inscritos para a etapa de abertura da temporada 2017. Deles, mais da metade do grid (cinco) é composta por estreantes. Ricardo Gargiulo, com Ford; Witold Ramasauskas, com Mercedes; Rodrigo Gomes, com Iveco; Alan Chanoski, também com Iveco, e a jovem uruguaia Carolina Canepa, com Volvo. 

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Wellington Cirino faturou, pela 30ª vez, a pole na F-Truck (Foto: Rodrigo Ruiz)
Completam a lista: Paulo Salustiano, dono de oito vitórias na F-Truck; Joel Mendes Jr., que estreou no ano passado; Cristina Rosito, que volta ao grid da categoria dos caminhões, e o tetracampeão Wellington Cirino. Salustiano, Cirino e Mendes correm de Mercedes, enquanto Rosito acelera um caminhão Volvo.
 
A diferença em relação ao grid que abriu a última etapa da temporada passada, em Londrina, é brutal. Nada menos que 19 caminhões alinharam no Autódromo Internacional Ayrton Senna. Nomes como o tetracampeão Felipe Giaffone, Roberval Andrade, Beto Monteiro, Djalma Fogaça, Leandro Totti, André Marques e Débora Rodrigues, por exemplo, estão fora desta formação atual da F-Truck em 2017.
Novato, Witold Ramasauskas surpreendeu com o segundo lugar no grid (Foto: Rodrigo Ruiz)
Por muito pouco a disputa da etapa do Velopark não aconteceu. O GRANDE PRÊMIO apurou que a categoria quitou as dívidas com a Federação Gaúcha de Automobilismo, de aproximadamente R$ 90 mil, e pôde garantir a disputa da primeira corrida da temporada. Ainda na sexta-feira, no fim do dia, a F-Truck realizou seu primeiro treino livre, que contou, melancolicamente, apenas com quatro caminhões: Mendes Jr. — o mais rápido da sessão — Witold Ramasauskas, Cristina Rosito e Carolina Canepa.
 
Na manhã deste sábado, a F-Truck realizou seu segundo treino livre. O primeiro com a presença de Cirino e Salustiano na pista. O tetracampeão dominou as atividades e marcou 1min10s828. Salustiano ficou 1s088 atrás. A diferença para a terceira colocada, Cristina Rosito, já foi enorme: 4s459. Joel Mendes Jr. e Carolina Canepa completaram a lista da segunda sessão.
A uruguaia Carolina Canepa é uma das estreantes da F-Truck no Velopark (Foto: Rodrigo Ruiz)
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A F-Truck ainda realizou um terceiro treino, que contou com mais caminhões: sete. E, novamente, Cirino liderou as atividades ao marcar 1min11s342 como sua melhor volta, sendo seguido por Salustiano, 0s459 atrás, e Joel Mendes Jr., com 1s450 de desvantagem. Ramasauskas, Rosito, Chanoski e Carolina Canepa também estiveram na pista. Apenas no período da tarde o grid da F-Truck ganhou a presença de outros dois novatos: Ricardo Gargiulo e Rodrigo Soares.

 
Na definição do grid de largada, Cirino comprovou o favoritismo. Piloto mais experiente do grid, o dono do Mercedes #6 foi o mais rápido ao cravar 1min10s957, 3s443 de vantagem para Ramasauskas. A terceira colocada no grid foi a gaúcha Cristina Rosito, 3s964 atrás do tempo do pole-position. Alan Chanoski vai largar em quarto. Os novatos Gargiulo e Carolina Canepa partirão em quinto e sexto, respectivamente, com tempo de volta 11s mais lento em relação a Cirino. Rodrigo Soares, também estreante, é o sétimo no alinhamento inicial, 13s950 atrás da marca de Cirino. Salustiano e Joel Mendes Jr. enfrentaram problemas na classificação e vão fechar o grid de largada.
 
A largada da temporada 2017 da F-Truck está marcada para 13h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da corrida no Velopark em TV aberta pela Band.

PADDOCK GP #69 DEBATE ABERTURA DA INDY, TESTES DA F1 E MOTOGP E LEMBRA JOHN SURTEES

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.