De ponta a ponta, Totti vence em Interlagos e quebra recorde ao ganhar com três caminhões diferentes na mesma pista

Leandro Totti segurou as investidas de Felipe Giaffone e venceu a terceira prova consecutiva na Fórmula Truck; prova de São Paulo teve três intervenções do pace-truck e terminou debaixo de chuva

Terceira vitória consecutiva com direito a quebra de recorde. Foi assim o fim de semana perfeito de Leandro Totti, vencedor da terceira etapa da F-Truck, neste domingo, em Interlagos. O piloto do caminhão #73 controlou a corrida do início ao fim e só viu a sua frente nos 55 minutos de prova o pace-truck, que entrou na pista três vezes.

De quebra, escreveu seu nome na história da categoria ao vencer com três caminhões diferentes em um mesmo circuito. Em 2005, estava de Ford, em 2012, de Mercedes-Benz e, nesse ano, de Volkswagen. Completaram o pódio Felipe Giaffone, Welington Cirino, Adalberto Jardim e Roberval Andrade.

Totti conquistou a terceira vitória consecutiva no campeonato (Foto: Orlei Silva)

Confira como foi a etapa da F-Truck em São Paulo:

 
Totti começou bem e manteve a liderança na largada lançada. Na primeira perna do S do, Danilo Dirani, que partiu em quinto, foi tocado por André Marques e rodou. O Scania de Dirani ficou atravessado e muitos pilotos acabaram se tocando para desviar dele, mas nada grave. Dirani foi para os boxes e abandonou. Passada a confusão, ainda na primeira volta Djalma Fogaça rodou depois de ser tocado por Luiz Lopes e o pace-truck foi acionado para tirá-los do caminho.
 
Giaffone aparecia em segundo e Adalberto Jardim, que largou em oitavo, havia pulado para quinto. Não demorou para a corrida ser reiniciada. Giaffone aproveitou o momento para dar o bote em Totti, porém o líder se defendeu bem. Quem aparecia com apetite mais atrás era Beto Monteiro, que foi com tudo tentar tomar a quinta posição de Roberval Andrade. André Marques vinha logo atrás no mesmo ritmo e, diferentemente de Monteiro, conseguiu a ultrapassagem e assumiu a sexta posição.
 
A corrida começava a embalar até que um incidente trouxe novamente o pace-truck para a pista. No início da reta oposta, Michelle de Jesus ficou lado a lado de Débora Rodrigues, espremeu a pilota da Volkswagen, que acabou batendo em David Muffato, que nada tinha a ver com a briga. Era fim de prova para Débora e Muffato. Michelle seguiu com seu Volvo. 
 
Felipe Giaffone terminou a prova em segundo (Foto: Orlei Silva)

Com pista limpa, os caminhões voltaram a acelerar. De novo Giaffone, acompanhado de Cirino, foi para cima de Totti, mas sem conseguir a manobra de ultrapassagem. Aliás, quem avançava era André Marques, que tomou a quinta posição de Roberval. Só que não tardou para a corrida paulista ser interrompida mais uma vez. Pedro Muffato parou seu caminhão em lugar perigoso e pela terceira vez no dia o pace-truck tomou a dianteira.

 
Faltando 19 minutos para o fim veio a relargada. E quem deu o bote para tomar a ponta? Novamente Giaffone, novamente sem sucesso. E Totti, seguro, aos poucos começou a abrir vantagem para os concorrentes. Emoção mesmo promoveu Marcello Cesquim, que estava em décimo. Ele escapou na curva do sol, atravessou a pista e foi parar na grama, do outro lado da reta oposta. Controlou o caminhão de forma impressionante e continuou na prova.
 
Restando seis minutos para o fim, começou a chover no autódromo. Promessa de emoção para o fim da corrida, mas as poucas gotas que caíram do céu não foram suficientes para agitar a prova. Melhor para Totti, que não precisou de muito esforço para cruzar a linha de chegada em primeiro. 

Com o resultado, Totti lidera com ampla margem o campeonato. Ele soma 92 pontos, contra 50  de Giaffone e 49 de Cirino.

Brasília recebe em 8 de junho a quarta etapa da F-Truck.

F-Truck, São Paulo, Interlagos, corrida:
 
1 LEANDRO TOTTI PR RM
VOLKSWAGEN MAN
55:27.548 16 voltas  
 
2 FELIPE GIAFFONE SP RM
MAN
+2.583     
 
3 WELLINGTON CIRINO PR ABF
MERCEDES-BENZ
 +7.911    
 
4 ADALBERTO JARDIM SP RM
VOLKSWAGEN MAN
 +10.676    
 
5 ROBERVAL ANDRADE SP TICKET CAR CORINTHIANS
SCANIA
 +11.253    
 
6 GERALDO PIQUET DF ABF SANTOS
MERCEDES-BENZ
 +13.261    
 
7 BETO MONTEIRO PE SCUDERIA IVECO
IVECO
 +16.217    
 
8 ANDRÉ MARQUES SP RM
VOLKSWAGEN MAN
 +18.268    
 
9 PAULO SALUSTIANO SP ABF
MERCEDES-BENZ
 +24.696    
 
10 MARCELLO CESQUIM PR ABF
MERCEDES-BENZ
 +26.796    
 
11 RAIJAN MASCARELLO PR DF
FORD
 +48.574    
 
12 FABIANO BRITO PR ABF
VOLVO
 +48.587    
 
13 LUIZ LOPES SP LUCAR
IVECO
 +57.663    
 
14 JAIDSON ZINI PR DAKARMOTORS
VOLVO
 +1:10.146    
 
15 RONALDO KASTROPIL SP ABF
MERCEDES-BENZ
 +1:10.741    
 
16 DAVID MUFFATO PR DF
FORD
 +1:12.337    
 
17 MICHELLE DE JESUS SP ABF
VOLVO
 +1:17.691    
 
18 VALMIR BENAVIDES SP SCUDERIA IVECO
IVECO
 +4 voltas    
 
18 JOÃO MAISTRO PR CLAY TRUCK
VOLVO
  NC  
 
19 PEDRO MUFFATO PR MUFFATÃO
SCANIA
  NC  
 
20 DIOGO PACHENKI PR CLAY TRUCK
VOLVO
  NC  
 
21 LEANDRO REIS GO ORIGINAL REIS PEÇAS
FORD
  NC  
 
22 DJALMA FOGAÇA SP DF
FORD
  NC  
 
23 DÉBORA RODRIGUES SP RM
VOLKSWAGEN MAN
  NC  
 
24 JANSEN BUENO PR MUFFATÃO
SCANIA
  NC  
 
25 ZÉ MARIA REIS GO ORIGINAL REIS PEÇAS
FORD
  NC  
 
26 DANILO DIRANI SP TICKET CAR CORINTHIANS
SCANIA
  NC  
 
 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube