Giaffone e Zini vencem etapa de abertura da Copa Truck 2023 em Goiânia

Na abertura da temporada 2023 da Copa Truck, Felipe Giaffone e Jaidson Zini estrearam os novos caminhões híbridos da categoria com vitória na rodada dupla de Goiânia

A Copa Truck abriu a temporada 2023 no último fim de semana, com duas corridas realizadas no Autódromo de Goiânia, e a estreia dos novos caminhões híbridos terminou com vitórias suadas de Felipe Giaffone e Jaidson Zini, que precisaram aguentar fortes pressões pelo primeiro lugar do pódio. Wellington Cirino, atual campeão, teve uma estreia para esquecer e acabou desclassificado da corrida 1 por excesso de emissões de fumaça, o que o impediu de largar na pole na segunda prova.

Na primeira corrida do fim de semana, Giaffone precisou sustentar forte pressão do companheiro André Marques, campeão da temporada 2021. Ainda assim, Felipe levou o Volkswagen da R9 Competições na primeira posição durante toda a disputa, cruzando com apenas 0s3 de vantagem em relação ao rival.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Felipe Giaffone foi o primeiro piloto a vencer pela Copa Truck em 2023 (Foto: Duda Bairros e Vanderley Soares)

A corrida, bastante movimentada, também contou com um duelo entre Beto Monteiro e Roberval Andrade, que trocaram posições freneticamente durante algumas voltas. No entanto, Roberval levou a melhor no fim e terminou à frente, enquanto Cirino terminou em oitavo e acabou punido pelo excesso de emissões. Assim, acabou desclassificado pela direção de prova e perdeu a oportunidade de largar na pole na segunda corrida do fim de semana.

No fim, o top-10 ficou com Giaffone, Marques, Andrade, Monteiro, Zini, Paulo Salustiano, Adalberto Jardim, Débora Rodrigues, Raphael Abbate e Luiz Lopes.

Na segunda corrida do dia, após a punição a Cirino, a pole caiu no colo de Débora Rodrigues devido ao grid invertido. No entanto, Adalberto Jardim tomou a ponta e passou a ocupar a primeira colocação, antes de uma desclassificação — devido ao não cumprimento de um drive-through por ter queimado a largada — encerrar o dia do brasileiro.

Jaidson Zini passou Débora Rodrigues no fim e levou a melhor na corrida 2 (Foto: Duda Bairros e Vanderley Soares)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Assim, Salustiano assumiu a liderança e rumava firme à vitória, quando a quebra de um parafuso na caixa de direção fez com que o piloto perdesse o controle do caminhão. Com a batida, no mesmo local em que Roberval Andrade destruiu seu carro no dia anterior, Débora novamente assumiu a liderança.

Ainda assim, a pilota do carro #7 não teve ritmo para segurar Jaidson Zini, que tomou a ponta restando três minutos para o fim da corrida e não largou mais. Ainda deu tempo de Bruno Monteiro tomar o segundo lugar, enquanto Débora completou o pódio. Victor Franzoni, Raphael Abbate, Luiz Lopes, Danilo Alamini, Wellington Cirino, André Marques e Leandro Totti fecharam o top-10.

A próxima etapa da Copa Truck acontece apenas no mês que vem, mais especificamente no dia 30 de abril, quando a categoria desembarca em Interlagos para o segundo compromisso da temporada.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.