Como foi a sexta-feira do GP de San Marino de 1994
7 destaques do GP da Espanha de MotoGP
7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
Truck

Goiânia vê Giaffone campeão, renascimento de Dirani e público recorde na Copa Truck

O saldo final do etapa de Goiânia é extremamente positivo. Com direito a público recorde na categoria dos caminhões, Felipe Giaffone ficou com o título da Copa Centro-Oeste e garantiu uma vaga na Grande Final. Destaque também para o renascimento de Danilo Dirani na Copa Truck, agora piloto e dono de equipe, que venceu as duas provas do final de semana

A Truck volta em abril (Foto: Rodrigo Ruiz)

A Truck volta em abril (Foto: Rodrigo Ruiz)

 

As 36 mil pessoas que compareceram ao autódromo de Goiânia no último domingo (26), novo recorde da Copa Truck, muito provavelmente foram para casa satisfeitas com o que viram no evento. Além de uma série de atividades extra-pista promovidas pela organização, como show de motocross, competição de arrancada, visitação aos boxes, acompanharam duas provas movimentadas dentro da pista, cheia de surpresas. 

 
De um lado, a categoria perdeu com a ausência de Wellington Cirino, pole-position que dominou os treinos de sábado e registrara o melhor tempo da sexta-feira. O Mercedes-Benz apresentou um problema no motor depois do treino classificatório que o impediu sequer de largar em ambas as provas. Por tudo o que fizera nos dois dias anteriores, perder um competidor favorito à vitória é de se lamentar.
 
Por outro lado, fato é que sem Cirino o caminho para Danilo Dirani, o surpreendente vencedor das duas corridas, ficou mais fácil. Em princípio terceiro no grid, o espaço vago do pole o deixou em melhores condições para brigar pela vitória em sua estreia como piloto e dono da equipe PPD, que não tem 20 dias de vida. Os desafios do #28 não eram poucos. Adaptar-se ao caminhão Mercedes (Dirani andava de Scania anteriormente) e auxiliar o companheiro de equipe e estreante Pedro Paulo, que nunca tinha andado de caminhão, certamente eram os maiores.
Os três melhores da corrida 1 (Foto: Rodrigo Ruiz)

Mas Dirani superou os obstáculos e mostrou muita categoria na pilotagem. A ultrapassagem sobre Felipe Giaffone quando assumiu a liderança na corrida 1 fala por si só. Quer mais? A escalada que fez na prova 2, quando largou em oitavo e venceu pela segunda vez no dia, sendo pressionado na reta final por ninguém menos que o campeão Giaffone.  

 
"Não esperava essas vitórias. A equipe tem 20 dias de idade, é bebezinha. A intenção era chegar bem organizado. O Pedro nunca tinha andado de caminhão e chegou a largar em segundo na prova 2. As vitória são a cereja do bolo, muito legal, um sinal de que estamos no caminho certo", comemorou Dirani.
 
Parece ter renascido para a Copa Truck. Sorte da categoria que ganha um competidor de alto nível, como Giaffone fez questão de dizer após as corridas. "É dar os parabéns para o Dirani, é um prazer tomar pau de um cara que é bom, que montou uma equipe boa, estão de parabéns, precisamos mais disso aí", elogiou.
Os três melhores da Copa Centro-Oeste (Foto: Duda Bairros)
Por falar em Giaffone, mais uma vez o piloto foi bastante competitivo e na briga quase particular com Roberval Andrade pelo título da Copa Centro-Oeste, acabou levando a melhor com os dois segundos lugares que conseguiu, mesmo com o restritor de 70 mm na sua turbina, o que não permite que desfrute de toda a potência disponível em seu caminhão Volkswagen. No fim, somou oito pontos a mais que o rival da Scania e conquistou seu espaço na Grande Final, em dezembro.
 
"Finalmente consegui me garantir para a decisão. Se eu não tivesse conseguido aqui, eu sofreria uma pressão triplicada (pois aqui ela já estava dobrada) na Copa Mercosul. Agora é trabalhar para construir uma boa pontuação para a Grande Final", falou Giaffone.
 
É justo também destacar a bravura de pilotos que não venceram, mas conseguiram um lugar no pódio e engranderam as corridas, como André Marques (dois quartos lugares), Beto Monteiro (dois quintos) e Giuliano Losacco (terceiro e sexto).
Público recorde em Goiânia: 36 mil pessoas no circuito (Foto: Duda Bairros)
"Faltou pouco para vencer. A gente não tava com um ritmo bom e dificuldade de retomada por conta de um problema na injeção. Administrei a liderança o quanto pude, mas decidi priorizar os pontos para me classificar e consegui", analisou Roberval.
 
"Foi um fim de semana muito bom com bastante regularidade. Essa é nossa meta e vamos forte para essa final", completou Marques. 
 
Por todos esses fatores, a Copa Truck sai de Goiânia bastante fortalecida. Resta esperar pela Copa Mercosul, que verá corridas em Buenos Aires, na Argentina, e Rivera, no Uruguai.