Sobrinho-neto de Chico Landi, ex-piloto Camilo Christófaro Jr morre vítima de câncer
Conhecido como 'Camilinho' por ser filho de Camilo Christófaro, o 'Lobo do Canindé', o preparador de caminhões e ex-piloto da Stock Car morreu devido a um câncer em metástase
A Copa Truck anunciou nesta quarta-feira (21) a morte de Camilo Christófaro Júnior, conhecido como ‘Camilinho’, devido a um câncer descoberto no início do ano em estágio de metástase. Ex-piloto, Camilo tinha 71 anos e atuava como preparador de caminhões da ASG Motorsport, equipe que usa veículos da Mercedes na categoria e corre com Roberval Andrade, Jaidson Zini, Raphael Abbate e Luiz Lopes na classe Pro.
Nascido em 1953, ‘Camilinho’ é filho de Camillo Christófaro, fundador da Escuderia Lobo e conhecido no esporte a motor como ‘Lobo do Canindé’. Além disso, o ex-piloto é sobrinho-neto de Chico Landi, primeiro brasileiro a correr e pontuar na Fórmula 1 — com estreia no GP da Itália de 1951 e tentos conquistados no GP da Argentina de 1956, quando foi quarto.
Camilinho iniciou a carreira no automobilismo na década de 1970, com estreia na Stock Car em 1979. No total, disputou 33 corridas na categoria, com um segundo lugar em Interlagos como melhor resultado. Além de participações em provas do endurance nacional, Christófaro assumiu a chefia da Escuderia Lobo, fundada pelo pai.
Nas corridas de caminhão, Christófaro trabalhou como especialista em desenvolvimento de sistemas de suspensão, o que rendeu o título a Beto Monteiro na Fórmula Truck de 2004. Em 2011, substituiu Celso Jordão e se tornou chefe da Iveco. Dois anos depois, conduziu a equipe aos títulos brasileiro e sul-americano, novamente com Monteiro. Ainda com o piloto pernambucano, levou a Copa Centro-Oeste de 2017.
Já trabalhando na ASG, Christófaro celebrou o título da temporada 2022, vencida por Wellington Cirino. Camilo é pai do também piloto Caio Christófaro, que disputa a Copa HB20 em 2024.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2