Volkswagen lidera campeonato de marcas com 24 pontos de diferença para Mercedes

Após oito provas da Copa Truck em 2018, Volkswagen lidera campeonato de marcas, seguida de Mercedes e Iveco. A Scania, maior vencedora com três triunfos até aqui, é a quinta na tabela de classificação

As disputas entre marcas na Copa Truck é uma história à parte bastante interessante. Em oito provas realizadas até aqui, foram quatro montadoras diferentes no alto do pódio. A Scania é a maior vencedora com três triunfos, seguida da Mercedes e da Volkswagen, com duas vitórias para cada lado. A Iveco conta com uma vitória até o momento. Ford e Volvo ainda não venceram.

 
Na tabela de classificação, a VW/MAN lidera o campeonato com 249 pontos, 24 a mais do que a segunda colocada Mercedes. A Iveco aparece isolada na terceira posição, com Ford, Scania e Volvo fechando a tabela. Há um claro equilíbrio de forças nessa primeira metade de campeonato, o que é ótimo para a categoria.
Mercedes aparece na segunda colocação no campeonato de marcas (Foto: Duda Bairros)
Ainda restam oito corridas até a grande decisão em Curitiba, muita coisa vai rolar, e a disputa entre as marcas deve se estender até a fase final do campeonato. O grande desafio das equipes será minimizar as chances de problemas mecânicos, que, em um momento ou outro, atingiram praticamente todas as marcas.  
 
Por exemplo, Wellington Cirino (Mercedes) liderou todos os treinos livres em Interlagos, fez a pole, mas abandonou ainda na primeira volta. Em Campo Grande, foi terceiro na corrida 1, mas deixou as disputas na segunda corrida do dia. 
 
Beto Monteiro (Iveco) viveu situação semelhante. Quando estava disputando a liderança em Interlagos, seu caminhão apresentou problemas e Monteiro foi obrigado a encostar. E em Campo Grande, novamente o #88 teve de lidar com problemas mecânicos e não conseguiu alinhar no grid.
 
Roberval Andrade também enfrentou problemas de confiabilidade com seu Scania. Até emendar duas vitórias consecutivas no circuito paulista, pouco conseguiu andar na Copa Sul. Em Guaporé, fez a pole debaixo de chuva, mas recolheu ainda na volta de apresentação. Grande favorito à vitória, nem sequer conseguiu largar.
 
A Copa Truck volta em 26 de agosto para a prova de Goiânia, que fecha a Copa Centro-Oeste.
 
Confira a pontuação completa do campeonato de marcas:
 
1. VW/MAN, 249 
2. Mercedes-Benz, 225
3. Iveco, 163
4. Ford, 87
5. Scania, 78
6. Volvo, 60
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.