Em Campo Grande, Fortes adota tática vencedora, aproveita punição de Mohr e vence no Mercedes-Benz Challenge

Fernando Fortes esticou ao máximo sua janela para troca de pneus e imprimiu forte ritmo antes de fazer sua parada. Quando voltou, o piloto assumiu a liderança, muito também pela punição imposta a Christian Mohr. Assim, Fortes triunfou pela primeira vez na temporada. Na classe C250, o triunfo ficou com Peter Michel ‘Tubarão’ Gottschalk

Fernando Fortes foi o dono do domingo (13) no Mercedes-Benz Challenge em Campo Grande. Na prova que marcou o retorno da categoria ao Autódromo Orlando Moura, o piloto da Mottín Racing empreendeu uma estratégia vencedora e imprimiu forte ritmo de corrida, sobretudo durante a janela de pit-stops obrigatórios. Fortes acelerou e abriu boa vantagem antes de fazer sua parada e, quando voltou à pista, assumiu de fato a liderança.

É bem verdade que Fernando levou vantagem com a punição imposta ao então líder Christian Mohr, que largou na pole, mas perdeu a ponta por ter descumprido o limite mínimo nos boxes após a parada obrigatória. Assim, Fortes ficou com o caminho livre para vencer a primeira na temporada 2015 do Mercedes-Benz Challenge na categoria principal do certame, a CLA AMG Cup. Líder do campeonato, Fernando Junior terminou em segundo, enquanto Claudio Dahruj fechou o pódio.

Fernando Fortes venceu a corrida deste domingo do Mercedes-Benz Challenge em Campo Grande (Foto: Fabio Davini)

Na classe C250, a vitória ficou com Peter Michel ‘Tubarão’ Gottschalk. O piloto da Paioli Racing superou os líderes do campeonato, Cleiton Campos e Luiz Sena Junior, que fecharam em segundo lugar, à frente de Claudio Simão. Com o triunfo neste domingo, ‘Tubarão’ subiu para sexto lugar no campeonato.

Cristian Mohr manteve a liderança da prova desde a largada e partiu com muitas chances de faturar a vitória em Campo Grande. A largada do piloto da RSports foi tranquila, o que não se pode dizer de Paulo Varassin e Marcelo Hahn. Os pilotos se tocaram na entrada da curva. Varassin abandonou a disputa antes de entregar o carro ao parceiro e filho, Lorenzo, enquanto Hahn ficou com seu CLA AMG 45 danificado e, naturalmente, com a prova comprometida.

Ao longo da corrida, Fernando Fortes começou a imprimir certa pressão para cima de Mohr, mas o líder da prova mantinha o controle e seguia na ponta sem errar. Adriano Rabelo vinha em terceiro lugar, seguido por Claudio Dahruj e Fernando Junior. Na classe C250, depois de sete voltas, Peter Gottschalk vinha no comando da prova.

Durante a janela para troca de pneus e, para alguns, troca também de pilotos, houve muitas mudanças nas primeiras colocações, o que era algo esperado. A situação só voltou ao normal algumas voltas depois, quando Fernando Fortes, da CLA AMG Cup, e Christian Germano, da C250, fizeram suas respectivas paradas.

E na saída dos boxes, Fortes confirmou a melhor estratégia ao conseguir marcar voltas rápidas em sequência para abrir vantagem e voltar à frente de Mohr e assumir a liderança da corrida. O piloto acabou sofrendo uma punição com drive-through devido a uma irregularidade ao descumprir o tempo mínimo de parada obrigatória nos boxes, e isso destruiu suas então boas chances de vitória.

Assim, Rabelo assumiu o segundo lugar, seguido por Dahruj, Fernando Junior, o líder da temporada, Carlos Kray e Mohr, em sexto.

Após muitas escapadas dos pilotos, a pista se mostrava bastante suja, e isso aumentava o número de erros dos competidores em Campo Grande. Um desses erros foi cometido por Rabelo, que vinha em segundo lugar, mas acabou perdendo lugares para Fernando Junior e Dahruj.

Com 19 voltas, Fortes seguia firme rumo à vitória em Campo Grande e ostentava 5s6 de frente para Fernando Junior. Mas a vantagem do líder desmoronou duas voltas depois, e Junior imprimiu forte pressão para garantir o topo do pódio no Mato Grosso do Sul. Contudo, em seguida, o líder respondeu depois de ter cometido um erro e manteve uma diferença boa e confortável para o segundo colocado.

Ao fim de 27 voltas, Fortes cruzou a linha de chegada bem à frente de Luiz Sena Jr. e Claudio Simão, que brigavam pelo segundo lugar na classe C250. Mas o piloto não foi atrapalhado e manteve a primazia até o fim para comemorar sua primeira vitória na temporada, seguido por Fernando Junior e Claudio Dahruj. Na classe C250, Peter Michel Gottschalk conseguiu a vitória o autódromo Orlando Moura.

A próxima etapa da temporada será em 15 de novembro, em Interlagos, na preliminar do GP do Brasil de F1.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.