Exatos 30 anos após título europeu, Volvo anuncia entrada no WTCC a partir da temporada 2016

A Volvo está de malas prontas para ingressar no Mundial de Turismo. O anúncio de que vai entrar no WTCC em 2016 com a Polestar veio exatamente numa data histórica para o automobilismo da marca sueca

A Volvo anunciou nesta terça-feira (13) que vai fazer parte do WTCC a partir da temporada 2016. Com a Polestar, a Volvo vai adicionar o Mundial de Turismo a um currículo que também conta com domínio do Campeonato Escandinavo de Turismo e preparação de equipe no V8 Supercars.
 
A data foi escolhida a dedo: hoje se comemoram 30 anos do título da Volvo no Campeonato Europeu de Turismo. A montadora está a dois anos trabalhando num programa de desenvolvimento. 
 
"Faz 30 anos hoje que a Volvo conquistou um título europeu de turismo; Precisamos de um novo desafio, e isso vai ser ir pela primeira vez para o WTCC em 2016", anunciou o diretor-executivo da Polestar, Neils Moller.
Volvo na jogada (Foto: Volvo)
A ideia é ter dois carros na pista ano que vem, aumentando conforme a equipe aumenta suas condições de competição no próximo ano. Ainda não se sabe quem serão os pilotos, mas Thed Björk, Robert Dahlgren e Fredrik Ekblöm já testaram o carro.
 
"Correr em carros de turismo é parte do DNA da nossa companhia. Nós também estamos com quatro título seguidos na Escandinávia e querendo levar para casa o título mundial. O campeonato tem uma conexão muito boa com a história, a tradição e os valores de como a Volvo gosta de participar no automobilismo", disse o diretor de automobilismo da Volvo, Alexander Murdzevski.
 
"Como um desafio de engenharia, tentando confrontar a líder hoje [Citroën], que venceu dez títulos. Eu não acho que podemos achar isso em muitos outros campeonatos, então é fantástico como desafio, o que significa que isso é um de nossos maiores projetos de automobilismo da história. Sabemos que será o primeiro ano para nós, mas esse é o plano. É um processo de vários anos", seguiu.
 
"Esperamos aprender rapidamente em 2016, desafiar por pódios em 2017 e então deixar a vida mais difícil para os líderes no campeonato para a batalha do título", encerrou.
 
A Citroën sobrou novamente no WTCC em 2015, faturando o campeonato sem qualquer dificuldade.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.