Huff supera Coronel e vence segunda bateria recheada de grandes acidentes do WTCC em Macau

O inglês sobreviveu à prova e ainda encontrou tempo para ultrapassar Tom Coronel e vencer a corrida. Apenas 15 carros receberam a bandeira quadriculada. Os demais se envolveram nos inúmeros acidentes

Não é por acaso que Robert Huff é considerado um especialista em Macau. O piloto da Seat conquistou, neste domingo (17), a sexta vitória no Circuito da Guia, em uma caótica corrida do WTCC, com direito a dois enormes acidentes, longas bandeiras vermelhas para limpeza da pista e apenas 15 dos 34 carros recebendo a bandeira quadriculada.

As confusões começaram logo na largada. Enquanto Tom Coronel conseguiu manter a ponta sem maiores problemas, Norbert Michelisz tocou em Tom Chilton, bateu no muro e acabou ricocheteando de volta à pista. Quando o carro da Honda voltou ao traçado, era tarde demais para os adversários desviarem, e nove pilotos acabaram eliminados.

Robert Huff venceu no WTCC (Foto: WTCC)

A corrida, então, teve uma nova largada com as mesmas posições do grid original. No recomeço, Coronel manteve a ponta novamente, sendo seguido de perto por James Thompson, Chilton e James Nash.

Só que Chilton voltou a ter problemas. O escapamento do Chevrolet começou a falhar, e o inglês foi obrigado a se arrastar na parte montanhosa do circuito. Eurico de Jesus não conseguiu desviar, acabou acertando o britânico e ficou atravessado na pista. Como o traçado ficou bloqueado, os líderes até conseguiram desviar quando chegaram ao local na volta seguinte, mas quem vinha mais atrás não sabia o que estava acontecendo.

Assim, Franz Engstler e Filipe de Souza acertaram os carros estacionados e uma cena bastante perigosa, já que alguns fiscais estavam na pista. Jo Merszei, Michael Soong e Yukinori Taniguchi também não puderam evitar e se envolveram na batida.

Depois de uma longa bandeira vermelha, a corrida recomeçou, com Huff conseguindo ultrapassar Coronel. Um pouco mais atrás, Pepe Oriola se envolveu em um acidente com James Thompson e está sendo investigado. Ainda assim, o espanhol também passou Coronel e fechou a prova em segundo, com o holandês em terceiro.

Nash garantiu a terceira colocação na tabela de pontos com o quarto lugar, seguido por Alex MacDowall, Muller, Marc Basseng, Engstler, Gabriele Tarquini e Henry Ho.

Com os resultados de Macau, Muller terminou o campeonato com o tetracampeonato, somando 431 pontos. Tarquini, com 242, foi o segundo e Nash, com 226, o terceiro.

WTCC, Macau, corrida 2:

1 Robert HUFF ING Munnich SEAT 1:23:32.152 11 voltas
2 Pepe ORIOLA ESP Tuenti SEAT +0.723  
3 Tom CORONEL HOL Roal BMW +1.173  
4 James NASH ING Bamboo Chevrolet +2.909  
5 Alex McDOWALL ING Bamboo Chevrolet +3.428  
6 Yvan MULLER FRA RML Chevrolet +4.642  
7 Marc BASSENG ALE Munnich SEAT +5.665  
8 Franz ENGSTLER ALE Engstler BMW +18.982  
9 Gabriele TARQUINI ITA Honda +30.963  
10 Henry HO MAC Engstler BMW +47.079  
11 Celio ALVES DIAS MAC China Dragon Chevrolet +48.255  
12 Kin Veng NG MAC China Dragon Chevrolet +58.625  
13 Kam San LAM MAC China Dragon Chevrolet +58.921  
14 Ka Lok MAK MAC RPM BMW +1:00.680  
15 Filipe DE SOUZA MAC China Dragon Chevrolet +1:34.078  
16 James THOMPSON ING Lada NC  
17 Yukinori TANIGUCHI JAP NIKA Chevrolet NC  
18 Charles NG HKG Engstler BMW NC  
19 Michael SOONG HKG Campos SEAT NC  
20 Jo MERSZEI MAC Engstler BMW NC  
21 Tom CHILTON ING RML Chevrolet NC  
22 Eurico DE JESUS MAC PAS Honda NC  
23 Rene MUNNICH ALE Munnich SEAT NC  
24 Tiago MONTEIRO POR Honda NC  
25 Jeronimo BADARACO MAC Son Veng Chevrolet NC  
26 Stefano D'ASTE ITA PB BMW NC  
27 Konstantins CALKO LET Campos SEAT NC  
28 Darryl O'YOUNG HKG Roal BMW NC  
29 Mehdi BENNANI MAR Proteam BMW NC  
30 Tom BOARDMAN ING Special Tuning SEAT NC  
31 Hugo VALENTE FRA Campos SEAT NC  
32 Mikhail KOZLOVSKIY RUS Lada NC  
33 Norbert MICHELISZ HUN Zengo Honda NC  

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.