JP Oliveira e Fujinami vencem etapa do Super GT na classe GT300 em Okayama

João Paulo de Oliveira e Kiyoto Fujinami começaram bem a defesa do título do Super GT na classe GT300. Após batalha bastante apertada contra outros três carros, a dupla nipo-brasileira levou a melhor e triunfou na prova de abertura do campeonato com a Nissan

Assista aos melhores momentos do GP de Doha de MotoGP (Vídeo: GRANDE PRÊMIO com Reuters)

Com a presença do público, Okayama — nome atual do circuito que já foi batizado como Aida e foi palco da F1 — recebeu a etapa de abertura da temporada 2021 do Super GT, a principal competição de turismo do automobilismo japonês. E o campeonato começou da melhor forma para João Paulo de Oliveira, que iniciou a defesa do título da classe GT300 com vitória ao lado do parceiro Kiyoto Fujinami. O triunfo da dupla, que corre com um Nissan da equipe Kondo Racing, veio após suportar a pressão de outros três carros nas voltas finais. A diferença do primeiro colocado para o quarto foi de apenas 1s021. Na disputa da classe GT500, a vitória ficou com Kazuya Oshima e Kenta Yamashita, com Toyota.

A prova teve um total de 77 voltas para a classe GT300 ao longo do circuito de 3.703 m de extensão. Hironobu Yasuda, parceiro de Katsuyuki Hiranaka, largou da pole-position, ao lado de Kohta Kawaai, que compartilhou o volante do seu Nissan com Hiroki Yoshida. Togo Suganami, que tem como colega de equipe Naoya Gamou, abriu a segunda fila, em terceiro, logo à frente de Fujinami. Mas o companheiro de equipe de JP Oliveira fez a ultrapassagem para assumir um lugar no top-3.

JP OLIVEIRA; NISSAN; SUPER GT; GT300; OKAYAMA;
JP Oliveira superou uma pressão de três carros para vencer neste domingo (Foto: JP Oliveira/Twitter)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
WEB STORIES: Por quem Toto Wolff perdeu o respeito?

O momento-chave da corrida aconteceu na volta 33, quando Yudai Uchida perdeu o controle do seu Nissan depois de ter saído dos boxes e bateu na curva 1. Com a intervenção do safety-car, várias equipes chamaram seus pilotos para os boxes, e na GT300 a Kondo Racing fez o melhor trabalho para colocar JP Oliveira, já no lugar de Fujinami, na liderança da corrida.

Daí em diante, a corrida foi palco de uma grande batalha pela liderança entre quatro carros, especialmente entre Oliveira, com Nissan, e Gamou, de Mercedes, com o carro #65.

Ao fim de 77 voltas, triunfo do carro #56 e da Kondo Racing. Oliveira e Fujinami festejaram o triunfo no topo do pódio em Okayama.

“Houve muitos contratempos na parte inicial da corrida, e depois que eles me colocaram na liderança, o carro #65 estava bem atrás de mim. Então acelerei muito desde o começo, mas não havia espaço para erros. Ainda assim, estou muito feliz por termos começado a temporada com esta vitória. E estou muito feliz por poder saborear esta vitória com Fujinami-san, que lutou comigo para ganhar o título do ano passado”, comemorou Oliveira.

JOÃO PAULO DE OLIVEIRA; JP OLIVEIRA; KIYOTO FUJINAMI; SUPER GT; GT300; NISSAN;
João Paulo de Oliveira e Kiyoto Fujinami venceram na classe GT300 a etapa do Super GT em Okayama (Foto: JP Oliveira/Twitter)

Companheiro de equipe do brasileiro, Fujinami disse que o resultado final foi uma surpresa. “Como havíamos feito a classificação melhor do que pensava, achei que poderíamos ter a chance de estar entre os líderes. Mas nunca pensei que ganharíamos a corrida. O momento da intervenção do safety-car e as condições do carro foram bons, mas sinto que, mais do que tudo, foi o trabalho de boxes da equipe que nos colocou na liderança”.

“E então, JP-san, como sempre, correu forte nesta corrida tão difícil. Quero muito agradecer a todas as pessoas que torceram por nós hoje”, complementou o japonês de 25 anos.

A próxima etapa do Super GT está marcada para 4 de maio e vai ser disputada no tradicional circuito de Fuji.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.