Engel mantém hegemonia da Mercedes e vence GP de Macau de GT após toque entre líderes

Antonio Fuoco e Raffaele Marciello se tocam no fim, o que deixou caminho aberto para Maro Engel se tornar tetracampeão do GP de Macau. Augusto Farfus terminou em 2º

Maro Engel estava no lugar e hora certa para vencer o GP de Macau de GT, disputado na madrugada deste domingo (17) e com transmissão ao vivo do GRANDE PRÊMIO. O alemão era o terceiro colocado a poucos metros de receber o aviso de que faltavam duas voltas para o final, quando Antonio Fuoco assumiu a liderança ao ultrapassar Raffaele Marciello na curva R. O suíço tentou dar o troco na Lisboa, mas, ao retardar a freada, tocou a Ferrari do italiano e ambos foram parar fora da pista, abrindo caminho para Engel.

O triunfo é o sexto em sequência da Mercedes, que venceu todas as edições da categoria no GP de Macau desde 2019. Esse também é o quarto título de Engel, que se iguala a Edoardo Mortara como o maior vencedor entre os GTs na história.

A corrida teve as suas 16 voltas realizadas na totalidade, mesmo diante da pista bastante molhada no início, o que fez o safety-car liderar o pelotão por quatro voltas. Na largada, Marciello manteve a ponta, com Dries Vanthoor em segundo, mostrando a força da BMW. Fuoco veio em terceiro, mas quase tomou uma ultrapassagem de Engel, que mergulhou por fora na Lisboa a ponto de dar um leve toque no belga da BMW. Augusto Farfus manteve a quinta posição.

A grande decisão do GP de Macau teve mais movimentação que a prova de classificação, realizada no sábado (16), principalmente pelo ímpeto de Antonio Fuoco, que buscava a primeira vitória da Ferrari na prova. Conseguiu superar Dries e partir para cima de Marciello, abrindo de cara uma boa vantagem para a terceira posição.

Augusto Farfus foi segundo no GP de Macau (Foto: BMW)

Já na reta final da prova, ultrapassou o suíço, mas perdeu a liderança curvas após, quando recebeu um toque de Marciello na freada da curva Lisboa. Ambos foram parar na área de escape, deixando a dianteira da corrida para Engel, com duas voltas para o final.

Engel abriu a última volta com mais de 7s de vantagem para Farfus, que subiu ao segundo posto. Naquele momento, a direção de prova anunciou a punição de 5s ao alemão por conta de um toque em Dries Vanthoor — as câmeras não flagraram, mas teria sido um contato entre ambos que causou o abandono do belga, que foi parar no guard-rail. No giro decisivo, mesmo com a penalização, Engel terminou com 6s641 de vantagem ao brasileiro.

Sheldon van der Linde completou o pódio, colocando dois pilotos da BMW no top-3. Alessio Picariello e Laurens Vanthoor, ambos de Porsche, fecharam os cinco primeiros do tradicional evento. Christopher Haase levou a Audi para a sexta posição no circuito da Guia, à frente dos suíços Mortara — melhor Lamborghini — e Ricardo Feller.

Fuoco ainda conseguiu retornar à pista e fechar a prova em nono, à frente de Daniel Juncadella. Daniel Serra ganhou duas posições perante ao posto que largou e completou em 14º.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.