Por maior repercussão, chefão do WTCC quer que equipes parem de abafar polêmicas: "Não vamos mais esconder"

O chefe do WTCC, François Ribeiro, prometeu a produção de um talk show ao fim de cada final de semana a ser transmitido no site do WTCC. Ribeiro quer que história da temporada da categoria seja contada através de narrativa

Não é segredo, e o WTCC vai contar para todo mundo. Essa, pelo menos, é a vontade do chefe da categoria, François Ribeiro, que deseja transformar a temporada num conto no que diz respeito ao produto para a televisão. 
 
Segundo Ribeiro, até os conflitos na pista serão expostos após a corrida com os envolvidos nas câmeras. Até antes de irem conversar com os comissários. E tudo isso em convergências entre mídias sociais, transmissão de TV e internet e o que mais puder fazer.
 
"Queremos ir mais pelo caminho que os ingleses chamam de 'storytelling' (narrativa). Haverá um conteúdo mais original para as mídias sociais e a internet, e uma abordagem bem mais integrada às comunicações. Terá apenas uma mensagem através das diferentes mídias; quero que o pessoal trabalhe junto e entre na narrativa", disse.
 
"Se existem histórias – por exemplo, ano passado por trás da tensão entre Yvan Muller e Pechito López – não vamos mais esconder isso. Traremos para a telona, para a internet. Não vamos manter apenas dentro dos times", garantiu.
 
"Falei com algumas construtoras sobre. O que você acha que as pessoas vão lembrar daqui dez anos sobre a temporada 2014 da F1? Que os motores faziam menos barulho? Não, vão lembrar da história entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg", avaliou.
 
"Teremos um novo 'talk show' que vai acontecer exatamente após a segunda corrida do final de semana, e se houver um incidente entre alguns pilotos, e eu conseguir envolver os pilotos antes deles irem aos comissários, eu irei", seguiu.
WTCC ao vivo (Foto: Divulgação/WTCC)
No entanto, o projeto de Ribeiro talvez esbarre no código de regras da FIA, que diz que "todos com licença da FIA, e todos os participantes de eventos internacionais aceitem coperar inteiramente com qualquer investigação disciplinar conduzida pela FIA". 
 
Em 2011, inclusive, Rosberg foi multado por falar com a imprensa antes de ir aos comissários após uma colisão num treino na Coréia.
 
O plano é que o talk show seja exibido com exclusividade no site do WTCC.
 
"Existem mudanças que você vê e mudanças que você não vê. Muito do calendário é novo, são as mudanças que você não vê. Mas eu mudei em 40% o meu staff nos últimos 14 meses. Algumas vezes quando você quer mudar coisas tem que mudar pessoal. E comunicações é uma área de prioridade", afirmou.
 
Ribeiro também prometeu uma cobertura pesada para a corrida de 16 de maio em Nürburgring.
 
"Queremos fazer o WTCC ser especial para a televisão. Espero que seja marcante. Para mim, é como filmar uma etapa do rali. A maioria do pessoal que vamos levar a Nürburgring está trabalhando no Europeu de Rali, muitos deles produzinram 14 horas de cobertura ao vivo para o Rali de Monte Carlo em 2010", concluiu.
 
A temporada do WTCC começa em 8 de março com a prova de Termas do Río Hondo, na Argentina.
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.