7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
A carreira de Nico Hülkenberg na F1
Como estão duelos internos das equipes na F1 2024 após GP da China
Turismo

Primeiro mundial multimarca de carros elétricos, ETCR lança calendário para 2020

Maurício Slaviero, ex-chefão da Stock Car, é o líder da categoria de carros elétricos que, depois de 30 meses de planejamento, vai realizar seu primeiro campeonato em 2020 com etapas na Europa, Ásia e Estados Unidos. Cupra, Alfa Romeo e Hyundai são marcas já comprometidas com o projeto

 
2020 é o ano de nascimento da mais nova categoria de carros elétricos do automobilismo internacional. O Pure ETCR, primeiro campeonato mundial multimarca de carros de turismo totalmente elétricos foi lançada na última quarta-feira (19), em Paris, na França. 
 
Promovida pela Eurosport Events, a mesma do FIA WTCR, e com o brasileiro Maurício Slaviero — ex-chefão da Stock Car — como CEO, a categoria vai contar com oito etapas nesta temporada, divididas entre Europa, Ásia e EUA, e cinco marcas, sendo três já anunciadas. 
 
Trata-se de um projeto que teve início há mais de 30 meses e vai ter sua primeira corrida realizada em 25 de julho, no circuito Salzburgring, na Áustria, como evento-suporte do FIA WTCR. Antes, está marcado um evento de exibição no Festival de Goodwood, na Inglaterra, entre os dias 9 e 12 do mesmo mês.
Ex-chefão da Stock Car, Slaviero é o líder do projeto do novo Pure ECTR (Foto: Duda Bairros/Vicar)
O planejamento vai além com a realização de campeonatos regionais na Europa, EUA, Ásia e Austrália a partir de 2022.
 
Slaviero destacou o lançamento do campeonato em um momento de transformação no esporte a motor. “É o automobilismo se reinventando. Muito orgulho em fazer parte desta nova era que já chegou”, declarou o brasileiro.
 
O Pure ETCR nasce com três marcas já confirmadas: Cupra, Alfa Romeo e Hyundai, e outras duas vão ser anunciadas em breve. A sul-coreana Hyundai, por exemplo, desenvolve há algum tempo o Veloster N ETCR com o qual vai disputar a categoria elétrica.
 
Dentre os parceiros do Pure ETCR estão a Williams, que desenvolveu a bateria; a Magelec, responsável pelo power-train; a Magneti Marelli, que vai fornecer diversos componentes eletrônicos; a Enel, empresa que vai ficar a cargo dos carregadores; e a Goodyear, fornecedora oficial de pneus da categoria.
A Hyundai é uma das montadoras confirmadas na nova categoria (Foto: Divulgação)
O calendário vai compreender cinco rodadas duplas. Além da etapa inaugural em Salzburgring, o Pure ETCR acelera em Copenhague, na Dinamarca, entre 1º e 2 de agosto. Entre 17 e 18 de outubro, a mais nova categoria mundial de carros elétricos corre no Inje Speedium, na Coreia do Sul, novamente como evento do FIA WTCR. Em data ainda a ser definida, está prevista a rodada dupla de Guangdong, na China.
 
A temporada se encerra entre os dias 30 e 31 de janeiro em Daytona, nos Estados Unidos, como evento que vai fazer parte da corrida de 24 horas, promovida pelo IMSA SportsCar.

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.