TCR anuncia criação de Campeonato Sul-Americano de Turismo a partir de 2021

Com oito rodadas duplas e quatro países — Argentina, Brasil, Chile e Uruguai — como sede, o TCR vai promover o novo Campeonato Sul-Americano de Turismo com a presença de grandes montadoras. A iniciativa é de Marcello Lotti, presidente do Grupo WSC e responsável também pelo WTCR, o Mundial de Carros de Turismo

A América do Sul está muito perto de ter novamente uma categoria de alcance continental no automobilismo. A partir de 2021, o TCR, classe global e que promove também o WTCR — Mundial de Turismo —, vai realizar o Campeonato Sul-Americano de Turismo, tendo um total de oito rodadas duplas e quatro países como palco: Argentina, Brasil, Chile e Uruguai. 
 
A iniciativa é de Marcello Lotti, presidente do Grupo WSC e proprietário do conceito TCR. O conceito da categoria existe desde 2014, com a disputa sendo realizada em corridas sprint em 15 campeonatos nacionais e sete regionais: Ásia, Europa, Leste Europeu, Campeonato Ibérico, Escandinavo, Ásia-Pacífico e Países Bálticos, além de uma competição para corridas de longa duração.
 
Uma série de marcas está homologada para disputar os campeonatos da série TCR ao redor do mundo: Alfa Romeo, Audi, Cupra, Honda, Hyundai, Kia, Lada, Link&Co, MG, Opel, Peugeot, Renault, Subaru e Volkswagen. Os carros são dotados de tração dianteira e motor turbo de 2 L.
Vem aí o Campeonato Sul-Americano de Turismo a partir de 2021 (Foto: TCR)
“Esta é uma grande conquista para nós, já que coroa os esforços dos nossos parceiros sul-americanos. Queríamos muito trazer o TCR para a América do Sul, uma região onde a competição de carros de turismo é muito popular. Estou certo de que vai agradar as montadoras que se comprometam com o TCR, e penso especialmente em Honda, Peugeot, Renault e Volkswagen, marcas tradicionalmente muito ativas nos campeonatos locais de turismo”, disse Lotti.
 
Augusto Farfus, experiente piloto brasileiro que foi campeão da Copa do Mundo de GT da FIA em 2018 e representante do Brasil no WTCR no ano passado com a Hyundai, destacou a importância da chegada do TCR à América do Sul e revelou a chance de voltar a correr no continente em breve.
 
“O TCR é o campeonato de maior crescimento no mundo nos últimos anos, expandindo e abrindo portas em todo o planeta. Participei em 2019 do WTC e ainda estou envolvido com os carros de turismo nesta temporada. Ter um campeonato de TCR na América do Sul, seguindo o modelo europeu que teve grande adesão dos fabricantes de automóveis, é muito importante. Vai abrir portas a um novo mercado”, disse o paranaense.
 
“É um campeonato que tem custo relativamente baixo para os fabricantes de carros e tem um grande impacto na imprensa. As corridas sempre são muito disputadas e tenho certeza de que o público vai gostar bastante. Quem sabe, esta seja uma boa oportunidade para voltar a competir na América do Sul, fazendo também algumas corridas”, salientou.
 
A chegada do TCR é festejada também por Esteban Guerrieri, que já esteve na Stock Car e é um dos grandes nomes do WTCR. 
 
“O conceito do TCR é revolucionário e repaginou a cena global das categorias de turismo nos últimos cinco anos. O desembarque na América do Sul é um passo decisivo para ampliar a pegada global do TCR. O esporte a motor é muito popular no Brasil e Argentina e se desenvolve nos demais países”, declarou Esteban.
 
“O Sul-Americano de Turismo vai proporcionar a pilotos e equipes a oportunidade de correr a custos razoáveis, competindo com grande equilíbrio entre os equipamentos graças à equalização do BoP (balanço de performance)”, explicou o piloto.

Paddockast #50
GRANDES PROMESSAS QUE NÃO VINGARAM

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar