6 Horas do Circuito das Américas terminam com 5ª triunfo da Audi em 2013 e vitória de Senna na GTE Pro
A Audi venceu pela quinta vez na temporada 2013 do WEC – a terceira com o trio Tom Kristensen/Allan McNish/Loïc Duval. Para o brasileiro Bruno Senna, que correu ao lado de Frédéric Makowiecki, esse foi o segundo triunfo do ano
Cinco provas, cinco vitórias da Audi. É assim que está a temporada 2013 do Mundial de Endurance. Neste domingo (22), a Toyota conseguiu, pela primeira vez, pressionar os alemães até o fim na luta pela vitória, mas não foi o suficiente. Apesar dos esforços dos pilotos do #8, foi o R18 e-tron quattro #2 o primeiro a ver a bandeira quadriculada tremular na primeira edição das 6 Horas do Circuito das Américas – líderes do campeonato, Tom Kristensen, Allan McNish e Loïc Duval subiram ao alto do pódio pela terceira vez no ano.
Se a disputa da categoria LMP1 foi decidida na hora final, o mesmo não pode ser dito da GTE Pro: durante toda a prova, o triunfo do brasileiro Bruno Senna e do francês Frédéric Makowiecki foi iminente. Para Senna, essa segunda vitória na carreira no endurance representa uma recuperação após dois abandonos seguidos provocados por acidentes, um passo importante para ele voltar à briga pelo título.
Relacionadas
Kristensen, McNish e Duval chegarão à próxima etapa, em Fuji, no dia 20 de outubro, com uma vantagem de 33 pontos para André Lotterer, Marcel Fässler e Benoît Tréluyer, os terceiros colocados no Texas. Anthony Davidson, Stéphane Sarrazin e Sébastien Buemi estão 57 pontos atrás a três provas do fim.
Na GTE Pro, a desvantagem de Senna, sexto colocado, é de 28 pontos em relação aos novos líderes, Giancarlo Fisichella e Gianmaria Bruni.
Confira como foi a etapa norte-americana do Mundial de Endurance:
As 6 Horas do Circuito das Américas foram marcadas pelo duelo entre o #2 da Audi e o #8 da Toyota, de Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Stéphane Sarrazin.
Buemi, que começou em terceiro a bordo do TS-030, ganhou a segunda colocação na única relargada da corrida – um incidente com o protótipo Lotus LMP2 de Vitantonio Liuzzi na largada obrigou o carro de segurança a intervir. Quando a bandeira verde foi acionada novamente, o suíço se aproveitou de uma tentativa arriscada do compatriota Marcel Fässler de assumir a ponta para superá-lo, ficando atrás apenas de Duval.
O protótipo germânico era mais rápido e passou a meia hora seguinte procurando uma oportunidade para dar o troco em Buemi. Foi difícil, mas ele conseguiu. Só que a maré de azar que tanto atrapalhou o #2 nas 6 Horas de São Paulo virou para o #1 em Austin. Dois minutos depois que Fässler passou Buemi, atrapalhou-se com um retardatário e saiu com as quatro rodas do chão ao decolar sobre uma zebra. O rendimento do carro, que precisou ser recolhido para a garagem para reparos, não foi mais o mesmo no restante da prova, ainda que tenha sido possível garantir o pódio.
Com um dos e-tron voltas atrás, a batalha ficou polarizada entre os já mencionados #2 e #8. A Toyota, mais econômica, era capaz de fazer seus pit-stops depois da Audi. Além disso, Kristensen, McNish e Duval não puderam, nas primeiras horas, fazer dois stints com o mesmo jogo de pneus. Esses dois fatores significaram que, a cada rodada de paradas, os japoneses assumiam a liderança.
Foi bom para o show: os três pilotos do #2 fizeram ultrapassagens na pista em momentos distintos para retomar a dianteira. McNish executou uma manobra espetacular sobre Buemi na penúltima curva, e Kristensen e Duval deixaram Sarrazin para trás no fim da grande reta do Circuito das Américas.
Pouco a pouco, a Audi foi melhorando sua posição de pista e construindo uma vantagem cada vez maior – sempre pensando que poderia precisar fazer uma parada a mais. Dessa vez, contudo, as duas montadoras fizeram sete reabastecimentos. Assim, nos derradeiros 30 minutos, o triunfo dos vencedores das 24 Horas de Le Mans ficou desenhado.
No caso da categoria GTE Pro, Senna e Makowiecki chegaram a perder a liderança momentaneamente após a primeira rodada de pits. Mas o ritmo do #99 em Austin era inalcançável. A dupla ampliou mais e mais a vantagem na liderança e foi apenas administrando a situação nas últimas horas.
Enquanto isso, a briga rolava atrás do Vantage. Segunda força nos Estados Unidos, a Ferrari já tinha o pódio praticamente assegurado para seus dois carros – faltava saber quem ocuparia qual posição. Toni Vilander e Kamui Kobayashi andaram à frente durante a maior parte da prova, mas, no final, não resistiram e acabaram perdendo para Gianmaria Bruni e Giancarlo Fisichella. Os italianos reassumiram a liderança do campeonato graças ao abandono de Darren Turner e Stefan Mücke.
Na LMP2, a batalha foi intensa até a metade da prova. A G-Drive, que vinha de vitória nas 6 Horas de São Paulo, liderava, mas era bastante pressionada pelos protótipos da OAK. Até o momento em que tudo deu errado para o time, que viu, inclusive, um acidente entre dois de seus carros.
Ricardo González exagerou ao tentar uma ultrapassagem sobre o companheiro David Heinemeier-Hansson e freou além do ponto. Claro que ele não conseguiu fazer a curva, decolou ao passar por cima da zebra e tocou no protótipo #24. Os danos não foram tão grandes, mas bastaram para minar as chances de vitória.
Lá na frente, Mike Conway, John Martin e Roman Rusinov caminharam, então, sem problemas para a vitória. A Pecom ficou na segunda posição e a Lotus completou o pódio da classe.
Finalmente, a GTE Am foi a categoria que teve o final mais emocionante. A decisão aconteceu a poucos minutos, com Jamie Campbell-Walter ultrapassando Kristian Poulsen para assumir a liderança e conquistar outra vitória para a Aston Martin. Atrás dos dois carros ingleses, o Porsche 911 RSR da equipe Imsa ficou com a terceira posição.
A Larbre de Fernando Rees, Patrick Bornhauser e Julien Canal viveu um fim de semana fraco em Austin. O time não conseguiu figurar entre os primeiros em momento algum e acabou na sexta posição.
Mundial de Endurance, 6 Horas do Circuito das Américas, corrida:
1 |
Tom KRISTENSEN Allan McNISH Loïc DUVAL |
DIN ESC FRA |
LMP1 1 |
Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro híbrido |
187 voltas | |
2 |
Anthony DAVIDSON Sébastien BUEMI Stéphane SARRAZIN |
ING SUI FRA |
LMP1 2 |
Toyota Toyota TS-030 híbrido |
+23.617 | |
3 |
André LOTTERER Marcel FÄSSLER Benoît TRÉLUYER |
ALE TCH FRA |
LMP1 3 |
Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro híbrido |
+1 volta | |
4 |
Nicolas PROST Mathias BECHE Nick HEIDFELD |
FRA SUI ALE |
LMP1 4 |
Rebellion Lola B12/60 Toyota |
+4 voltas | |
5 |
Roman RUSINOV John MARTIN Mike CONWAY |
RUS AUS ING |
LMP2 1 |
G-Drive Oreca 03 Nissan |
+9 voltas | |
6 |
Luiz PÉREZ-COMPANC Nicolas MINASSIAN Pierre KAFFER |
ARG FRA ALE |
LMP2 2 |
Pecom Oreca 03 Nissan |
+10 voltas | |
7 |
Thomas HOLZER Dominik KRAIHAMER Jan CHAROUZ |
ALE AUT TCH |
LMP2 3 |
Lotus Lotus T128 |
+13 voltas | |
8 |
Tor GRAVES Rudy JUNCO James WALKER |
ING MEX ING |
LMP2 4 |
Delta-ADR Oreca 03 Nissan |
+14 voltas | |
9 |
Christian ZUGEL Chris DYSON Tom KIMBER-SMITH |
ALE EUA ING |
LMP2 5 |
Greaves Zytek Z11SN Nissan |
+15 voltas | |
10 |
Olivier PLA David HEINEMEIER HANSSON Alex BRUNDLE |
FRA DIN ING |
LMP2 6 |
OAK Morgan LMP2 Nissan |
+15 voltas | |
11 |
Bertrand BAGUETTE Ricardo GONZÁLEZ Martin PLOWMANN |
BEL MEX ING |
LMP2 7 |
OAK Morgan LMP2 Nissan |
+17 voltas | |
12 |
Bruno SENNA Frédéric MAKOWIECKI |
BRA FRA |
GTE Pro 1 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
+20 voltas | |
13 |
Gianmaria BRUNI Giancarlo FISICHELLA |
ITA ITA |
GTE Pro 2 |
AF Corse Ferrari F458 Italia |
+20 voltas | |
14 |
Kamui KOBAYASHI Toni VILANDER |
JAP FIN |
GTE Pro 3 |
AF Corse Ferrari F458 Italia |
+20 voltas | |
15 |
Marc LIEB Richard LIETZ |
ALE AUT |
GTE Pro 4 |
Porsche AG Team Manthey Porsche 911 GT3 RSR |
+20 voltas | |
16 |
Stuart HALL Jamie CAMPBELL-WALTER |
ING ING |
GTE Am 1 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
+22 voltas | |
17 |
Christoffer NYGAARD Kristian POULSEN Nicki THIIM |
DIN DIN DIN |
GTE Am 2 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
+22 voltas | |
18 |
Raymond NARAC Jean-Karl VERNAY |
FRA FRA |
GTE Am 3 |
IMSA Performance Matmut Porsche 911 GT3 RSR |
+22 voltas | |
19 |
Enzo POTOLICCHIO Rui AGUAS Matteo MALUCELLI |
VEN POR ITA |
GTE Am 4 |
8Star Ferrari F458 Italia |
+23 voltas | |
20 |
Jörg BERGMEISTER Patrick PILET |
ALE FRA |
GTE Pro 5 |
Porsche AG Team Manthey Porsche 911 GT3 RSR |
+24 voltas | |
21 |
Christian RIED Gianluca RODA Paolo RUBERTI |
ALE ITA ITA |
GTE Am 5 |
Proton Porsche 911 GT3 RSR |
+24 voltas | |
22 |
Patrick BORNHAUSER Julien CANAL Fernando REES |
FRA FRA BRA |
GTE Am 6 |
Larbre Chevrolet Corvette C6-ZR1 |
+24 voltas | |
23 |
Jack GERBER Matt GRIFFIN Marco CIOCI |
AFS IRL ITA |
GTE Am 7 |
AF Corse Ferrari F458 Italia |
+25 voltas | |
24 |
Tracy KROHN Niclas JÖNSSON Maurizio MEDIANI |
EUA SUE ITA |
GTE Am 8 |
Krohn Racing Ferrari F458 Italia |
+31 voltas | |
25 |
Jacques NICOLET Jean-Marc MERLIN Erik MARRIS |
FRA FRA FRA |
LMP2 8 |
OAK Morgan LMP2 Nissan |
+39 voltas | |
26 |
Darren TURNER Stefan MÜCKE Oliver GAVIN |
ING ALE ING |
GTE Pro 6 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
+69 voltas | |
27 |
Paul DALLA LANA Pedro LAMY Richie STANAWAY |
CAN POR NZL |
GTE Pro 7 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
+103 voltas | |
28 |
Kevin WEEDA Vitantonio LIUZZI James ROSSITER |
EUA ITA ING |
LMP2 9 |
Lotus Lotus T128 |
+187 voltas | |
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.