6 Horas do Circuito das Américas terminam com 5ª triunfo da Audi em 2013 e vitória de Senna na GTE Pro

A Audi venceu pela quinta vez na temporada 2013 do WEC – a terceira com o trio Tom Kristensen/Allan McNish/Loïc Duval. Para o brasileiro Bruno Senna, que correu ao lado de Frédéric Makowiecki, esse foi o segundo triunfo do ano

Cinco provas, cinco vitórias da Audi. É assim que está a temporada 2013 do Mundial de Endurance. Neste domingo (22), a Toyota conseguiu, pela primeira vez, pressionar os alemães até o fim na luta pela vitória, mas não foi o suficiente. Apesar dos esforços dos pilotos do #8, foi o R18 e-tron quattro #2 o primeiro a ver a bandeira quadriculada tremular na primeira edição das 6 Horas do Circuito das Américas – líderes do campeonato, Tom Kristensen, Allan McNish e Loïc Duval subiram ao alto do pódio pela terceira vez no ano.

Se a disputa da categoria LMP1 foi decidida na hora final, o mesmo não pode ser dito da GTE Pro: durante toda a prova, o triunfo do brasileiro Bruno Senna e do francês Frédéric Makowiecki foi iminente. Para Senna, essa segunda vitória na carreira no endurance representa uma recuperação após dois abandonos seguidos provocados por acidentes, um passo importante para ele voltar à briga pelo título.

Kristensen, McNish e Duval chegarão à próxima etapa, em Fuji, no dia 20 de outubro, com uma vantagem de 33 pontos para André Lotterer, Marcel Fässler e Benoît Tréluyer, os terceiros colocados no Texas. Anthony Davidson, Stéphane Sarrazin e Sébastien Buemi estão 57 pontos atrás a três provas do fim.

Na GTE Pro, a desvantagem de Senna, sexto colocado, é de 28 pontos em relação aos novos líderes, Giancarlo Fisichella e Gianmaria Bruni.

Essa foi a terceira vitória do Audi #2 em 2013 (Foto: Audi)

Confira como foi a etapa norte-americana do Mundial de Endurance:

As 6 Horas do Circuito das Américas foram marcadas pelo duelo entre o #2 da Audi e o #8 da Toyota, de Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Stéphane Sarrazin.

Buemi, que começou em terceiro a bordo do TS-030, ganhou a segunda colocação na única relargada da corrida – um incidente com o protótipo Lotus LMP2 de Vitantonio Liuzzi na largada obrigou o carro de segurança a intervir. Quando a bandeira verde foi acionada novamente, o suíço se aproveitou de uma tentativa arriscada do compatriota Marcel Fässler de assumir a ponta para superá-lo, ficando atrás apenas de Duval.

O protótipo germânico era mais rápido e passou a meia hora seguinte procurando uma oportunidade para dar o troco em Buemi. Foi difícil, mas ele conseguiu. Só que a maré de azar que tanto atrapalhou o #2 nas 6 Horas de São Paulo virou para o #1 em Austin. Dois minutos depois que Fässler passou Buemi, atrapalhou-se com um retardatário e saiu com as quatro rodas do chão ao decolar sobre uma zebra. O rendimento do carro, que precisou ser recolhido para a garagem para reparos, não foi mais o mesmo no restante da prova, ainda que tenha sido possível garantir o pódio.

Largada teve os carros de Audi e Toyota lado a lado (Foto: Audi)

Com um dos e-tron voltas atrás, a batalha ficou polarizada entre os já mencionados #2 e #8. A Toyota, mais econômica, era capaz de fazer seus pit-stops depois da Audi. Além disso, Kristensen, McNish e Duval não puderam, nas primeiras horas, fazer dois stints com o mesmo jogo de pneus. Esses dois fatores significaram que, a cada rodada de paradas, os japoneses assumiam a liderança.

Foi bom para o show: os três pilotos do #2 fizeram ultrapassagens na pista em momentos distintos para retomar a dianteira. McNish executou uma manobra espetacular sobre Buemi na penúltima curva, e Kristensen e Duval deixaram Sarrazin para trás no fim da grande reta do Circuito das Américas.

Pouco a pouco, a Audi foi melhorando sua posição de pista e construindo uma vantagem cada vez maior – sempre pensando que poderia precisar fazer uma parada a mais. Dessa vez, contudo, as duas montadoras fizeram sete reabastecimentos. Assim, nos derradeiros 30 minutos, o triunfo dos vencedores das 24 Horas de Le Mans ficou desenhado.

No caso da categoria GTE Pro, Senna e Makowiecki chegaram a perder a liderança momentaneamente após a primeira rodada de pits. Mas o ritmo do #99 em Austin era inalcançável. A dupla ampliou mais e mais a vantagem na liderança e foi apenas administrando a situação nas últimas horas.

Enquanto isso, a briga rolava atrás do Vantage. Segunda força nos Estados Unidos, a Ferrari já tinha o pódio praticamente assegurado para seus dois carros – faltava saber quem ocuparia qual posição. Toni Vilander e Kamui Kobayashi andaram à frente durante a maior parte da prova, mas, no final, não resistiram e acabaram perdendo para Gianmaria Bruni e Giancarlo Fisichella. Os italianos reassumiram a liderança do campeonato graças ao abandono de Darren Turner e Stefan Mücke.

Bruno Senna venceu pela segunda vez no endurance (Foto: Aston Martin)

Na LMP2, a batalha foi intensa até a metade da prova. A G-Drive, que vinha de vitória nas 6 Horas de São Paulo, liderava, mas era bastante pressionada pelos protótipos da OAK. Até o momento em que tudo deu errado para o time, que viu, inclusive, um acidente entre dois de seus carros.

Ricardo González exagerou ao tentar uma ultrapassagem sobre o companheiro David Heinemeier-Hansson e freou além do ponto. Claro que ele não conseguiu fazer a curva, decolou ao passar por cima da zebra e tocou no protótipo #24. Os danos não foram tão grandes, mas bastaram para minar as chances de vitória.

Lá na frente, Mike Conway, John Martin e Roman Rusinov caminharam, então, sem problemas para a vitória. A Pecom ficou na segunda posição e a Lotus completou o pódio da classe.

Finalmente, a GTE Am foi a categoria que teve o final mais emocionante. A decisão aconteceu a poucos minutos, com Jamie Campbell-Walter ultrapassando Kristian Poulsen para assumir a liderança e conquistar outra vitória para a Aston Martin. Atrás dos dois carros ingleses, o Porsche 911 RSR da equipe Imsa ficou com a terceira posição.

A Larbre de Fernando Rees, Patrick Bornhauser e Julien Canal viveu um fim de semana fraco em Austin. O time não conseguiu figurar entre os primeiros em momento algum e acabou na sexta posição.

Mundial de Endurance, 6 Horas do Circuito das Américas, corrida:

1 Tom KRISTENSEN
Allan McNISH
Loïc DUVAL
DIN
ESC
FRA
LMP1
1
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
187 voltas  
 
 
2 Anthony DAVIDSON
Sébastien BUEMI
Stéphane SARRAZIN
ING
SUI
FRA
LMP1
2
Toyota
Toyota TS-030 híbrido
+23.617  
 
 
3 André LOTTERER
Marcel FÄSSLER
Benoît TRÉLUYER
ALE
TCH
FRA
LMP1
3
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
+1 volta  
 
 
4 Nicolas PROST
Mathias BECHE
Nick HEIDFELD
FRA
SUI
ALE
LMP1
4
Rebellion
Lola B12/60 Toyota
+4 voltas  
 
 
5 Roman RUSINOV
John MARTIN
Mike CONWAY
RUS
AUS
ING
LMP2
1
G-Drive
Oreca 03 Nissan
+9 voltas  
 
 
6 Luiz PÉREZ-COMPANC
Nicolas MINASSIAN
Pierre KAFFER
ARG
FRA
ALE
LMP2
2
Pecom
Oreca 03 Nissan
+10 voltas  
 
 
7 Thomas HOLZER
Dominik KRAIHAMER
Jan CHAROUZ
ALE
AUT
TCH
LMP2
3
Lotus
Lotus T128
+13 voltas  
 
 
8 Tor GRAVES
Rudy JUNCO
James WALKER
ING
MEX
ING
LMP2
4
Delta-ADR
Oreca 03 Nissan
+14 voltas  
 
 
9 Christian ZUGEL
Chris DYSON
Tom KIMBER-SMITH
ALE
EUA
ING
LMP2
5
Greaves
Zytek Z11SN Nissan
+15 voltas  
 
 
10 Olivier PLA
David HEINEMEIER HANSSON
Alex BRUNDLE
FRA
DIN
ING
LMP2
6
OAK
Morgan LMP2 Nissan
+15 voltas  
 
 
11 Bertrand BAGUETTE
Ricardo GONZÁLEZ
Martin PLOWMANN
BEL
MEX
ING
LMP2
7
OAK
Morgan LMP2 Nissan
+17 voltas  
 
 
12 Bruno SENNA
Frédéric MAKOWIECKI
BRA
FRA
GTE Pro
1
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+20 voltas  
 
 
13 Gianmaria BRUNI
Giancarlo FISICHELLA
ITA
ITA
GTE Pro
2
AF Corse
Ferrari F458 Italia
+20 voltas  
 
 
14 Kamui KOBAYASHI
Toni VILANDER
JAP
FIN
GTE Pro
3
AF Corse
Ferrari F458 Italia
+20 voltas  
 
 
15 Marc LIEB
Richard LIETZ
ALE
AUT
GTE Pro
4
Porsche AG Team Manthey
Porsche 911 GT3 RSR
+20 voltas  
 
 
16 Stuart HALL
Jamie CAMPBELL-WALTER
ING
ING
GTE Am
1
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+22 voltas  
 
 
17 Christoffer NYGAARD
Kristian POULSEN
Nicki THIIM
DIN
DIN
DIN
GTE Am
2
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+22 voltas  
 
 
18 Raymond NARAC
Jean-Karl VERNAY
FRA
FRA
GTE Am
3
IMSA Performance Matmut
Porsche 911 GT3 RSR
+22 voltas  
 
 
19 Enzo POTOLICCHIO
Rui AGUAS
Matteo MALUCELLI
VEN
POR
ITA
GTE Am
4
8Star
Ferrari F458 Italia
+23 voltas  
 
 
20 Jörg BERGMEISTER
Patrick PILET
ALE
FRA
GTE Pro
5
Porsche AG Team Manthey
Porsche 911 GT3 RSR
+24 voltas  
 
 
21 Christian RIED
Gianluca RODA
Paolo RUBERTI
ALE
ITA
ITA
GTE Am
5
Proton
Porsche 911 GT3 RSR
+24 voltas  
 
 
22 Patrick BORNHAUSER
Julien CANAL
Fernando REES
FRA
FRA
BRA
GTE Am
6
Larbre
Chevrolet Corvette C6-ZR1
+24 voltas  
 
 
23 Jack GERBER
Matt GRIFFIN
Marco CIOCI
AFS
IRL
ITA
GTE Am
7
AF Corse
Ferrari F458 Italia
+25 voltas  
 
 
24 Tracy KROHN
Niclas JÖNSSON
Maurizio MEDIANI
EUA
SUE
ITA
GTE Am
8
Krohn Racing
Ferrari F458 Italia
+31 voltas  
 
 
25 Jacques NICOLET
Jean-Marc MERLIN
Erik MARRIS
FRA
FRA
FRA
LMP2
8
OAK
Morgan LMP2 Nissan
+39 voltas  
 
 
26 Darren TURNER
Stefan MÜCKE
Oliver GAVIN
ING
ALE
ING
GTE Pro
6
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+69 voltas  
 
 
27 Paul DALLA LANA
Pedro LAMY
Richie STANAWAY
CAN
POR
NZL
GTE Pro
7
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+103 voltas  
 
 
28 Kevin WEEDA
Vitantonio LIUZZI
James ROSSITER
EUA
ITA
ING
LMP2
9
Lotus
Lotus T128
+187 voltas  
 
 

 

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.