Audi confirma favoritismo e coroa fim de semana perfeito com vitória e 1-2-3 nas 6 Horas de Spa
André Lotterer, Benoît Tréluyer e Marcel Fässler completaram 168 voltas em pouco mais de seis horas de prova no mítico circuito de Spa-Francorchamps. Ao lado de Marc Gené e Oliver Jarvis, Lucas Di Grassi foi o terceiro. Na GTE Pro, o trio de Bruno Senna foi o segundo colocado. Antonio Pizzonia bateu e não completou a prova
Desde o começo do fim de semana, a Audi pintou como a grande favorita à vitória nas 6 Horas de Spa, segunda prova da temporada 2013 do Mundial de Endurance. Afinal, a poderosa montadora das quatro argolas levou seu arsenal completo para a Bélgica, com os três R18 e-tron quattro. Assim, só mesmo uma zebra chamada Toyota ou um azar triplo poderia tirar do time de Ingolstadt a vitória neste sábado (4). Mas os alemães espantaram a zebra e fecharam a prova comprovando todo o domínio esperado: os três carros ocuparam as três primeiras posições na classificação geral e também na principal categoria, a LMP1.
O triunfo ficou com os atuais campeões mundiais. André Lotterer, Benoît Tréluyer e Marcel Fässler completaram 168 voltas no lendário circuito belga em pouco mais de seis horas de prova. A supremacia da Audi com completada com o segundo lugar conquistado pelo trio dos experientes e vitoriosos Tom Kristensen, oito vezes campeão em Le Mans, Loïc Duval e Allan McNish.
Lucas Di Grassi, brasileiro que faz parte da equipe Audi, fez uma boa estreia no Mundial de Endurance nesta temporada. O brasileiro chegou a liderar a prova no seu turno e registrou a melhor volta de todo o fim de semana em Spa — 1min58s93, recorde da pista para um carro protótipo — e ajudou o trio formado também por Marc Gené e Oliver Jarvis a terminar a corrida na terceira posição. O R18 e-tron quattro #3 usou uma configuração 'long-tail', com acerto adaptado para Le Mans.
Se a Audi conseguiu encerrar a corrida com seus três carros, a Toyota, grande adversária dos alemães na LMP1, não teve a mesma sorte e enfrentou problemas com seu principal carro. O TS030 híbrido com a configuração atualizada para 2013, pilotado por Alexander Wurz, Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajijma, chegou até a liderar a prova por alguns momentos, mas apresentou problemas, deixando o trio na mão, encerrando assim a participação na corrida na 99ª volta. Já o conjunto do #8, formado por Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Stéphane Sarrazin, conseguiu concluir a corrida em Spa e terminou uma volta atrás do trio vencedor.
Os Lola-Toyota da suíça Rebellion não tiveram grandes problemas de confiabilidade e perderam poucas voltas em relação aos dominantes R18 e-tron quattro. Com o #12, Nicolas Prost, Neel Jani e Nick Heidfeld asseguraram a quinta colocação geral da corrida, terminando à frente, por exemplo, de Andrea Belicchi, Mathias Beche e Cong Fu Cheng, que guiaram o #13 em Spa.
O melhor colocado na classe LMP2 foi o trio da Pecom. Pole-position, o conjunto formado por Luiz Pérez-Companc, Nicolas Minassian e Pierre Kaffer levou o Oreca 03 empurrado com motor Nissan à primeira colocação na sua classe em Spa, conquistando uma boa oitava colocação na classificação geral. A diferença do trio da Pecom em relação ao Audi #1 foi de 11 voltas. O Morgan-Nissan do conjunto formado por Olivier Pla, David Heinemeier Hansson e Alex Brundle terminou em segundo.
A participação de Antonio Pizzonia, então líder da temporada na LMP2, durou pouco em Spa. Logo no começo da corrida, após 25 voltas, o ‘Jungle Boy’ subia a Eau Rouge, quando a suspensão traseira do seu Oreca 03 quebrou, provocando uma forte batida. O amazonense, no entanto, escapou sem maiores ferimentos do seu carro, mas teve de encerrar ali a participação do trio formado também por tor Graves e James Walker.
A luta na classe GTE Pro foi bastante apertada entre a Ferrari F458 da AF Corse, pilotada por Gianmaria Bruni e Giancarlo Fisichella, e o Aston Martin Vantage V8 guiado por Bruno Senna, Frédéric Makowiecki e Rob Bell, que largaram na pole-position na Bélgica. A luta entre os dois carros foi bastante acirrada e a diferença, sempre muito reduzida. Ao fim de 149, melhor para o duo italiano, que completou a corrida 9s060 à frente do conjunto da Aston Martin. Em terceiro, outra dupla da AF Corse. Kamui Kobayashi e Toni Vilander terminaram a apenas 0s951 do Vantage V8 #98 em Spa.
Assim como aconteceu na GTE Pro, a vitória na GTE Am também ficou com a Ferrari. Correndo pela 8Star, o ítalo-venezuelano Enzo Potolicchio, o luso Rui Águas e o austríaco Phillip Peter completaram 147 voltas, uma a mais em relação ao segundo mais rápido da classe, o Aston Martin Vantage V8 de Christoffer Nygaard, Kristian Poulsen e Allan Simonsen. Num dia favorável aos brasileiros, com exceção de Antonio Pizzonia, outro nacional também subiu ao pódio de sua classe. Fernando Rees, ao lado dos parceiros Patrick Bornhauser e Julién Canal, terminou em terceiro em sua classe com o Corvette C6-ZR1 da Larbre Competition.
Agora todas as atenções de pilotos, equipes, engenheiros, fãs do endurance e do automobilismo em geral se voltam para Sarthe. A próxima etapa do WEC será a edição comemorativa de 90 anos das lendárias 24 Horas de Le Mans. A prova será disputada entre 22 e 23 de junho.
Mundial de Endurance, 6 Horas de Spa, final:
1 |
André LOTTERER Marcel FÄSSLER Benoît TRÉLUYER |
ALE TCH FRA |
LMP1 1 |
Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro híbrido |
6:02:36.873 | 147 v. | |
2 |
Tom KRISTENSEN Allan McNISH Loïc DUVAL |
DIN ESC FRA |
LMP1 2 |
Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro híbrido |
+ 1:05.815 | ||
3 |
Lucas DI GRASSI Marc GENÉ Oliver JARVIS |
BRA ESP ING |
LMP1 3 |
Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro híbrido |
+ 1:54.992 | ||
4 |
Anthony DAVIDSON Sébastien BUEMI Stéphane SARRAZIN |
ING SUI FRA |
LMP1 4 |
Toyota Toyota TS-030 híbrido |
+1 volta | ||
5 |
Nicolas PROST Neel JANI Nick HEIDFELD |
FRA SUI ALE |
LMP1 5 |
Rebellion Lola B12/60 Toyota |
+3 voltas | ||
6 |
Andrea BELLICCHI Mathias BECHE Cong Fu CHENG |
ITA SUI CHN |
LMP1 6 |
Rebellion Lola B12/60 Toyota |
+3 voltas | ||
7 |
Nick LEVENTIS Danny WATTS Jonny KANE |
ING ING ING |
LMP1 7 |
Strakka HPD ARX-03c Honda |
+7 voltas | ||
8 |
Luiz PÉREZ-COMPANC Nicolas MINASSIAN Pierre KAFFER |
ARG FRA ALE |
LMP2 1 |
Pecom Oreca 03 Nissan |
+11 voltas | ||
9 |
Olivier PLA David HEINEMEIER HANSSON Alex BRUNDLE |
FRA DIN ING |
LMP2 2 |
OAK Morgan LMP2 Nissan |
+11 voltas | ||
10 |
Simon DOLAN Oliver TURVEY |
ING ING |
LMP2 3 |
Jota Zytek Z11SN Nissan |
+11 voltas | ||
11 |
Bertrand BAGUETTE Ricardo GONZÁLEZ Martin PLOWMANN |
BEL MEX ING |
LMP2 4 |
OAK Morgan LMP2 Nissan |
+12 voltas | ||
12 |
Roman RUSINOV John MARTIN Mike CONWAY |
RUS AUS ING |
LMP2 5 |
G-Drive Oreca 03 Nissan |
+16 voltas | ||
13 |
Jacques NICOLET Jean-Marc MERLIN |
FRA FRA |
LMP2 6 |
OAK Morgan LMP2 Nissan |
+16 voltas | ||
14 |
Thomas HOLZER Dominik KRAIHAMER Jan CHAROUZ |
ALE AUT TCH |
LMP2 7 |
Lotus Lotus T128 |
+16 voltas | ||
15 |
Gianmaria BRUNI Giancarlo FISICHELLA |
ITA ITA |
GTE Pro 1 |
AF Corse Ferrari F458 Italia |
+19 voltas | ||
16 |
Bruno SENNA Frédéric MAKOWIECKI Rob BELL |
BRA FRA ING |
GTE Pro 2 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
+19 voltas | ||
17 |
Kamui KOBAYASHI Toni VILANDER |
JAP FIN |
GTE Pro 3 |
AF Corse Ferrari F458 Italia |
+19 voltas | ||
18 |
Darren TURNER Stefan MÜCKE Peter DUMBRECK |
ING ALE ING |
GTE Pro 4 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
+20 voltas | ||
19 |
Marc LIEB Richard LIETZ Romain DUMAS |
ALE AUT FRA |
GTE Pro 5 |
Porsche AG Team Manthey Porsche 911 GT3 RSR |
+20 voltas | ||
20 |
Paul DALLA LANA Pedro LAMY Richie STANAWAY |
CAN POR NZL |
GTE Pro 6 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
+21 voltas | ||
21 |
Enzo POTOLICCHIO Rui AGUAS Philipp PETER |
VEN POR AUT |
GTE Am 1 |
8Star Ferrari F458 Italia |
+21 voltas | ||
22 |
Allan SIMONSEN Christoffer NYGAARD Kristian POULSEN |
DIN DIN DIN |
GTE Am 2 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
+22 voltas | ||
23 |
Patrick BORNHAUSER Julien CANAL Fernando REES |
FRA FRA BRA |
GTE Am 3 |
Larbre Chevrolet Corvette C6-ZR1 |
+23 voltas | ||
24 |
Kevin WEEDA Vitantonio LIUZZI James ROSSITER |
EUA ITA ING |
LMP2 8 |
Lotus Lotus T128 |
+24 voltas | ||
25 |
Roald GOETHE Stuart HALL Jamie CAMPBELL-WALTER |
ALE ING ING |
GTE Am 4 |
Aston Martin Aston Martin Vantage V8 |
+24 voltas | ||
26 |
Christian RIED Gianluca RODA Paolo RUBERTI |
ALE ITA ITA |
GTE Am 5 |
Proton Porsche 911 GT3 RSR |
+25 voltas | ||
27 |
Raymond NARAC
Jean-Karl VERNAY |
FRA
RelacionadasFRA |
GTE Am 6 |
IMSA Performance Matmut Porsche 911 GT3 RSR |
+25 voltas | ||
28 |
Tracy KROHN Niclas JÖNSSON Maurizio MEDIANI |
EUA SUE ITA |
GTE Am 7 |
Krohn Racing Ferrari F458 Italia |
+26 voltas | ||
29 |
Frédéric FATIEN Fabién GIROIX Keiko IHARA |
FRA FRA JAP |
LMP2 9 |
Gulf Racing Middle East Lola B12/80 Coupé Nissan |
+28 voltas | ||
30 |
Yannick MALLEGOL Jean-Marc BACHELIER Howard BLANK |
FRA FRA EUA |
GTE Am 8 |
AF Corse Ferrari F458 Italia |
+30 voltas | ||
31 |
Jack GERBER Matt GRIFFIN Marco CIOCI |
AFS IRL ITA |
GTE Am 9 |
AF Corse Ferrari F458 Italia |
+43 voltas | ||
32 |
Jörg BERGMEISTER Patrick PILET Timo BERNHARD |
ALE FRA ALE |
GTE Pro 6 |
Porsche AG Team Manthey Porsche 911 GT3 RSR |
+45 voltas | ||
33 |
Alexander WURZ Nicolas LAPIERRE |
AUT FRA |
LMP1 8 |
Toyota Toyota TS-030 híbrido |
+69 voltas | ||
34 |
Tor GRAVES Antonio PIZZONIA James WALKER |
ING BRA ING |
LMP2 10 |
Delta-ADR Oreca 03 Nissan |
+143 voltas | ||