Audi confirma favoritismo e coroa fim de semana perfeito com vitória e 1-2-3 nas 6 Horas de Spa

André Lotterer, Benoît Tréluyer e Marcel Fässler completaram 168 voltas em pouco mais de seis horas de prova no mítico circuito de Spa-Francorchamps. Ao lado de Marc Gené e Oliver Jarvis, Lucas Di Grassi foi o terceiro. Na GTE Pro, o trio de Bruno Senna foi o segundo colocado. Antonio Pizzonia bateu e não completou a prova


Desde o começo do fim de semana, a Audi pintou como a grande favorita à vitória nas 6 Horas de Spa, segunda prova da temporada 2013 do Mundial de Endurance. Afinal, a poderosa montadora das quatro argolas levou seu arsenal completo para a Bélgica, com os três R18 e-tron quattro. Assim, só mesmo uma zebra chamada Toyota ou um azar triplo poderia tirar do time de Ingolstadt a vitória neste sábado (4). Mas os alemães espantaram a zebra e fecharam a prova comprovando todo o domínio esperado: os três carros ocuparam as três primeiras posições na classificação geral e também na principal categoria, a LMP1.

O triunfo ficou com os atuais campeões mundiais. André Lotterer, Benoît Tréluyer e Marcel Fässler completaram 168 voltas no lendário circuito belga em pouco mais de seis horas de prova. A supremacia da Audi com completada com o segundo lugar conquistado pelo trio dos experientes e vitoriosos Tom Kristensen, oito vezes campeão em Le Mans, Loïc Duval e Allan McNish. 
A Audi só teve motivos para comemorar neste sábado em Spa (Foto: Audi)

Lucas Di Grassi, brasileiro que faz parte da equipe Audi, fez uma boa estreia no Mundial de Endurance nesta temporada. O brasileiro chegou a liderar a prova no seu turno e registrou a melhor volta de todo o fim de semana em Spa — 1min58s93, recorde da pista para um carro protótipo — e ajudou o trio formado também por Marc Gené e Oliver Jarvis a terminar a corrida na terceira posição. O R18 e-tron quattro #3 usou uma configuração 'long-tail', com acerto adaptado para Le Mans.

Se a Audi conseguiu encerrar a corrida com seus três carros, a Toyota, grande adversária dos alemães na LMP1, não teve a mesma sorte e enfrentou problemas com seu principal carro. O TS030 híbrido com a configuração atualizada para 2013, pilotado por Alexander Wurz, Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajijma, chegou até a liderar a prova por alguns momentos, mas apresentou problemas, deixando o trio na mão, encerrando assim a participação na corrida na 99ª volta. Já o conjunto do #8, formado por Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Stéphane Sarrazin, conseguiu concluir a corrida em Spa e terminou uma volta atrás do trio vencedor.

Os Lola-Toyota da suíça Rebellion não tiveram grandes problemas de confiabilidade e perderam poucas voltas em relação aos dominantes R18 e-tron quattro. Com o #12, Nicolas Prost, Neel Jani e Nick Heidfeld asseguraram a quinta colocação geral da corrida, terminando à frente, por exemplo, de Andrea Belicchi, Mathias Beche e Cong Fu Cheng, que guiaram o #13 em Spa.
A largada das 6 Horas de Spa aconteceu sem problemas (Foto: Audi)

O melhor colocado na classe LMP2 foi o trio da Pecom. Pole-position, o conjunto formado por Luiz Pérez-Companc, Nicolas Minassian e Pierre Kaffer levou o Oreca 03 empurrado com motor Nissan à primeira colocação na sua classe em Spa, conquistando uma boa oitava colocação na classificação geral. A diferença do trio da Pecom em relação ao Audi #1 foi de 11 voltas. O Morgan-Nissan do conjunto formado por Olivier Pla, David Heinemeier Hansson e Alex Brundle terminou em segundo. 

A participação de Antonio Pizzonia, então líder da temporada na LMP2, durou pouco em Spa. Logo no começo da corrida, após 25 voltas, o ‘Jungle Boy’ subia a Eau Rouge, quando a suspensão traseira do seu Oreca 03 quebrou, provocando uma forte batida. O amazonense, no entanto, escapou sem maiores ferimentos do seu carro, mas teve de encerrar ali a participação do trio formado também por tor Graves e James Walker.

A luta na classe GTE Pro foi bastante apertada entre a Ferrari F458 da AF Corse, pilotada por Gianmaria Bruni e Giancarlo Fisichella, e o Aston Martin Vantage V8 guiado por Bruno Senna, Frédéric Makowiecki e Rob Bell, que largaram na pole-position na Bélgica. A luta entre os dois carros foi bastante acirrada e a diferença, sempre muito reduzida. Ao fim de 149, melhor para o duo italiano, que completou a corrida 9s060 à frente do conjunto da Aston Martin. Em terceiro, outra dupla da AF Corse. Kamui Kobayashi e Toni Vilander terminaram a apenas 0s951 do Vantage V8 #98 em Spa.
A Aston Martin não conseguiu impedir a vitória da Ferrari na GTE Pro e na GTE AM (Foto: Aston Martin)

Assim como aconteceu na GTE Pro, a vitória na GTE Am também ficou com a Ferrari. Correndo pela 8Star, o ítalo-venezuelano Enzo Potolicchio, o luso Rui Águas e o austríaco Phillip Peter completaram 147 voltas, uma a mais em relação ao segundo mais rápido da classe, o Aston Martin Vantage V8 de Christoffer Nygaard, Kristian Poulsen e Allan Simonsen. Num dia favorável aos brasileiros, com exceção de Antonio Pizzonia, outro nacional também subiu ao pódio de sua classe. Fernando Rees, ao lado dos parceiros Patrick Bornhauser e Julién Canal, terminou em terceiro em sua classe com o Corvette C6-ZR1 da Larbre Competition.

Agora todas as atenções de pilotos, equipes, engenheiros, fãs do endurance e do automobilismo em geral se voltam para Sarthe. A próxima etapa do WEC será a edição comemorativa de 90 anos das lendárias 24 Horas de Le Mans. A prova será disputada entre 22 e 23 de junho.

Mundial de Endurance, 6 Horas de Spa, final:

1 André LOTTERER
Marcel FÄSSLER
Benoît TRÉLUYER
ALE
TCH
FRA
LMP1
1
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
6:02:36.873 147 v.   
 
 
2 Tom KRISTENSEN
Allan McNISH
Loïc DUVAL
DIN
ESC
FRA
LMP1
2
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
+ 1:05.815    
 
 
3 Lucas DI GRASSI
Marc GENÉ
Oliver JARVIS
BRA
ESP
ING
LMP1
3
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido
+ 1:54.992    
 
 
4 Anthony DAVIDSON
Sébastien BUEMI
Stéphane SARRAZIN
ING
SUI
FRA
LMP1
4
Toyota
Toyota TS-030 híbrido
+1 volta    
 
 
5 Nicolas PROST
Neel JANI
Nick HEIDFELD
FRA
SUI
ALE
LMP1
5
Rebellion
Lola B12/60 Toyota
+3 voltas    
 
 
6 Andrea BELLICCHI
Mathias BECHE
Cong Fu CHENG
ITA
SUI
CHN
LMP1
6
Rebellion
Lola B12/60 Toyota
+3 voltas    
 
 
7 Nick LEVENTIS
Danny WATTS
Jonny KANE
ING
ING
ING
LMP1
7
Strakka
HPD ARX-03c Honda
+7 voltas    
 
 
8 Luiz PÉREZ-COMPANC
Nicolas MINASSIAN
Pierre KAFFER
ARG
FRA
ALE
LMP2
1
Pecom
Oreca 03 Nissan
+11 voltas    
 
 
9 Olivier PLA
David HEINEMEIER HANSSON
Alex BRUNDLE
FRA
DIN
ING
LMP2
2
OAK
Morgan LMP2 Nissan
+11 voltas    
 
 
10 Simon DOLAN
Oliver TURVEY
ING
ING
LMP2
3
Jota
Zytek Z11SN Nissan
+11 voltas    
 
 
11 Bertrand BAGUETTE
Ricardo GONZÁLEZ
Martin PLOWMANN
BEL
MEX
ING
LMP2
4
OAK
Morgan LMP2 Nissan
+12 voltas    
 
 
12 Roman RUSINOV
John MARTIN
Mike CONWAY
RUS
AUS
ING
LMP2
5
G-Drive
Oreca 03 Nissan
+16 voltas    
 
 
13 Jacques NICOLET
Jean-Marc MERLIN
FRA
FRA
LMP2
6
OAK
Morgan LMP2 Nissan
+16 voltas    
 
 
14 Thomas HOLZER
Dominik KRAIHAMER
Jan CHAROUZ
ALE
AUT
TCH
LMP2
7
Lotus
Lotus T128
+16 voltas    
 
 
15 Gianmaria BRUNI
Giancarlo FISICHELLA
ITA
ITA
GTE Pro
1
AF Corse
Ferrari F458 Italia
+19 voltas    
 
 
16 Bruno SENNA
Frédéric MAKOWIECKI
Rob BELL
BRA
FRA
ING
GTE Pro
2
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+19 voltas    
 
 
17 Kamui KOBAYASHI
Toni VILANDER
JAP
FIN
GTE Pro
3
AF Corse
Ferrari F458 Italia
+19 voltas    
 
 
18 Darren TURNER
Stefan MÜCKE
Peter DUMBRECK
ING
ALE
ING
GTE Pro
4
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+20 voltas    
 
 
19 Marc LIEB
Richard LIETZ
Romain DUMAS
ALE
AUT
FRA
GTE Pro
5
Porsche AG Team Manthey
Porsche 911 GT3 RSR
+20 voltas    
 
 
20 Paul DALLA LANA
Pedro LAMY
Richie STANAWAY
CAN
POR
NZL
GTE Pro
6
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+21 voltas    
 
 
21 Enzo POTOLICCHIO
Rui AGUAS
Philipp PETER
VEN
POR
AUT
GTE Am
1
8Star
Ferrari F458 Italia
+21 voltas    
 
 
22 Allan SIMONSEN
Christoffer NYGAARD
Kristian POULSEN
DIN
DIN
DIN
GTE Am
2
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+22 voltas    
 
 
23 Patrick BORNHAUSER
Julien CANAL
Fernando REES
FRA
FRA
BRA
GTE Am
3
Larbre
Chevrolet Corvette C6-ZR1
+23 voltas    
 
 
24 Kevin WEEDA
Vitantonio LIUZZI
James ROSSITER
EUA
ITA
ING
LMP2
8
Lotus
Lotus T128
+24 voltas    
 
 
25 Roald GOETHE
Stuart HALL
Jamie CAMPBELL-WALTER
ALE
ING
ING
GTE Am
4
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8
+24 voltas    
 
 
26 Christian RIED
Gianluca RODA
Paolo RUBERTI
ALE
ITA
ITA
GTE Am
5
Proton
Porsche 911 GT3 RSR
+25 voltas    
 
 
27 Raymond NARAC

Jean-Karl VERNAY

FRA

FRA

GTE Am
6
IMSA Performance Matmut
Porsche 911 GT3 RSR
+25 voltas    
 
 
28 Tracy KROHN
Niclas JÖNSSON
Maurizio MEDIANI
EUA
SUE
ITA
GTE Am
7
Krohn Racing
Ferrari F458 Italia
+26 voltas    
 
 
29 Frédéric FATIEN
Fabién GIROIX
Keiko IHARA
FRA
FRA
JAP
LMP2
9
Gulf Racing Middle East
Lola B12/80 Coupé Nissan
+28 voltas    
 
 
30 Yannick MALLEGOL
Jean-Marc BACHELIER
Howard BLANK
FRA
FRA
EUA
GTE Am
8
AF Corse
Ferrari F458 Italia
+30 voltas    
 
 
31 Jack GERBER
Matt GRIFFIN
Marco CIOCI
AFS
IRL
ITA
GTE Am
9
AF Corse
Ferrari F458 Italia
+43 voltas    
 
 
32 Jörg BERGMEISTER
Patrick PILET
Timo BERNHARD
ALE
FRA
ALE
GTE Pro
6
Porsche AG Team Manthey
Porsche 911 GT3 RSR
+45 voltas    
 
 
33 Alexander WURZ
Nicolas LAPIERRE
AUT
FRA
LMP1
8
Toyota
Toyota TS-030 híbrido
+69 voltas    
 
 
34 Tor GRAVES
Antonio PIZZONIA
James WALKER
ING
BRA
ING
LMP2
10
Delta-ADR
Oreca 03 Nissan
+143 voltas    
 
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.