Cúpula da Porsche pensa em deixar Mundial de Endurance e considera entrada na F1 e na F-E, revela revista

Segundo texto assinado pelo jornalista Michael Schmidt, da revista alemã ‘Auto Motor und Sport’, o grande sucesso da Porsche nas três últimas edições das 24 Horas de Le Mans indica que a marca já não teria muito mais a ganhar no WEC, de modo que um novo desafio seria a entrada na F1 em 2020 ou 2021, tendo como impulso a nova regra dos motores, ou então a F-E. Nem mesmo um ingresso nas duas categorias está descartado pela chefia da marca alemã

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Vencedora das 24 Horas de Le Mans nos três últimos anos, a Porsche considera mudar drasticamente os rumos das suas atividades no esporte a motor para um futuro próximo. De acordo com o jornalista Michael Schmidt, da revista alemã ‘Auto Motor und Sport’, a fábrica de Stuttgart pensa seriamente em deixar o Mundial de Endurance, ainda mais depois das incertezas sobre o regulamento da LMP1, e acena com a chance de ingressar na F1, como fornecedora de motores, ou na F-E. Talvez, até nas duas categorias em conjunto.

 
Um dos motivos que pode impulsionar a Porsche a entrar na F1 diz respeito ao novo regulamento dos motores que vem sendo discutido nos últimos meses. A expectativa é que o novo conceito das unidades de potência, menos custosas e com maior liberdade de desenvolvimento por parte das montadoras, entre em vigor a partir de 2021. Aston Martin, Lamborghini, Cosworth e a Ilmor também mostraram interesse e fizeram parte das reuniões promovidas pelo grupo de desenvolvimento de motores. A revista alemã revela que a Porsche também esteve na última reunião, realizada na semana passada.
Dona de grandes glórias em Le Mans, a Porsche considera deixar Le Mans. E mira a F1 e a F-E (Foto: Porsche)
Pesa em favor de uma eventual entrada na F1 o uso de tecnologias híbridas, que a Porsche desenvolveu bem e ajudou a levá-la ao sucesso no Mundial de Endurance. Além dos triunfos em Le Mans em 2015, 2016 e neste ano, a marca de Stuttgart, chefiada por Fritz Enzinger e Andreas Seidl, alcançou o título mundial nos dois últimos anos, desbancando a também toda-poderosa Audi. Depois de ganhar tudo, a Porsche considera, de acordo com a publicação, que não tem mais nada a ganhar no Mundial de Endurance.
 
No fim do mês, a Porsche vai reunir sua cúpula e definir sobre sua próxima estratégia para o esporte a motor nos próximos anos. Uma permanência no Mundial de Endurance não está descartada, mas uma mudança à F1 como fornecedora de motores é vista com bons olhos. A F-E também é analisada com carinho, ainda mais com a presença cada vez mais marcante das montadoras alemãs: a Audi se tornou a primeira equipe de fábrica a confirmar presença na próxima temporada, enquanto a BMW oficializou a parceria com a equipe Andretti. A Mercedes ainda tem chance de se tornar parte do grid da categoria dos carros elétricos no futuro.
 
Quanto ao WEC, a Porsche vai tomar sua decisão independente do que planejam seguir a Toyota, contra quem concorre entre as fábricas na LMP1, e a Peugeot, cuja possibilidade de retorno se aventa nos bastidores, mas não antes de 2019. Em Le Mans, por exemplo, apenas as duas marcas disputaram a prova na classe principal da corrida, enquanto a ByKolles foi a única equipe privada da LMP1.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O texto publicado por Schmidt aponta que, depois de tantas glórias em Le Mans e no WEC, a Porsche só teria a perder no certame. Uma quarta vitória seguida em Sarthe não seria tão impactante do ponto de vista do marketing. De modo que a fábrica começa a olhar com atenção para novos desafios no esporte a motor.

 
A decisão sobre o futuro da Porsche no esporte a motor deve ser anunciada no início de setembro, pouco antes das 6 Horas do México, a quinta etapa a temporada do Mundial de Endurance.
MORBIDELLI VÊ ROSSI COMO INSPIRAÇÃO E DIZ QUE CONSELHO O TORNOU MAIS AGRESSIVO NAS CORRIDAS

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.