Chefe da Porsche abre portas para pilotos do WEC migrarem ao programa na F-E, mas evita garantir vaga

O chefe da Porsche no WEC - e que será chefe na F-E, Andreas Seidl, afirmou que a fábrica gostaria de contar com dois de seus pilotos do endurance na F-E a partir da temporada 2019/20. No entanto, Seidl garantiu que não existe nenhuma decisão neste sentido ainda e que nenhum deles está garantido

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É fato conhecido que a Porsche irá ingressar como equipe de fábrica na F-E a partir da temporada 2019/20 ao passo que deixa a classe LMP1 do Mundial de Endurance neste fim de 2017. Nos próximos dois anos, portanto, a marca alemã irá definir todos os seus rumos na categoria dos bólidos elétricos, especialmente a dupla de pilotos. E embora o interesse na Porsche seja continuar com os pilotos que estão sob contrato atualmente, não há qualquer certeza de que os pilotos da Porsche F-E estão neste grupo.

 
Quem fez a afirmação foi Andreas Seidl, chefe da Porsche na LMP1. Segundo o alemão, a marca tem uma diretriz para contratação e desenvolvimento de pilotos próprios. Assim foi no WEC para além de Mark Webber e, para duas corridas, de Nico Hülkenberg. E dentre os pilotos contratados pela Porsche, dois saíram na frente para uma vaga na nova categoria. Andre Lotterer e Neel Jani vão disputar a F-E já a partir de 2017/18, respectivamente como pilotos da Techeetah e da Dragon.
 
Seidl garante, no entanto, que esse passo à frente de ambos significa pouca coisa e descreveu os contratos de ambos como "privados e bons para a Porsche". Outro piloto ainda contratado da Porsche, Brendon Hartley, vai terminar a temporada da F1 pela Toro Rosso e provavelmente irá continuar na esquadra italiana em 2018. Os nomes de Timo Bernhard, Nick Tandy e Earl Bamber – todos vencedores das 24 Horas de Le Mans – também serão considerados, mas por enquanto parecem sair atrás. 
 
"A ideia é que continuemos a história que construímos com esses caras no próximo programa", disse. "Não é uma garantia, mas gostaríamos de olhar para dentro de casa, assim como fizemos quando chegamos ao P1", afirmou.
 
Outra questão da Porsche com a F-E no momento é o aprendizado. Afinal, ao pegar o bonde andando, a marca precisa saber ao menos de onde partir. Nos testes de pré-temporada do início de outubro, em Valência, vários funcionários da marca alemã ficaram nas instalações da Dragon.
Logo todo o foco da Porsche estará na F-E (Foto: Porsche)
"Tínhamos caras na garagem [da Dragon] e estávamos analisando outras garagens também. Usamos Valência como uma oportunidade de dar o primeiro olhar e ter uma ideia do que a F-E realmente é, então uma vez que essa temporada termine nós podemos criar uma nova estrutura", seguiu.
 
Uma possibilidade futura é a Porsche costurar uma aliança com algumas das equipes da F-E que não tem ligação com qualquer fábrica. A Dragon é um exemplo. "Podemos [fazer isso], mas tudo está em aberto no momento", encerrou.
 
A temporada da F-E termina nos dias 3 e 4 de dezembro com o eP de Hong Kong.
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